Menu

A árvore dentro da semente

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Quando a gente encontra alguém que topa sonhar os nossos sonhos, tudo parece fluir melhor. Temos mais energia, mais ideias brotando, mais condições de chegar ao objetivo. O problema é que encontrar essa pessoa não é comum, e muitas vezes a espera faz brotar um sentimento de frustração. Mas na vida precisamos aprender que não teremos uma só pessoa ao longo do caminho, nos ajudando a viver o sonho. Muitas pessoas passarão, cada uma numa etapa do projeto, cada qual com sua contribuição distinta na história da nossa vida. Essa lógica tão simples reafirmei através de um livro infantil: A árvore dentro da semente, de Max Lucado.

Não podemos esperar que alguém ande junto o tempo todo, porque afinal, cada pessoa tem seus próprios projetos para realizar. Daí a resposta para a minha grande pergunta… É fácil idealizar e difícil realizar porque, como uma árvore frondosa e firme no solo, passamos por um longo processo de crescimento e amadurecimento! Primeiro uma semente precisa desprender-se da árvore, deixar seu lugar de segurança e conforto, depois precisa morrer. Essa morte exige recolhimento e quietude, um tempo sob o manto aquecido e escuro do solo. Mas não serve qualquer lugar, precisa ser fértil, iluminado, irrigado, então a gente precisa saber onde se dispor pra morrer…

Na morte da semente vem uma nova etapa, crescemos tímidos sob o solo, e depois descobrimos que brotar sobre a terra é um risco necessário. Podemos ser pisados, arrancados, mutilados… Mas seguimos no processo, porque é Deus quem dá o crescimento! E assim, tão jovens de entendimento, observamos outras árvores frutificando, servindo de abrigo, de alegria, de inspiração.

Mas finalmente chega o dia em que também florescemos, e aparecem os frutos! Quanto tempo se passou, nem nos damos conta mais! Mas foi uma longa espera! E então a gente compreende que a sombra, a acolhida que damos, a segurança dos galhos, a firmeza das raízes e o tão desejado fruto é resultado de inúmeras vidas, que ao longo de todo o processo deram a sua contribuição para que permanecêssemos no objetivo de virar uma enorme árvore.

Agradeço a Deus por me dar o devido crescimento, e ter colocado lavradores hábeis para cuidar de mim. Agora me cabe cumprir a minha missão!

Publicações Relacionadas

Devocional
Déborah Freire

A inquietação

“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças.”

Leia mais
Devocional
Paulo Maskote

E quando for a sua vez?

Sempre gostei de observar os detalhes do episódio em que Deus se acendeu numa sarça para atrair o até então, genro do Jetro. Para terra

Leia mais
Devocional
Adriana Goulart

Ore pelo que restou

“Portanto, ore pelo resto que ficou” Is.37.4 O cenário é desfavorável: o reino do Norte foi levado cativo e agora o opressor vem marchando em

Leia mais

Outras Publicações

Devocional
Adriano Lopes

O Deus que muda cenários

‘Passando muito tempo, e sendo já perigosa a navegação, pois também o jejum já tinha passado, Paulo os admoestava, dizendo-lhes: Varões, vejo que a navegação

Leia mais
Our Faith
Verônica de Souza

The Crisis Of Delay

According to Ecclesiastes 3:1, There is a time for everything, and a season for every activity under the heavens. Didn’t Jesus know that taking longer where He was would prevent Him to see His friend Lazarus alive? Even though, He decided not to go there at the very moment He was asked to. Let’s consider Max Lucado’s reflection on this event.

Leia mais