Menu

A árvore dentro da semente

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Quando a gente encontra alguém que topa sonhar os nossos sonhos, tudo parece fluir melhor. Temos mais energia, mais ideias brotando, mais condições de chegar ao objetivo. O problema é que encontrar essa pessoa não é comum, e muitas vezes a espera faz brotar um sentimento de frustração. Mas na vida precisamos aprender que não teremos uma só pessoa ao longo do caminho, nos ajudando a viver o sonho. Muitas pessoas passarão, cada uma numa etapa do projeto, cada qual com sua contribuição distinta na história da nossa vida. Essa lógica tão simples reafirmei através de um livro infantil: A árvore dentro da semente, de Max Lucado.

Não podemos esperar que alguém ande junto o tempo todo, porque afinal, cada pessoa tem seus próprios projetos para realizar. Daí a resposta para a minha grande pergunta… É fácil idealizar e difícil realizar porque, como uma árvore frondosa e firme no solo, passamos por um longo processo de crescimento e amadurecimento! Primeiro uma semente precisa desprender-se da árvore, deixar seu lugar de segurança e conforto, depois precisa morrer. Essa morte exige recolhimento e quietude, um tempo sob o manto aquecido e escuro do solo. Mas não serve qualquer lugar, precisa ser fértil, iluminado, irrigado, então a gente precisa saber onde se dispor pra morrer…

Na morte da semente vem uma nova etapa, crescemos tímidos sob o solo, e depois descobrimos que brotar sobre a terra é um risco necessário. Podemos ser pisados, arrancados, mutilados… Mas seguimos no processo, porque é Deus quem dá o crescimento! E assim, tão jovens de entendimento, observamos outras árvores frutificando, servindo de abrigo, de alegria, de inspiração.

Mas finalmente chega o dia em que também florescemos, e aparecem os frutos! Quanto tempo se passou, nem nos damos conta mais! Mas foi uma longa espera! E então a gente compreende que a sombra, a acolhida que damos, a segurança dos galhos, a firmeza das raízes e o tão desejado fruto é resultado de inúmeras vidas, que ao longo de todo o processo deram a sua contribuição para que permanecêssemos no objetivo de virar uma enorme árvore.

Agradeço a Deus por me dar o devido crescimento, e ter colocado lavradores hábeis para cuidar de mim. Agora me cabe cumprir a minha missão!

Publicações Relacionadas

Devocional
Veronica Guimarães

Seja forte e corajoso, não tenha medo

Josué foi escolhido por Deus para liderar o povo de Israel após a morte de Moisés. Ao assumir essa grande responsabilidade, Josué recebeu palavras encorajadoras

Leia mais
Devocional
Veronica Guimarães

A oração transformadora de Jabez

A passagem de 1 Crônicas 4:10 nos traz a história inspiradora de Jabez, um homem cuja vida foi transformada por meio de uma simples oração. 

Leia mais

Outras Publicações

NPC
Sara Matsuda

A Fé Cristã e a Cultura Ocidental

No passado, não percebemos que tínhamos em nossas mãos a responsabilidade de frear os valores deturpados do progressismo. Não nos demos conta que não se

Leia mais
InterBible
Débora Souza

Caminho de volta

“Busquem o Senhor enquanto é possível achá-lo; clamem por ele enquanto está perto. Que o ímpio abandone o seu caminho; e o homem mau, os

Leia mais