Menu

Frutificar

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Os últimos meses foram ruins para a agricultura, a falta de chuvas prejudicou as plantações e o pouco que se cultivou estava mirrado e feio. Mas notei que as frutas, apesar de não estarem com a polpa tão robusta e atraente, estavam extremamente doces. Até o melão, geralmente sem graça, estava de uma doçura incomparável!

Essa situação de falta de chuva e escassez de água me fizeram refletir sobre a própria vida… Quantas vezes passamos por momentos semelhantes… A Fonte parece não jorrar como de costume, e à nossa volta o terreno fica árido, feio, sem expectativa de abundância, sem esperança de que possamos frutificar como Jesus fala em João 15.

Parece incoerente que seja assim, pois a Palavra diz que aquele que confia no Senhor será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto (Jeremias 17:8). 

A situação é que, algumas vezes, simplesmente não enxergamos a Fonte de águas. Parece que a sequidão é tão cruel que não podemos sentir nossas raízes alcançar o frescor que traz saciedade e vida. Nossos olhos não alcançam um lugar de refrigério e o cenário nos leva a pensar que, se a chuva não vier logo, não suportaremos mais um dia.

O fato é que não somos daqueles que se deixam levar pelo cenário de secura e falta, mas daqueles que, mesmo não sentindo o frescor e não vendo a Fonte, acredita que é possível dar sombra, abrigar e frutificar. Quem olha não entende como podemos manter o vigor num ambiente tão duro e difícil. Como podemos ter lugar para aninhar os que se mostram desanimados e sedentos, dar refrigério a quem não se acha em condições de seguir adiante e ser tão doce que, a alma do outro se sente farta e revigorada!

Quando há falta de chuvas e a água no solo é escassa, as grandes árvores buscam dos subterrâneos da terra as fontes mais profundas. A vegetação rasteira e parca perde o viço e até morre, mas as grandes árvores se sustentam com o que está longe do alcance comum. A pouca água, sustenta ao ponto de gerar fruto, e embora não seja tão vistoso, é incomparavelmente mais doce que o normal.

Situações incomuns podem não ser fáceis de lidar, mas certamente trarão resultados incomuns e surpreendentes àqueles que estiverem devidamente firmados na Rocha inabalável, aos que creem que a Fonte não cessa de fluir.

Com alegria vocês tirarão água das fontes da salvação’. (Isaías 12:3).

Publicações Relacionadas

Devocional
Veronica Guimarães

A oração transformadora de Jabez

A passagem de 1 Crônicas 4:10 nos traz a história inspiradora de Jabez, um homem cuja vida foi transformada por meio de uma simples oração. 

Leia mais
Devocional
Veronica Guimarães

A humildade e sua recompensa

A recompensa da humildade e do temor do Senhor são riquezas, honra e vida. Pv. 22:4 A humildade tem uma recompensa valiosa. Em um mundo

Leia mais
Devocional
Adriana Goulart

Quem sou eu quando esmagado?

Azeitonas prensadas produzem azeite. Uvas esmagadas liberam o suco que vira vinho Pétalas maceradas ainda podem exalar muito perfume  Quanto mais esticada a corda do

Leia mais

Outras Publicações

Inauguração Fábrica EBD
Verônica de Souza

My prayer for the next year

Hello, everyone! May the grace of God be with y’all! We are starting this year with our project and we have some nice insights on prayer for you guys. This section will be dedicated to bringing you some texts about our Christian life. We hope you all have a blessed year!

This excerpt is part of an article written by Marshall Segal in the end of 2016. We chose it as the first text to introduce the topic on how prayer is a primary aspect of making plans in our Christian journey. Enjoy the reading!

Leia mais