Menu

Flores e Propósito

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

            No Dia Internacional da Mulher do ano passado, meu marido me presenteou com um buquê de rosas.  As flores chegaram lindas, viçosas, cheirosas, bem embaladas por um plástico transparente com borda colorida.Tudo isso envolto em um grande laço, para finalizar, o glitter dava um toque de extravagância. Havia uma mensagem não escrita naquele conjunto: Você é uma mulher especial!

            Mas os dias se passaram, e as lindas flores foram murchando, perdendo o viço, e já não exalavam o mesmo perfume. Então chegou aquela hora que eu, particularmente, por um longo período, achei cruel – a hora do descarte, em outras palavras, o momento de tudo ir para o lixo. Durante muito tempo relutei em jogar coisas de valor emocional fora, mesmo quando elas estavam se deteriorando. Era como se eu me desfizesse de tudo o que aquele objeto representava ou das lembranças que me trazia, o lixo era como uma cova rasa onde era enterrado, sem cerimônias ou honras, coisas tão amadas. Vencer esses sentimentos foi um processo longo e difícil…

            Porém, dessa vez, ao olhar para aquelas rosas secas, agora, de uma cor amarelo acinzentado, que já não disseminavam um doce aroma, percebi, como nunca, que as coisas, principalmente,  na natureza,  cumprem, de forma plena, a sua função, por isso posso liberá-las sem nenhum pesar.

            Aquelas flores jamais foram fortes como madeira de maçaranduba, não serviram para grandes construções, não eram comestíveis como maçãs, não alimentaram multidões. Apesar de, talvez, terem crescido perto de plantas ou árvores que tiveram uma outra missão, que ao nosso olhar, parece mais nobre e essencial, nem por isso deixaram de desempenhar  seu papel no cenário da vida.

”De madrugada floresce e cresce; à tarde, corta-se e seca” Sl 90.6

            Então me dei conta que algumas flores são destinadas a participar de momentos dolorosos como os funerais e mesmo nessas circunstâncias são capazes de trazer cor e perfume. Elas não se deixam contaminar pela inveja, nem pela baixa autoestima, pois jamais fazem comparações. Honram seu criador. São tudo aquilo para o qual foram criadas. Como escreveu o poeta Olavo Bilac

… Há flores por toda parte:

Nos enterros e nas festas,

Nos jardins, nos cemitérios

Nos pauis e nos pomares;

Sobre os jazigos funéreos,

Sobre os berços e os altares,

Reina a flor! Pois quis a sorte

Que a flor a tudo presida,

E também enfeite a morte,

Assim como enfeita a vida…

            Voltando as flores do meu buquê. Ao descartá-las, pude dizer com gratidão e leveza: muito obrigada! Vocês cumpriram o seu propósito na minha vida: trouxeram homenagem, amor e carinho. Estão indo embora com toda dignidade, eternizaram lembranças em mim.

Olhai para os lírios do campo…” Lc 12.27

            Decida cumprir seu propósito em toda sua jornada. Exale o bom cheiro de Cristo. Faça com que seus dons e talentos deixem graça e beleza na vida dos outros. Simples assim!

Publicações Relacionadas

Devocional
Veronica Guimarães

Seja forte e corajoso, não tenha medo

Josué foi escolhido por Deus para liderar o povo de Israel após a morte de Moisés. Ao assumir essa grande responsabilidade, Josué recebeu palavras encorajadoras

Leia mais
Devocional
Veronica Guimarães

A oração transformadora de Jabez

A passagem de 1 Crônicas 4:10 nos traz a história inspiradora de Jabez, um homem cuja vida foi transformada por meio de uma simples oração. 

Leia mais

Outras Publicações

Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

AMOR, ESSÊNCIA DA VIDA

Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor. (1 Coríntios 13. 13 ARA) As

Leia mais