Menu

O Cristão e a sua cidadania

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

“Bem aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor.”

(Salmos 33:12)

“A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social.” (DALLARI, Diretos Humanos e Cidadania. São Paulo: Moderna, 1998. P. 14)

            A origem da palavra cidadania vem do latim “civitas“, que significa cidade. Na Roma antiga, a palavra cidadania era usada para indicar a situação política de uma pessoa e os direitos que ela tinha ou podia exercer. Por cidadania, entendemos que é o exercício dos nossos direitos e deveres civis, sociais e políticos estabelecidos pela Organização Constitucional de um país. Porém, cidadania não pode ser confundida com patriotismo. Ser patriota implica na disposição que o cidadão possui em se doar à causa da pátria.
            Como cristãos somos chamados para glorificar a Deus através do nosso testemunho de vida aqui na terra – e isso inclui, principalmente, uma participação ativa no destino da Pátria. Podemos exemplificar o amor do povo judeu pela sua nação. Veja o que está escrito em Isaías 62:1 “Por amor de Sião não me calarei, e por amor de Jerusalém não descansarei, até que saia a sua justiça como um resplendor, e a sua salvação como uma tocha acesa.” Temos em mente que o dever do cidadão cristão é agir conforme a Bíblia nos instrui – de modo que precisamos fazer a diferença e lutar veemente contra toda incoerência e insanidade moral e ética que deturpam a nossa sociedade.
            É exatamente o que a Bíblia nos relata em Mateus 5:13-16 “Vós sois o sal da terra; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor? para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens.  Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte; nem os que acendem uma candeia a colocam debaixo do alqueire, mas no velador, e assim ilumina a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.”

            Devemos trabalhar para o bem-estar da nossa população e para seu desenvolvimento. Por isso, não se enganem, trabalhar para o bem da sociedade também significa não se anular do nosso posicionamento em relação aos rumos tomados por essa nação. É impossível pelas leis terrenas – às quais também estamos sujeitos – abstermo-nos do debate aberto, direto e franco sobre esse assunto. Em seu livro Ortodoxia, o autor G.K. Chesterton afirma: “A questão não é que este mundo é triste demais para ser amado ou alegre demais para não o ser; a questão é que, quando se ama alguma coisa, a sua alegria é a razão para amá-la, e a sua tristeza é a razão para amá-la ainda mais.” Essa perspectiva de amor quase incondicional pela nossa nação nos serve, inclusive, para combater o sentimento de covardia e de fuga da batalha.

            Na passagem bíblica de Josué 1:9 lemos: “Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar! Nosso patriotismo não tem a ver com um belo discurso, um carisma irrevogável, falácias através de críticas infundadas e exaltações do nosso próprio eu – mas sim, com nossas ATITUDES e nossos VALORES ÉTICOS e MORAIS que norteiam o bem-estar da nossa sociedade. 

Publicações Relacionadas

NPC
Dérek Nascimento

Diga não ao aborto!

O aborto produzido foi a maior causa de morte no ano passado (2021). De acordo com as estatísticas da Wordometter, que leva em consideração os dados

Leia mais

Outras Publicações

Our Faith
Verônica de Souza

Waiting for God’s provision

“ Every good and perfect gift is from above, coming down from the Father of the heavenly lights, who does not change like shifting shadows.”. (James 1:17) 1 Thessalonians

Leia mais