Menu

Saúde: o valor do corpo, alma e espírito

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Deus nos fez seres com espírito, alma e corpo. Dar maior ou menor importância a uma dessas dimensões significa fragmentar a própria criação de Deus: Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, a alma e o corpo de vocês sejam preservados irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Aquele que os chama é fiel, e fará isso (1 Tessalonicenses 5:23-24).

Os cuidados físicos mantêm nosso corpo saudável, mas também colaboram para que nossa alma e nosso espírito vivam em harmonia e equilibrados. É com o corpo que nos movimentamos, comunicamos e expressamos neste mundo, demonstramos afeto, ajudamos uns aos outros, falamos e testemunhamos o amor de Deus em Cristo.

Os atributos mentais envolvem o intelecto, os pensamentos, as ideias, os talentos ou habilidades e os sentimentos. Portanto, tudo aquilo que pode agir e interferir negativamente nessa área deve ser rejeitado, assim como deve ser absorvido o que contribui positivamente.

O cuidado espiritual diz respeito ao relacionamento com Deus, à religação com Ele por intermédio de Jesus Cristo, o único Mediador entre Deus e os seres humanos (1 Timóteo 2:5), à volta ao estado original de equilíbrio (destruído no Éden pelo desligamento com Deus) e de vida plena com Ele nesta terra e na eternidade.

O valor do corpo

O corpo deve ser tão valorizado e cuidado quanto a alma e o espírito, pois Deus nos fez espírito, alma e corpo e usa todo o nosso ser para a Sua glória. Por isso, o apóstolo Paulo nos alerta para que estejamos atentos quanto aos pecados que afetam o corpo, o qual é o templo do Espírito Santo.

“O corpo, porém, não é para a imoralidade, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo. Por seu poder, Deus ressuscitou o Senhor e também nos ressuscitará. Vocês não sabem que os seus corpos são membros de Cristo? […] Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele. Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo. Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo.”

1 Coríntios 6.13-20

A maior prova da importância do corpo é o fato de que, após ressuscitar, o Senhor Jesus recebeu um corpo glorificado (Lucas 24:39), assim como nós o receberemos na eternidade: Assim será com a ressurreição dos mortos. O corpo que é semeado é perecível e ressuscita imperecível; é semeado em desonra e ressuscita em glória; é semeado em fraqueza e ressuscita em poder; é semeado um corpo natural e ressuscita um corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual (1 Coríntios 15:42-44).

O valor da alma

Temos de cuidar da alma (mente, vontades e emoções) para que nosso corpo se mantenha dominado, santificado e glorifique a Deus: Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo (2 Coríntios 10:5).

A mente que não está dominada pela Palavra de Deus e ação do Espírito Santo gera pensamentos, sentimentos, palavras, ações e reações incompatíveis com a vontade de Deus, e leva o corpo a pecados não só sexuais, mas também a glutonarias, maledicências, invejas, ciúmes, mágoas, ódios, vinganças, idolatrias e muitos outros que causam danos ao ser humano como um todo.

Em tudo o que pensamos, sentimos e fazemos, temos de ter sempre o objetivo de nos aproximar mais de Deus e glorificá-Lo. Para que todo o nosso espírito, alma e corpo sejam preservados irrepreensíveis até a vinda de Cristo, é preciso amar a Deus, guardar os Seus mandamentos, obedecer-Lhe e estar disposto a negar-se a si mesmo para seguir a Jesus (Mateus 16:24).

O valor do espírito

O nosso espírito é a semelhança que temos com o próprio Deus: Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade (João 4:24).

O nosso espírito é o sopro de vida de Deus em nós (Gênesis 2:7), é a parte que volta para Ele quando morremos fisicamente: Sim, lembre-se dele, antes que se rompa o cordão de prata, ou se quebre a taça de ouro; antes que o cântaro se despedace junto à fonte, a roda se quebre junto ao poço, o pó volte à terra, de onde veio, e o espírito volte a Deus, que o deu (Eclesiastes 12:6-7).

É o espírito que mantém corpo e mente ativos: Se fosse intenção dele, e de fato retirasse o seu espírito e o seu sopro, a humanidade pereceria toda de uma vez, e o homem voltaria ao pó (Jó 34:14,15).

O espírito de todo ser humano está dotado com a capacidade de ter fé. Portanto, a habilidade de ter fé é inata ao ser humano. Entretanto, a escolha entre vivenciar uma fé inútil, como em crendices, ou adquirir a fé que é o firme fundamento no Filho de Deus, é escolha de cada pessoa (Hebreus 11:1).

O espírito é o que nos faz entender as coisas de Deus sem estudos seculares ou processos intelectuais, leva-nos a nos relacionar com Deus e a ter consciência do que é certo ou errado para Deus. É no nosso espírito que o Espírito Santo testifica que somos filhos de Deus (Romanos 8:16) e age para convencer do pecado, da justiça, do juízo e do amor de Deus (João 16:7-11). É também no espírito que somos cheios da fé em Deus, de paz e alegria inexplicáveis do Senhor (Romanos 8:6).

*Este texto é parte da obra “NO DIVÃ COM A DRA. ELIZETE MALAFAIA – SAÚDE”. Adquira a obra integral em: https://loja.editoracentralgospel.com/centralgospel/livro-no-diva-saude-000482

Publicações Relacionadas

Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

AS BOAS NOVIDADES

Respondeu-lhe o anjo: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para falar-te e trazer-te estas boas-novas. (Lucas 1.19 ARA) Assim como

Leia mais
Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

ORAÇÃO DA MÃE

Pai querido, amo muito o Senhor. Peço perdão a Ti por todos os erros que cometi como mãe perante minha filha e com ela. Ajuda-me

Leia mais
Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

SEM MEDO DO FUTURO

Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. (Mateus

Leia mais

Outras Publicações

Devocional
Sheyla Cabral

Fazer o bem é bom

“Sempre que possível, não deixes de cooperar com quem precisa de ajuda.”  Pv 3.27 Deus é bom para nós, “Ele conhece nossas limitações, se lembra

Leia mais
InterBible
Larissa Silva

Sabedoria – parte 1

“O Senhor me criou como o princípio de seu caminho, antes das suas obras mais antigas; fui formada desde a eternidade, desde o princípio, antes

Leia mais
Mistérios do Apocalipse
Joá Caitano

Questões Relativas ao Arrebatamento

O que será o Arrebatamento? O Arrebatamento será o momento no qual Jesus voltará para buscar Sua Igreja e para conduzi-la às mansões celestiais. Ele

Leia mais