“Jesus, vendo as multidões, subiu a um monte e, assentando-se, os Seus discípulos aproximaram-se dEle. E Jesus, abrindo a boca, os ensinava, dizendo:” Mt 5.1-2
Jesus viveu neste mundo por trinta e três anos e tinha convicção de Suas atribuições, e uma delas era dar exemplo. A Bíblia não diz especificamente como foi a infância de Jesus, mas podemos concluir que pelo nível de obediência à vontade de Deus (Mateus 6:10), Ele também foi um filho obediente aos Seus pais, Maria e José. Jesus também deixou o exemplo de como ser um bom amigo; João (João 19:26), Marta e Lázaro não nos deixam dúvidas quanto a isso (João 11:5).
Ele foi um grande consolador! A viúva de Naim (Lucas 7:11-15) e Jairo (Marcos 5:21-23,35-43) poderiam dar testemunho até hoje sobre a felicidade que é receber de volta à vida, alguém que estava morto. Jesus deu exemplo cumprindo suas obrigações como cidadão; Pedro foi o responsável por pescar o peixe que traria a importância necessária para pagar seu imposto e o do Mestre (Mateus 17:25-27).
O nosso Senhor não poupou esforços em demonstrar a sinceridade necessária ao coração cristão. Uma prova dessa verdade é que a primeira bem-aventurança (Mateus 5:3) é uma palavra aos fariseus hipócritas, que cumpriam a Lei, mas com o intuito de aparecer. Jesus disse: “felizes os pobres de espírito”, ou seja, quem se esvazia de si mesmo para que Ele possa ser tudo o que a pessoa tem… A vida de Jesus foi um exemplo. Ele viveu o Reino e nos ensinou como fazer o mesmo (Mateus 6:10); no sermão de Mateus 5 Ele estava justamente nos ensinando como seguir Seus passos. Portanto, que o Espírito Santo nos ajude na caminhada, para que sigamos o exemplo deixado por Jesus, com os pés firmes nas Suas pegadas.