Menu

O Deus que faz! – Parte I

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

“Não temais; estai quietos e vede o livramento do Senhor, que hoje vos fará; porque os egípcios que vistes, nunca mais vereis para sempre”.

Êxodo 14.13

A Palavra de Deus nos mostra que se quisermos construir uma história de vitória, não apenas mais uma história sem importância, jamais poderemos deixar de buscar e valorizar a presença de Deus. Observamos na vida de Davi que a presença de Deus é o que faz toda a diferença. Isto porque o nosso Deus é um DEUS QUE FAZ, um Deus que realiza. Mas, realiza onde? Quando? Como? Com o quê? Fiz estas perguntas porque são muitos os fatores envolvidos no ato de realizar. Quando os elementos lugar, tempo, suprimento, meio ou canal estão a nosso favor, tudo fica mais fácil; precisamos de menos esforço para conquistar algo.

No entanto, a realidade revela que raros são os momentos em que esses elementos estão alinhados e colaborando conosco. Por vezes, estão contrários aos nossos sonhos e projetos.

E a força deles tem feito com que muitos desistam e paralisem seus ideais. Desejo, então, enfatizar que servimos ao Deus todo-poderoso. Não devemos deixar-nos abater e perder as esperanças, Ele é um DEUS QUE FAZ, mesmo que, do nosso ponto de vista, não pareça ser o lugar apropriado, o tempo ideal, o suprimento suficiente e o meio eficaz.

Para ilustrar essa verdade, mostrarei na próxima série de artigos o que Deus faz mesmo quando o lugar é deserto, o tempo, avançado, o suprimento, insuficiente, e o meio, ineficaz.

Podemos ver esses elementos contrários no conhecido texto de Lucas 9.10-13. Naquela situação, que envolvia Jesus, os discípulos e uma grande multidão, vemos claramente tais fatores indo contrários à vitória. Ainda assim, o milagre aconteceu, pois nada pode impedir o agir de Deus.

Nesta primeira parte, abordaremos o agir do DEUS QUE FAZ mesmo quando o lugar é deserto. Essa região seca e arenosa é a pior possível para que haja grandes realizações. Há escassez, sofrimento, dificuldade, improdutividade e morte. É o terreno menos propício e favorável às realizações, mas o DEUS QUE FAZ também age no deserto e faz dele o lugar da derrota de nossos inimigos.

Na Bíblia, notamos que a libertação do povo de Israel da escravidão no Egito é um exemplo do que Deus é capaz de fazer mesmo no deserto. Faraó se arrependeu de ter deixado os israelitas, que lhe serviam há mais de 400 anos, partirem. Então, reuniu todos os seus carros de combate, mais todos os do Egito, para formar um exército e perseguir os libertos (Êx 14.1-10). Os israelitas não tinham como fugir. As águas do mar Vermelho estavam à frente deles, ao mesmo tempo em que a tropa de Faraó os perseguia.

Foi, então, que os israelitas clamaram ao DEUS QUE FAZ, e o Senhor mandou que marchassem em direção ao mar. O inesperado aconteceu. O mar se abriu, e eles atravessaram a pés enxutos enquanto Faraó e todo o seu exército morreram afogados.

Eu e você devemos crer que, mesmo no deserto, o Senhor opera maravilhas; que este lugar arenoso é o local da derrota de nossos inimigos. Guarde as palavras de Moisés: Não temais; estai quietos e vede o livramento do Senhor, que hoje vos fará; porque os egípcios que vistes, nunca mais vereis para sempre (Êx 14.13).

Se é Deus quem controla nossa vida e está direcionando-nos para o deserto, não devemos assustar-nos. Será lá que Ele derrotará os nossos inimigos, porque servimos ao DEUS QUE FAZ!

“Não devemos deixar-nos abater e perder as esperanças, Deus é um Deus que faz”

(continua)

Referências: Revista Fiel, nº 62, pág. 19, julho 2010. Acesso em: 02.02.2021

Publicações Relacionadas

Teologia
André Galvão

REFLEXÕES E REFUTAÇÕES CARNAVALESCAS

Qual é a primeira imagem que o nosso cérebro nos revela quando mencionamos apalavra “carnaval”? A resposta pode não ser única, mas, certamente, está circunscrita

Leia mais

Outras Publicações

InterBible
Pedro Milen

O véu se rasgou

‘E clamando Jesus outra vez, com grande voz, entregou o Espírito.E eis que o véu do  templo, se rasgou em dois, de alto a baixo,

Leia mais
Mistérios do Apocalipse
Joá Caitano

Questões Relativas ao Anticristo

Quem será o Anticristo? Existem diversas opiniões a respeito desse personagem. Alguns dizem que o Anticristo poderá ser: 1) alguém como Hitler; 2) alguém como

Leia mais
Devocional
Paulo Maskote

Faça sua mala e suba!

Hospede-se na montanha por um tempo… Maria quando soube que estava grávida precisou ausentar-se de Nazaré por um tempo… não era um “adeus” – era

Leia mais