Menu

O Deus que faz! – Parte III

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

O Deus que faz! Com Deus, o insuficiente sustenta, vence e sobra.

Nesta edição, continuaremos a falar sobre o DEUS QUE FAZ. Mas, onde Ele faz? Quando? Como? Com o quê?

No artigo anterior, vimos que nem mesmo o tempo paralisa o nosso DEUS. Não podemos deixar o fator tempo, que pertence ao Senhor, interferir em nossas realizações. Quando Ele fala ao nosso coração, não é cedo demais, nem tarde demais; mas é o melhor tempo.

Neste artigo sobre o DEUS QUE FAZ, veremos a ação de Deus mesmo quando o suprimento é insuficiente. Encontramos, na Bíblia, situações nas quais o suprimento era escasso, isto é, a necessidade era maior ou requeria mais do que aquilo que se possuía. A viúva de Sarepta, Gideão com os 300 homens e a primeira multiplicação dos pães realizada por Jesus são histórias bíblicas que exemplificam isso. No relato de 1 Reis 17, Deus ordenou que Elias se dirigisse à casa de uma viúva, pois ela o sustentaria (1 Reis 17.9). Note que essa mulher, que deveria sustentar o profeta, passava por um momento de extrema necessidade.

O que ela possuía não era suficiente nem ao menos para a sua própria família. Em sua despensa, havia apenas um punhado de farinha e um pouco de azeite – INSUFICIENTES – que ela usaria para preparar a última refeição para ela e para seu filho (1 Reis 17.12). Elias, que servia ao DEUS QUE FAZ, disse -lhe que fizesse o bolo e lhe entregasse, profetizando que a farinha não se acabaria, e o azeite não faltaria até o dia em que o Senhor enviasse chuva sobre a terra (1 Reis 17.14). A viúva agiu conforme a palavra do profeta e viu que, com o DEUS QUE FAZ, o insuficiente sustenta (1 Reis 17.16).

No caso de Gideão, o Anjo do Senhor lhe apareceu para anunciar que o jovem libertaria o povo de Israel, que sofria com a servidão aos midianitas (Juízes 6.14). Estes e os exércitos inimigos eram como gafanhotos em multidão; inumeráveis como a areia da praia do mar (Juízes 7.12). O exército de Israel contava com 32 mil homens, um contingente pequeno diante da grandeza do exército inimigo.

Para surpresa de Gideão, o Senhor lhe disse que muito era o povo que estava com ele. Assim, o efetivo que era reduzido passou a ser ainda mais INSUFICIENTE, contando com apenas 300 homens (Juízes 7.2,6,7). Porém, ao continuarmos a leitura dessa história surpreendente, vemos que, com o DEUS QUE FAZ, o insuficiente vence. Gideão e seu pequeno exército venceram a batalha, e o nome do Senhor foi glorificado (Juízes 7.22).

No relato sobre a multiplicação de pães (Lucas 9), já era quase final do dia e uma grande multidão acompanhava Jesus. Sem saber como alimentar todo aquele povo, os discípulos disseram a Jesus que não havia como suprir a necessidade daquela gente, pois tinham somente cinco pães e dois peixes – INSUFICIENTES. Eles só não contavam que, com o DEUS QUE FAZ, o insuficiente sobra.

Jesus pegou o insuficiente e rendeu graças a Deus, e a Bíblia declara que toda a multidão foi alimentada, e ainda sobraram 12 cestos de pedaços. Jamais perca a esperança. Nós servimos a um DEUS QUE FAZ. Podemos dizer realmente que o nosso Deus é o Deus Todo-poderoso, pois, com Ele, o insuficiente sustenta, vence e sobra.

Referências: Revista Fiel, nº 71, pág. 18. Acesso em: 02.02.2021

Publicações Relacionadas

Teologia
Pr.Junior Ribeiro

HERMENÊUTICA APOCALÍPTICA

Série de estudos sobre o Apocalipse para auxiliar professores e estudantes. Parte II – . Reinterpretação do comentário sobre o Apocalipse Comentadores críticos históricos identificaram

Leia mais
Teologia
Pr.Junior Ribeiro

INTRODUÇÃO TEOLÓGICA

Recentemente, o método narratológico tem sido aplicado ao Apocalipse, levando à análise deste como uma obra literária ou um drama, comparável a uma peça teatral.

Leia mais

Outras Publicações

Devocional
Adriana Goulart

Rispa e a dor do recomeço

Talvez, aquele fosse mais um dia como outro qualquer. Uma mulher em casa, na companhia de seus filhos, envolvida nos afazeres do dia a dia.

Leia mais
Mistérios do Apocalipse
Joá Caitano

Questões Relativas à Babilônia

176. Qual é a Babilônia de Apocalipse 17? Aparecem duas Babilônias em Apocalipse, respectivamente nos capítulos 17 e 18. A primeira é a Babilônia religiosa,

Leia mais
Our Faith
Verônica de Souza

Waiting for God’s provision

“ Every good and perfect gift is from above, coming down from the Father of the heavenly lights, who does not change like shifting shadows.”. (James 1:17) 1 Thessalonians

Leia mais