Menu

Alegrando-se no Senhor Mesmo na Escassez

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

É possível que você diga: “Pastor, eu creio que Deus tem poder para fazer milagres, mas não consigo exercitar a minha fé nem consigo entender como o Senhor pode sustentar-me. Gostaria que o irmão um dia visitasse a minha casa para verificar como eu continuo enfrentando muitas dificuldades com a minha despensa quase vazia”.

Se por acaso você estiver desanimado devido às provações, leia o que disse o profeta Habacuque:

Porquanto, ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas, todavia, eu me alegrarei no SENHOR, exultarei no Deus da minha salvação. JEOVÁ, o Senhor, é minha força…

Habacuque 3.17-19

Mesmo diante das maiores adversidades, o profeta continuou confiando que o Senhor faria um milagre para suprir suas necessidades.

Então, se a sua despensa estiver vazia, mesmo assim glorifique o nome do Senhor, porque Ele o tem preservado com vida. Declare: “Tenho fé, estou vivo e permanecerei de pé, esperando que Deus providencie o trigo na hora certa para mim!”

No Salmo 37.25, está escrito: Fui moço e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão. O salmista estava afirmando que o Senhor é fiel e sempre concede ao justo a provisão necessária para a sua sobrevivência.

Deus está falando com você por meio deste  livro: “Eu lhe enviarei o ‘trigo’, e o sustentarei física, emocional e espiritualmente”.

Garantindo provisão psicoemocional

Vamos analisar agora como Deus age cumprindo Sua maravilhosa promessa de provisão na área psicoemocional.

Você sabia que a depressão é uma doença grave, caracterizada por um estado de desânimo constante, que faz com que a pessoa sinta-se derrotada e perca o prazer pela vida? Que essa enfermidade está entre as quatro mais frequentes no mundo, e que até 2020 poderá ocupar o segundo lugar? Que de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 120 milhões de pessoas sofrem atualmente com esse mal?

É comum nos sentirmos fragilizados e tristes quando perdemos um bom emprego, um ente querido, ou quando sofremos algum tipo de injustiça. Mas não é normal viver triste, abatido e apático.

Talvez, por causa das crises existenciais ou de algum fracasso pessoal, você esteja desanimado, já não vá à igreja com tanta frequência e sinta-se espiritualmente preso. Talvez esteja vulnerável emocionalmente, a ponto de dizer: “Senhor, seria tão bom se me levasses agora!”

Ou quem sabe você esteja com os seus sentimentos feridos e com as forças físicas esgotadas, e sinta-se como o apóstolo Paulo, que depois de passar por muitas tribulações, declarou: Porque, mesmo quando chegamos à Macedônia, a nossa carne não teve repouso algum; antes, em tudo fomos atribulados: por fora combates, temores por dentro (2 Coríntios 7.5).

Sabe o que significa a expressão “temores por dentro”? Insegurança e fragilidade emocional! Além de estar esgotado fisicamente devido aos intensos combates externos, Paulo também estava emocionalmente fragilizado pelos seus medos. Mas sabe o que Deus fez para ajudar seu servo? Consolou-o, enviando Tito (v.6).

Quem sabe você esteja passando por um momento de grande dificuldade e de perseguição, como aconteceu ao profeta Elias, ou sofrendo injustiças, e tem dito: “Eu tenho sido fiel ao Senhor, colaborado com os dízimos e as ofertas para a obra de Deus. Não entendo por que isto está acontecendo comigo”. Ou: “Eu tenho visto tantos trapalhões e trapaceiros alcançarem o sucesso na vida! Por que eu, que procuro levar uma vida em santidade, na presença do Senhor, estou enfrentando momentos de tantas dificuldades? Por que isto está acontecendo comigo?”

Então, lembre-se: o Deus que consola os abatidos está neste momento consolando o seu coração. Ele quer renovar as suas forças e sustentá-lo na área psicoemocional.

Não estou pregando palavras vazias, mas cheias do poder e da inspiração do Espírito Santo, colocadas por Deus em meu coração, a fim de que sejam transmitidas a você, e tragam-lhe fé e um novo ânimo!

*Este texto é parte da obra “OS BONS PROJETOS DE DEUS PARA SUA VIDA” 

Adquira a obra integral em: https://loja.editoracentralgospel.com

Publicações Relacionadas

Outras Publicações