Menu

As lutas Servem Para Aperfeiçoar-nos

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Não pense que as adversidades servem apenas para o seu sofrimento nem que Deus é um tirano que deseja vê-lo padecer. É claro que as aflições acontecem com a permissão do Senhor e com os propósitos definidos por Ele; contudo, o Criador não se alegra com o sofrimento do justo; antes, espera que os Seus filhos usem tal período para o seu próprio amadurecimento e aprendizado.

Não se engane! A vida cristã tem momentos muito difíceis, Paulo foi um especialista em tribulação. Ele chegou a descrever algumas delas em 2 Coríntios 11.23-27, quando defendeu seu apostolado.

Paulo foi caluniado, traído, rejeitado, perseguido, açoitado, preso: passou fome, frio, sofreu naufrágio: enfrentou muitas tribulações, mas manteve-se firme na fé. Ele confiava no Senhor e sabia que, em cada angústia por que passava, havia um propósito de Deus para a sua vida.

As adversidades, as lutas, as batalhas proporcionam alguns benefícios e ensinamentos para o cristão. Paulo sabia disso.

Não perca o ânimo por causa das tribulações!

Não fique sem disposição para a vida por causa das adversidades. Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas (Salmo 34.19).

Lute um pouco mais, prossiga em seu caminho, confiando que o Senhor irá ajudá-lo e que, pelo menos, três coisas estão sendo produzidas com essa tribulação: a paciência, a experiência, e a esperança; coisas importantíssimas para o cristão que deseja conhecer Deus, fazer a Sua vontade e receber a vida eterna.

As Lutas Geram Paciência, Experiência e Esperança

A vida do cristão não é obra do acaso. Tudo tem um propósito determinado por Deus. Até a tribulação [em grego, tsar/tsarah, aflição, tristeza; thlíbo/thlípsis, pressão/opressão] produz algo bom, como a paciência, a capacidade de suportar aflições com tranquilidade e perseverança; o que, por sua vez, produz experiência e a esperança, como observou Paulo em Romanos 5.3-5.

A experiência gerada pelas lutas faz com que passemos a enxergar a vida de outra maneira. Ficamos mais compreensivos, benevolentes e empáticos em relação ao próximo.

Você se lembra de José e Moisés? Eles foram homens que enfrentaram várias adversidades, para que adquirissem experiência e pudessem realizar o plano de Deus.

José, antes de ser exaltado no Egito, foi enganado pelos irmãos, vendido como escravo, caluniado, preso, esquecido pelos homens. Mas, um dia, Deus fez com que seu servo fosse lembrado, e este foi levado ao cargo de governador do Egito, a maior potência política, econômica e cultural da época. Isto garantiu a sobrevivência do povo de Deus ao longo dos 430 anos em que permaneceu ali (Gênesis 37-41).

Moisés, depois de matar um egípcio, fugir com medo para uma terra estrangeira, viver 40 anos no deserto, foi chamado por Deus para conduzir os israelitas à Terra Prometida, pondo fim ao cativeiro egípcio. Esse líder passou por grandes experiências com o Senhor (ver Êxodo).

Com eles, vários outros cristãos passam por adversidades, mas vencem, para a glória de Deus. E a sua experiência e a de outros irmãos resultam em esperança para todos os membros do Corpo de Cristo. Faz com que creiamos que, sendo Deus o mesmo, assim como Ele agiu no passado, agirá novamente a nosso favor, e venceremos por Cristo Jesus!

As Lutas Nos Capacitam A Ajudar Outros

Vimos que o Senhor permite as lutas, as adversidades, para nos aperfeiçoar, tornar-nos experientes, maduros e canal de bênçãos de Deus para outros. Como assim? Eu explico.

 Imagine que você enfrenta uma luta conjugal por muitos anos. Seu cônjuge não é evangélico, leva uma vida promíscua e cheia de vícios. Durante mais de 10 anos, você orou a Deus pela libertação dele até que o seu clamor finalmente foi atendido pelo Todo-poderoso. Um dia, você ouve alguém reclamar do cônjuge, que tem os mesmos vícios que o seu tinha. Tal pessoa pensou em desistir do casamento. Então, você dá a ela o seu testemunho de vitória e a orienta para que continue firme na presença do Senhor, em busca de bênção completa. Pela experiência adquirida, você tem autoridade para falar sobre o assunto.

Medite no que o apóstolo Paulo disse em 2 Coríntios 1.3,4:

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda consolação, que nos consola em toda a tribulação, para que também, possamos consolar os que tiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados de Deus.

Este texto confirma que atravessamos lutas, tribulações, mas Deus está conosco, mostra-nos a saída, faz com que aprendamos para que, mais à frente, possamos ajudar uma pessoa que esteja atravessando por um problema semelhante. Assim, teremos conhecimento de causa e autoridade para ajudar.

Deus  nos consola para que confortemos outros. Mesmo atravessando lutas, adversidades e problemas, o Senhor pode usar-nos para ajudar outros a vencer uma tribulação.

Toda essa adversidade que você está passando é uma escola. Creia que sairá ileso, para que ajude outros a vencer. Coloque em prática a lei da semeadura. Ela não é restrita às finanças, mas refere-se a tudo o que você faz. Hoje, você ajuda alguém, e amanhã Deus levanta uma pessoa para abençoá-lo.

Entretanto, para que você vença esta adversidade, é preciso que desloque o seu olhar. Se ficar olhando apenas para o seu problema, não conseguirá enxergar aqueles que passam por tribulações maiores e piores do que as suas. Conclusão: não conseguirá ajudar ninguém nem ser ajudado.

*Este texto é parte da obra “APRENDENDO PARA CRESCER” 

Adquira a obra integral em: https://loja.editoracentralgospel.com/livro-aprendendo-para-crescer-000516

Publicações Relacionadas

Outras Publicações

Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

As Fases da Vida

A vida de todo ser humano é feita de fases. Nascemos, desenvolvemo-nos, cumprimos nossa missão neste mundo e morremos. Este é o ciclo vital, e

Leia mais
Defesa da Fé
Tassos Lycurgo

O Cristianismo plagia mitos antigos?

Entre as muitas perguntas que recebemos, uma das que mais ocorrem quando investigamos o caráter original do pensamento cristão diz respeito à alegação de que

Leia mais