Outra coisa que atrai a atenção de Deus, que chama Sua atenção, é um coração quebrantado. O Salmo 51.17 diz: Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.
Em Mateus 23.12, Jesus ensina que aquele que se exalta será humilhado, e o que se humilha será exaltado.
Em Tiago 4.6, é dito que Deus resiste aos soberbos, dá, porém, graça aos humildes.
A arrogância é abominável para Deus. Ninguém obtém nada do Senhor com arrogância. Mas, quando uma pessoa reconhece que é uma pecadora, quebranta-se e diz: “Deus, perdoa meus pecados. Deus, eu reconheço que preciso de ti. Eu reconheço que só Tu podes me completar, porque o vazio existencial só pode ser preenchido por ti”, Deus se compadece dela e atende ao seu clamor. Ela pode ter sido uma criminosa da pior espécie, quebrantar-se e arrepender-se de seus pecados e buscar o perdão do Senhor, Ele vai manifestar Sua graça a ela, perdoar-lhe e restaurar sua vida.
Você conhece a história do rei Manassés, em 2 Crônicas 33? Ele cometia tanta impiedade e era tão perverso que chegou a oferecer crianças em holocausto a ídolos pagãos. Sabe o que Deus fez? Levantou a Síria, uma nação inimiga, para invadir Israel e levar cativo aquele rei.
Manassés foi preso com grilhões e posto no cárcere inferior. Diz o texto bíblico que, ali, ele se arrependeu e humilhou-se muito diante do Senhor. Manassés reconheceu que o Senhor era Deus. E Deus ouviu o clamor dele e tirou-o lá do calabouço e restituiu-lhe o reino por causa do coração quebrantado de Manassés.
A humildade e o quebrantamento atraem a atenção do nosso terno Deus. Para Ele perdoar o seu pecado, libertá-lo dessa situação opressiva, restaurar sua saúde, seu casamento, sua família, mudar a sua vida e fazer de você uma nova pessoa, humilhe-se diante da potente mão de Deus. Esta foi a recomendação de Pedro aos cristãos que estavam vivenciando lutas terríveis:
Revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
1 Pedro 5.5-7
*Este texto é parte da obra “COMO TORNAR-SE AMIGO DE DEUS? – PASTOR SILAS MALAFAIA”