Menu

O ânimo que sustenta os filhos de Deus

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Quando o Senhor tratou do potencial humano de Josué, deu uma ênfase que não é encontrada em outro lugar na Bíblia. Disse para Josué ter bom ânimo (Josué 1.9). Qual é a natureza do ânimo? O ânimo é o agente ativador do ser. É umas das fontes de vigor da alma. É o ânimo que faz a pessoa ser positiva, ter coragem, acreditar na vitória, agir positivamente. 

Existem quatro maneiras para não perdermos o ânimo ou recuperá-lo. A primeira é ter atitude. A atitude diante das situações na vida é determinante para conhecermos o estado de ânimo de alguém. Quantos querem ter ânimo? A sua maneira de ver a vida determinará o seu ânimo. Se você só enxerga desastres, desgraças, derrotas e males, então se prepare para o desânimo. 

Outra maneira de adquirir ânimo é controlar a sua maneira de pensar. Mas como fazer isto? A sua maneira de pensar determina as suas ações. O que domina a sua mente fará você ser quem é. O que tem na sua cabeça que ninguém vê e conhece, só Deus?

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

    (Filipenses 4.8)

Superar o cotidiano, cheio de aflições, é um desafio para o cristão. Aqueles que conseguem dão um salto enorme para manter seu ânimo e não deixar que ele se perca nos estímulos que a sociedade nos oferece sem parar. A sua maneira de pensar, portanto, é o que vai determinar a sua vida. 

Assim como o que você pensa, é importante preocupar-se também com o que ouve. Você perde tempo ouvindo fofoqueiros e pessimistas de plantão? Lembre-se disto: bastaram dez espias para levar dois milhões de pessoas a consumirem-se no deserto (Números 14.1-45). Se você dá ouvidos às pessoas com atitude negativa, acabará se tornando uma pessoa negativa. 

Há muita gente no mundo que está a um passo da vitória, incluindo você, que está lendo a minha mensagem. Por isso, cuidado com quem você dá ouvidos. Porque, dependendo de quem elas realmente são, você pode desviar-se do caminho para a vitória. Estou aqui para lhe dizer que não desanime, pois Deus vai lhe abençoar; uma porta será aberta e a sua vitória chegará. 

Tenha certeza disto: se você tem sonhos e objetivos, eles sempre serão sempre maiores que qualquer tribulação e adversidade. Quando esteve em Antioquia da Psídia, Paulo foi impedido de pregar e expulso da cidade (Atos 13). Em atos 14, quando chegou a Icônio, teve de fugir ou seria morto. Em Listra, ele não conseguiu correr, sendo apedrejado e dado como morto (Atos 14.19,20).

Paulo foi apedrejado porque queriam matá-lo. Contudo, quando percebeu que os discípulos estavam rodeando-o, levantou-se. De pé, fez algo sensacional: “[…] confirmando o ânimo dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no Reino de Deus” (Atos 14.22).

Não foram os discípulos que animaram Paulo. O objetivo de Paulo era maior que a tribulação e a adversidade. E este é o momento ótimo para lembrar-lhes que, em primeiro lugar, nunca menosprezem os objetivos dos outros; segundo, jamais calculem o seu objetivo fazendo comparações. 

*Este texto é parte da obra “A AÇÃO DE DEUS E AS POTENCIALIDADES HUMANAS  – PASTOR SILAS MALAFAIA”. Adquira a obra integral em: https://editoracentralgospel.shop/index.php?route=product/product&path=18_90&product_id=582749249

Publicações Relacionadas

Outras Publicações

Pregador Bem-Sucedido
Geziel Gomes

Por que devemos estudar a Bíblia?

Devemos estudar a Bíblia porque ela é a Palavra dada por Deus para a nossa edificação espiritual. Devemos estudar a Bíblia porque ela é a

Leia mais
Our Faith
Verônica de Souza

A new life in Christ

When you accept Jesus as your Lord and Savior, things change – you change. It’s just the beginning of a lifelong journey we take with

Leia mais