Menu

O segredo de Calebe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Como Calebe, aos 85 anos de idade, conseguiu invadir Hebrom, expulsar os gigantes e tomar a terra deles? Qual foi o segredo desse homem? Como se manteve forte, renovado, preparado para a guerra e para conquistar o que Deus lhe prometera?

O segredo de Calebe está revelado em Josué 14:14: Portanto, Hebrom foi de Calebe, filho de Jefoné, o quenezeu, em herança até ao dia de hoje, porquanto perseverara em seguir o SENHOR, Deus de Israel.

Na parte b do versículo 8, vemos que Calebe disse a Josué: eu, porém, perseverei em seguir o SENHOR, meu Deus. E no versículo 9, Calebe lembra ao amigo o que Moisés, a autoridade espiritual constituída por Deus, dissera a respeito da promessa: Certamente a terra que pisou o teu pé será tua e de teus filhos, em herança perpetuamente; pois perseveraste em seguir o SENHOR, meu Deus.

Sabe o que é perseverar? Manter-se firme, sem mudar ou variar de intento; continuar trabalhando em prol do que se quer, não desistir. Calebe manteve-se firme em crer e me obedecer a Deus. Esse foi o grande segredo desse homem.

Calebe não se deixou abater pelo tempo decorrido, pela quantidade de lutas em que combatera ou de derrotas que sofrera, ele creu em Deus, manteve sua fé nele, seguindo-o, obedecendo-lhe. Ele perseverou, permaneceu firme.

Não é possível uma pessoa numa semana estar na igreja; na outra, fora, fazendo bobagens. Um mês, cheia de fé. No outro, desanimada. Um ano, crendo com toda convicção; no seguinte, incrédula em demasia; com uma vida de altos e baixos, sem perseverar, sem manter posição, sem firmeza.

Se este é o seu caso, mude! Decida, assente firmemente no seu coração que sempre estará nos caminhos de Deus, não importam as circunstâncias. O crente não pode servir ao Senhor por aquilo que Ele pode dar-lhe. Deve amá-lo e servi-lo pelo que Ele é: o único Deus; o Todo-poderoso, o Criador. Ele é Senhor absoluto sobre tudo e todos. É o único Salvador!

Se quer uma vida vitoriosa, persevere! Mantenha a sua confiança, a sua obediência a Deus. Esteja em comunhão com o Senhor e prepare-se para as vitórias dele para a sua vida.

O grande segredo de Calebe foi ele crer em Deus. Crer não implica apenas admitir a existência. Só demonstrar crer realmente aquele que obedece; e só obedece aquele que crê. Essas duas coisas estão inter-relacionadas. 

Se você afirma crer em Deus, deve obedecê-lo. Apenas admitir a existência é o que muitos que não têm compromisso com Deus fazem. Por isso, não recebem as promessas; elas são para os ALIANÇADOS COM DEUS.

*Este texto é parte da obra “Calebe: uma vida exemplar”.
Adquira esta obra integral e muitas outras em: https://loja.editoracentralgospel.com

Publicações Relacionadas

Outras Publicações

Pregador Bem-Sucedido
Geziel Gomes

A Caminho Do Avivamento

As pessoas comprometidas com a comunhão com Deus, com a leitura da Bíblia e com o testemunho do Espírito sentem muito fortemente dentro de si

Leia mais
Devocional
Adriana Goulart

Jó 38

Sempre fiquei intrigada com a resposta de Deus para Jó. O protagonista da grande aposta celestial, sem entender absolutamente nada do que está acontecendo, só

Leia mais