Menu

Riqueza e Prosperidade: À postura cristã 

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

O Espírito de Deus é o Espírito de revelação. Como não quero deixar ninguém confuso, vamos a algumas verdades dentro desse tema: riqueza e prosperidade. Existe muita gente debochada, principalmente as pessoas que me assistem pela televisão, que estão pensando: “Esse cara diz isso, mas como tem pessoas que não acreditam em Deus, nunca deram nada a Ele, e são ricas, bilionárias? E tem até gente dentro da igreja que não dá dízimo, oferta, nada, e ainda assim é rico? Sai dessa pastor, me explica isso.”

Graças a Deus, a Bíblia tem resposta para tudo, e o Espírito Santo não deixa passar nada. Vou começar a explicação pelo Salmo 115.16, que diz assim: Os céus são céus do SENHOR; mas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens. A terra está aí para ser conquistada por qualquer pessoa, seja ímpia, seja santa, creia em Deus ou não. Trata-se da vontade permissiva de Deus. No entanto, ainda não é essa a explicação completa.

Riqueza ou prosperidade?

Existe diferença entre riqueza e prosperidade. À primeira vista, parecem iguais, mas ao analisarmos com maior cuidado, certamente veremos semelhanças, mas percebemos que não são exatamente a mesma coisa. 

Riqueza significa opulência, fausto. É possuir bens materiais, dinheiro, jóias, imóveis etc. Já prosperidade é a qualidade de quem é feliz, afortunado, bem-aventurado. A prosperidade independe de a pessoa possuir bens materiais; a prosperidade realmente é ter riqueza espiritual e emocional. 

Existem aqueles que pensam: “esse  cara está falando isso para poder ludibriar o povo; há um monte de ricos que não crê em Deus e possui dinheiro enquanto existem muitos crentes pobres”. Isto é conversa! Estão confundindo riqueza com prosperidade. 

No livro de provérbios 10.22, vemos que Salomão, o rei de Israel a quem Deus concedeu grande sabedoria, chegou a conclusão que a benção do Senhor enriquece e não acrescenta dores. Existe, portanto, uma diferença de significado entre essas duas palavras. 

Os bilionários que não temem a Deus não se relacionam com o Senhor e são até miseráveis. Veja o que está por trás da vida deles. De fato, muitas dessas pessoas não são felizes. Pelo contrário, vivem apavoradas, e dariam toda a sua riqueza para dormir pelo menos uma noite inteira sem o uso de psicotrópicos. Outras pessoas dariam tudo para terem os filhos consigo e o casamento restaurado, pois têm dinheiro, poder e bens; contudo a família está esfacelada. Muitos são dependentes de drogas e de álcool; perdem milhões da noite para o dia, e entram em pavor total. Por trás de grandes fortunas há pessoas que têm vazios existenciais, medo de tudo e de todos – e a coisa mais importante – não tem relacionamento com Deus. 

Deus criou o homem, e este nos faz lembrar aquele joguinho de quebra-cabeças que forma uma figura cuja peça principal é Deus. Está faltando o Senhor no coração do homem e nada dessa terra pode completá-lo. Existem muitos ricos, inclusive nas igrejas, que construíram riquezas com inteligência, trabalho e esforço, mas que não contribuem com dízimo e ofertas na casa do Senhor. Observem a vida que estes levam por trás da “cortina” da posição social. E – seja Deus verdadeiro e todo o homem mentiroso! – não queira adaptar a Palavra de Deus ao que você vê na “aparência”. É preciso enxergar a realidade da vida com entendimento espiritual, porque, se dinheiro fosse tudo, rico não se matava. 

A história está cheia de casos de bilionários que cometem suicídio. Alguns deles eram pessoas com dinheiro suficiente para “comprar” a cidade do Rio de Janeiro, se quisessem, e, no entanto, tiraram a própria vida. A pessoa pode conseguir riquezas, pela vontade permissiva de Deus. O Senhor concede a todos, justos e injustos, o mesmo sol e a mesma chuva (Mateus 5.45), para que possam plantar e colher o fruto do seu suor. Contudo, a prosperidade verdadeira vem de um relacionamento com Deus, que trará a paz à pessoa e a total alegria de viver. 

*Este texto é parte da obra “UMA VIDA DE PROSPERIDADE  – PASTOR SILAS MALAFAIA”. Adquira a obra integral em: https://editoracentralgospel.shop/index.php?route=product/product&path=18_90&product_id=582749757

Publicações Relacionadas

Outras Publicações

Sala dos Professores
Roberta Galvao

TORNE-SE INESQUECÍVEL!

“…aproximou-se dele uma mulher com um frasco de alabastro contendo um perfume muito caro. Ela o derramou sobre a cabeça de Jesus quando ele se

Leia mais