Menu

A História da Escola Bíblica Dominical no Brasil

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Dia Nacional da Escola Bíblica Dominical

Qual a origem da Escola Bíblica Dominical no Brasil?

Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração.

Colossenses 3:16

Neste terceiro domingo do mês de setembro a Igreja comemora o Dia Nacional da Escola Bíblica Dominical. Em muitas Igrejas, revistas estão sendo utilizadas para ensinarem aos cristãos, de todas as faixas etárias e diferentes níveis de maturidade, a Palavra de Deus.

Podemos dizer que a Escola Bíblica Dominical é um dos lugares onde o Cristão consegue ser incluído em um ambiente estrategicamente pedagógico, afim de auxiliá-lo com suas dúvidas e questões particulares, com ensinamentos dentro de seu nível de maturidade. Um lugar onde uma criança consegue vivenciar a inserção no ambiente eclesiástico, um adolescente consegue aprender de forma didática e inclusiva, um jovem consegue compartilhar suas experiências e amadurecer seus conhecimentos, famílias são restauradas e vivenciam a comunhão com outras famílias, novos convertidos são ensinados dentro de suas vivencias e toda Igreja é abençoada com a força de um avivamento pelo poder do conhecimento da Palavra de Deus.

Mas será que sempre foi assim?
Será que sempre foi simples e acessível estudar a Palavra de Deus?
Será que em todos os lugares do mundo é assim?

Após ler este artigo, espero que desperte no seu coração uma forte perseverança e bom ânimo! Que não serão procedentes das palavras por mim escritas, mas procedentes da esperança que dois missionários tinham quando desembarcaram no Brasil em 1855.

Tenho certeza, que quando eles desembarcaram no Brasil, tinham o versículo de 1 Coríntios 15 :58 na ponta da Língua :

“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.”

Em Glasgow , a maior cidade da Escócia e terceira mais populosa do Reino Unido nasceu Robert Kalley. Médico e Farmacêutico que tinha um sonho de ser missionário na China. Todavia sua primeira esposa, Margaret tinha a saúde muito frágil e por isso seguiram seus trabalhos missionários na Ilha da Madeira. Em 08 de Julho de 1838, Kalley foi ordenado ao ministério pastoral e junto com sua esposa tornaram-se referências para o Protestantismo em Portugal e no Brasil.

Em 1821, mesmo após a abolição da inquisição em Portugal, a prática do protestantismo continuou sendo proibida. Somente estrangeiros podiam seguir outra religião que não fosse a católica, mas de nenhuma forma poderia existir templos ou reuniões religiosas que não seguissem o rito da Igreja Católica. Somente após a República a expressão “ liberdade religiosa” pôde existir, possibilitando a existência oficial de comunidades protestantes.

Pr. Kalley conseguiu fundar um Hospital na capital da Ilha da Madeira ( Funchal) e passou a perceber que ali existia uma carência a respeito da doutrina cristã. Por ser médico, passou a ter contato mais próximo com a população e percebia que ali existia uma grande necessidade de não só pregar, mas ensinar a Palavra de Deus.

Não se abstendo de sua vocação, fundou 20 escolas onde gratuitamente instruía, através da Bíblia, a rede primária com crianças e adultos e por este motivo em 1843 foi preso permanecendo assim durante algum tempo.

Vivenciando muitas perseguições e prisões, em 1845 foi fundada a primeira congregação protestante portuguesa, hoje com o nome de “ Igreja Evangélica Presbiteriana Central”.

Igreja Evangélica Presbiteriana Central – Funchal / Ilha da Madeira

Nessa mesma época, a economia da Ilha da Madeira, que vivia à base do comércio de vinhos, sofreu um forte declínio causando uma grande crise econômica. E simultaneamente ao nascimento do protestantismo em Portugal, é iniciado um tempo caótico na área política e econômica.

Dentro dessa grande tensão ocorreu um dos fatos marcantes na história de Robert Kalley. Sua residência foi incendiada e sua vida devastada por injúrias e ações contra seus feitos. A Ilha da Madeira era tradicionalmente católica e a parte da população que não aprovava o crescimento do Protestantismo ameaçavam a integridade física e moral de todos participantes da comunidade protestante.

Assim, temendo pela vida de seus pastores, a comunidade convertida ao protestantismo os ajudaram a fugir da Ilha para os Estados Unidos e naquele mesmo ano mais de mil portugueses foram expulsos causando a fundação de uma cidade chamada “ Jacksonville”.

Localização da cidade Jacksonville no estado americano de Illinois.

Jacksonville é localizado no Condado de Morgan , no Estado americano de Illinois. A primeira grande evangelização protestante em território Lusitano e a prisão de Kalley no verão de 1846, causou a expulsão de homens, mulheres e crianças madeirenses protestantes que foram obrigadas a irem para o Estado americano de Illinois e por isso são conhecidos pela expressão “ Madeirenses errantes”.

Robert Kalley e os chamados “ Madeirenses errantes”

Em 1851 morre a primeira esposa e companheira de missões, Margaret Kalley.

No ano seguinte, dando prosseguimento as ministrações e ensinos aos refugiados madeirenses, Pr.Kalley  conhece a missionária e musicista Sarah Poulton tornando-se sua segunda esposa.

Ao ler um livro do Missionário Metodista americano Daniel Parrish Kidder , Kalley e sua atual esposa interessaram-se pelo Brasil. E em 10 de maio de 1855, chegava no Rio de Janeiro os responsáveis pela Introdução do ensino bíblico, em português e para brasileiros especificamente.

Livro que inspirou a vinda do casal de Missionários ao Brasil inscrito pelo também missionário norte americano Daniel Parrish Kidder.

Há muitos registros de reuniões protestantes no Brasil antes da chegada dos missionários:

  • Em 1557 , foi realizado o primeiro culto evangélico em terras do continente americano por crentes calvinistas (Reverendo Pierre Richier). Nesta data é comemorado o Dia do Primeiro Culto Protestante no Brasil -10 de março
  • Em 1630, foi realizado reuniões por crentes da Igreja Reformada Holandesa.
  • Há registros que a primeira Igreja a iniciar trabalhos missionários no Brasil , entre 1836 e 1841, foi a Igreja Metodista. Mas infelizmente tiveram que abandonar a missão por problemas pessoais dos missionários (Viuvez e orfandade de crianças, filhos de missionários).

Os únicos que estabeleceram-se no Brasil e trouxeram todas as fortes influências da Reforma Protestante em áreas políticas e educacionais foram os missionários Robert Kalley e sua esposa Sara.

As reuniões ocorriam na cozinha de sua casa e que originou à Igreja Congregacional no Brasil. Robert Reid Kalley lutou pela Liberdade de culto, batizou o primeiro brasileiro e há registros de ter sido o primeiro a realizar um culto evangélico em língua portuguesa, no Morro da Saúde, localizado no Estado do Rio de Janeiro.

A Igreja Evangélica Fluminense é a primeira congregação protestante brasileira a cultuar em Português.

Pr.Kalley e sua esposa Sara, permaneceram na cidade de Petrópolis com cultos domésticos e observaram as mesmas carências a respeito da Doutrina Cristã, inclusive de crianças. O local utilizado para as reuniões que deram origem a Escola Bíblica Dominical , hoje é um colégio e possui um memorial que registra este fato tão importante para a história do protestantismo no Brasil.

Fundada em 1932, a Igreja Evangélica Congregacional de Petrópolis – IECP

A introdução da Escola Bíblica Dominical nas igrejas teve fundamentação na educação cristã infantil. As crianças sempre foram observadas com atenção e amor pelos grandes mestres.

A saúde e o futuro da Igreja sempre foram interpretados pela qualidade educacional do público infantil.

E é importante citar que por Robert Kalley ser da área médica , exerceu grandes projetos sociais através de seu exercício, atendendo as comunidades pelas quais viveu e exerceu dentro de todas as suas missões um trabalho voltado para a área social atingindo a área educacional.

Considerava que através da instrução e do conhecimento, um povo tornava-se mais consciente e a vida em comunidade mais produtiva.

Mesmo que a Constituição Imperial permitisse a “ Liberdade religiosa”, existia um preconceito diante da fé evangélica, os cultos eram denominados “ Acatólicos”, não podendo expor a imagem de que fossem uma “Igreja” e nem era permitido cultuar na língua portuguesa.

Dr.Kalley voltou a sofrer agressões , como apedrejamentos e encontra-se  nos registros históricos , despachos jurídicos considerando Kalley e seus membros como “Ajuntamento ilegal, sem licença para tais reuniões”.

Nos mesmos anos que constam violências e injúrias sobre sua vida , também constam registros de Igrejas fundadas ( como o caso de 1873 onde foi fundada a Igreja Evangélica Pernambucana). Discursos e posicionamentos contra a escravidão (que era aceito culturalmente na sociedade da época), apoio a famílias carentes, casamentos no rito evangélico e a aceitação formal de 28 artigos que até hoje são a base doutrinária dos congregacionais brasileiros são suas marcas na história do Protestantismo no Brasil.

Foram inúmeros frutos que sua fé e dedicação a obra do Senhor deixaram para a história do protestantismo no Brasil. Considerado o pai espiritual e mentor de sua época, geração de ministros e missionários imitaram seu testemunho.

No fim de sua vida criou uma sociedade missionária, não-denominacional, para enviar obreiros ao Brasil. Faleceu em 1888, na Escócia ( um ano antes da Proclamação da República no Brasil) e sua esposa materializou seu último projeto com a criação da sociedade “ Help for Brazil” , considerada precursora da União Evangélica Sul-Americana ( UESA).

Diante do exposto, creio que cada um ao ler a biografia deste grande homem de Deus, sente em seu coração o entendimento pessoal e não transferível   sobre a importância de se aprender e dedicar-se firme e constante no ensino da Palavra.

No Livro de Oséias, o profeta menor declara de forma tão esclarecida sobre a queda que uma sociedade é capaz de vivenciar quando escolhe viver na ignorância:

O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento
Oséias 4:6

A única resistência frutífera contra a ignorância, é a busca pelo conhecimento. E assim como está registrado na Bíblia:

Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador, que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade.
1 Timóteo 2:3-4

Por isso , meu amigo leitor, não abra mão de exercer a sua missão nessa terra e neste tempo! Exerça seu papel como Pai ou Mãe e leve seus filhos ao conhecimento da Palavra. Convide seus amigos novos na Fé e apresente-os aos professores da sua Igreja. Auxilie seus pastores na recepção de novos membros , separe uma cadeira ao seu lado e motive um irmão a seguir em busca pelo conhecimento, compre a revista bíblica e presenteie um jovem que está em fase de amadurecimento.

Faça a sua parte! E lembre-se que antes de tudo ser simples e acessível, houveram muitas guerras para isso acontecer e hoje podemos estar juntos vivenciando todos os frutos !

Fontes de pesquisa :

  • LÉONARD, Émile G. O Protestantismo Brasileiro. São Paulo: ASTE, 2002.
  • CARDOSO, Douglas Nassif. Sarah Kalley: Missionária Pioneira na Evangelização do Brasil. São José dos Campos: Edição do Autor, 2005.
  • GILBERTO, Antônio. A Escola Dominical. Rio de Janeiro: CPAD, 1998.
  • MCGRATH, Alister. Origens Intelectuais da Reforma. São Paulo: Cultura Cristã, 2007.
  • A CONFISSÃO DE FÉ, edição especial. São Paulo: Casa Editora Presbiteriana, 1991
  • FERNANDES,Ferreira. Madeirenses Errantes.São Paulo : Editora ‏ : ‎ Oficina Do Livro ,2007

Publicações Relacionadas

Outras Publicações

InterBible
Débora Souza

Confiando somente em Deus

“Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e

Leia mais