Menu

Relação do adolescente com a Bíblia. Até onde a Bíblia é a maior influência deles?

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

“No início era o verbo, e o verbo estava com Deus e o verbo era Deus.”

João 1.1

Os brasileiros têm reputação de desinteresse com livros e textos escritos, embora a Bíblia seja o mais lido. Uma pesquisa feita pela agência Brasil, realizada pelo instituto pró-livro em parceria com Itaú Cultural, entrevistou 8.076 entre 208 municípios entre Outubro de 2019 e Janeiro de 2020, antes do período pandêmico. Essa pesquisa aponta que enquanto cresce o número de leitores com 5-10 anos, cai o percentual a partir dos 11 anos. Além de demarcar algumas problemáticas em relação à leitura básica, afirmando que alguns brasileiros não sabem ler, outros leem muito devagar, outros não têm concentração de leitura e outros ainda não compreendem o que é lido. Essa pesquisa também demarca que o tipo de texto com melhor disposição para o brasileiro é o texto curto e objetivo.

Somado a isso, nessa estrutura montada pela era digital, a maior leitura feita por brasileiros está associada a aplicativos de mídia como atividades preferidas para leitura no tempo livre. O tempo ocioso na mídia é o padrão de funcionamento e a falta de disciplina e desejo por descobrir mais a Deus através das escrituras é ainda mais irregular.

Um estudo realizado pela universidade da Califórnia, L.A, entre jovens de 13-18 anos, procurou determinar o que ocorre com os circuitos cerebrais ao postarem conteúdo nas redes sociais numa variação entre 8 a 18h – o tempo gasto por dia nas plataformas digitais. Hábito que pode influenciar o cérebro em formação desses jovens, destacando que o período de uso é bem superior ao tempo de sono diário.

Nessa mesma pesquisa verificou-se que a ativação cerebral nas áreas de recompensa e prazer (semelhantes a outros vícios) é potencializada quando os amigos aprovam as postagens, criando-se um hábito compulsivo. Entre uma postagem e outra, cria-se um espectro vazio e frustrado do mundo, pouco interessado na vida real e profundamente imaginativo.

As relações vividas são compreendidas como acontecimentos fugazes e de pouca elaboração interna. É frequente observarmos despreparo de atitude do jovem quando se depara com situações adversas e bastante concretas ao ser confrontado com seus anseios internos.

Devemos como professores de EBD impedir que a ociosidade reine no cotidiano dos nossos jovens e estimulá-los a ter convivência com Deus pela leitura e oração diária, pelas experiências vividas e, assim, adquirir intimidade, entender sobre os caminhos de Deus a fim de reagir às adversidades da vida.

A rotina e disciplina são pouco valorizadas e suas dimensões são percebidas como tediosas para os jovens. Aceitar a disciplina como parâmetro para a leitura bíblica diária é o maior desafio na sociedade hedonista em que estamos inseridos.

Ideias aos professores de EBD:

Utilizarem desses recursos midiáticos que tanto viciam para incentivar o convívio dos jovens da EBD com a Palavra de Deus. Por exemplo, fazer grupos com o professor administrador em que todos postem atividades ou descobertas ou surpresas (em vídeo, foto, áudio, texto, artes) em que os jovens testemunharam a presença de Deus nas pequenas coisas do cotidiano e por fim associar a versículos com breve explicação desse testemunho. A finalidade dessa atividade é retroalimentar o cotidiano à palavra de Deus favorecendo a disciplina.

Referências:

BÍBLIA DE ESTUDO MATTHEW HENRY. Rio de Janeiro: Central Gospel editora, 2014. 2144 p. Antigo Testamento e Novo Testamento.
Agencia brasil publicado em 11/9/20 16:53 por Mariana Tokarnia repórter da agencia brasil no Rio de Janeiro. Data de acesso: 22/01/21.
Como o cérebro dos adolescentes reagem às mídias sociais Data de publicação: 08/06/2016. data de acesso: 12/12/2020 Fonte: Icict/Fiocruz Data de publicação: 29/10/2020 – 11:08 Data de acesso: 19/01/21.

Publicações Relacionadas

Sala dos Professores
Roberta Galvao

TORNE-SE INESQUECÍVEL!

“…aproximou-se dele uma mulher com um frasco de alabastro contendo um perfume muito caro. Ela o derramou sobre a cabeça de Jesus quando ele se

Leia mais

Outras Publicações

Our Faith
Verônica de Souza

Let Go Of What Lies Behind

In Philippians 3:13, the apostle Paul says one thing he really made an effort in doing was “forgetting what lies behind” – letting go of what already has passed. I believe Paul tried fixing earlier mistakes and discovered how complicated and impossible it was to try and do that. There is only one thing we can do with the past – give it to God! When we let Him take our messes and turn them into miracle, God has the ability to use our mistakes for our great good if we trust Him to do so.

Leia mais
Pregador Bem-Sucedido
Geziel Gomes

Onde estão os pregadores?

Onde estão os pregadores plenamente comprometidos com a essência do Evangelho de Cristo, capazes de ministrar o trigo da Palavra sem o joio das imaginações

Leia mais