Menu

O primeiro homem (Homo sapiens)

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Quem foi o primeiro homem? Reflexões como essa faziam parte das indagações (para alguns, “divagações”) teológicas e filosóficas desde os primeiros registros históricos. Porém, após o grande salto científico proveniente da revolução científica, várias linhas de pesquisa enveredaram em busca da gênese do universo, das espécies e finalmente da origem do homem, culminando na fascinante “teoria da evolução” de Darwin. 

O que até então era respondido baseando-se em livros como Gênesis, contido tanto na Torá como na Bíblia cristã, passou a ser pesquisado em caráter científico, e qualquer crença ou argumento baseado em fé foi substituído pelo método de cartesiano. 

Após uma viagem de quase cinco anos ao redor do planeta, Darwin fez uma série de observações em vários animais e plantas, uniu princípios de “seleção natural” e “ancestralidade comum”, e então propôs uma nova teoria de como explicar a origem das espécies. 

Segundo ele, com o passar de várias gerações, algumas características seriam transmitidas e outras não, e assim os descendentes tornar-se-iam bem distintos de seus ancestrais. Esse processo iria se acentuando com o tempo, de forma que após tantas mudanças surgiriam novas espécies. Algo semelhante ao que aconteceu com os cães, só que em um processo espontâneo. Hoje temos inúmeras raças, algumas bem pequenas e outras maiores que os lobos. 

Essas mudanças ocorreriam de uma maneira direcional, lenta e gradual. Só sendo perceptível após milhares de anos ou em eventuais acontecimentos evolutivos, denominados de “saltos evolutivos”. Se voltássemos no tempo, conseguiríamos ver o processo invertido. E as muitas espécies de hoje seriam cada vez mais reduzidas até se chegar a uma espécie comum a todos os seres vivos, segundo a teoria. 

Aplicando esse princípio aos seres humanos, nessa regressão gradual, chegaríamos a um tronco comum com outros primatas, destacando-se os Bonobos e Chimpanzés, o que teria ocorrido há cerca de 6 milhões de anos atrás. 

Se fizermos uma regressão mais recente, deveríamos encontrar um ancestral comum às “raças humanas”, ou em linguagem científica, para os Homo sapiens.

Na linha “tradicional” da teoria da evolução predomina a hipótese da “evolução multirregional” (Thorne, 1992). Defende que diferentes populações de Homo sapiens “modernos” remontam à época em que os humanos deixaram a África pela primeira vez, há quase dois milhões de anos, através de uma rede interconectada de antigas linhagens do Homo erectus, uma espécie diferente da humana. Assim, a partir dessa teoria pode-se dizer que as “raças humanas” que hoje observamos, vieram de ancestrais distintos, ou seja, o homem branco veio de um tipo de primata, o amarelo de outro e o negro de um outro tipo. 

NOTAS:

Seleção Natural: Processo em que os organismos mais aptos são selecionados pelo meio, sobrevivem, alcançam êxito em sua espécie e assim transmitem suas características aos seus descendentes. Os menos aptos tendem ao desaparecimento e extinção.

Ancestralidade Comum: Conceito em que todos os organismos existentes atualmente no planeta, dentro da história evolutiva, teriam vindo de um ancestral comum.

Porém essa teoria perdeu força frente a algumas descobertas e evidências robustas que vieram após o Projeto Genoma. Com muito mais substrato científico, baseando-se em estudos de material genético, o projeto genoma humano foi uma iniciativa internacional, iniciada na década de 90 com o objetivo de identificar e mapear os genes existentes no DNA do corpo humano. Através da determinação das sequências dos 3 bilhões de bases químicas que compõem o DNA foi possível armazenar essas informações em bancos de dados e disponibilizá-los para estudos nas mais variadas áreas, tanto de saúde e medicina, como em ciências sociais, antropológicas, históricas e até em engenharia genética e heredologia forense (New York Times, 2016). 

Com os fortes achados surgidos após a “decifração” do código genético humano, ganhou força a “Hipótese da origem única”. Amplamente aceita entre as principais comunidades científicas relacionadas ao Projeto Genoma. Tal linha defende que todos os atuais seres humanos descendem de um único grupo de Homo sapiens, que teria deixado o nordeste africano para em seguida colonizar o globo. 

Retornando ao início de nosso breve texto, quando citamos o livro de Gênesis, é inevitável lembrar que conforme a descrição sagrada da origem do homem, o fato ocorreu num jardim, por nome de Éden, situado entre os rios Tigre, Eufrates, Giom e Pison, numa região bem próxima ao descrito pela “Hipótese da origem única”. E mais ainda, que toda a humanidade teria vindo de Adão e Eva e seus filhos, ou seja, de um único grupo de Homo sapiens

Entre hipóteses e fatos, preferimos os fatos. Entre teorias e Bíblia, é impossível negar a inspiração divina e exata do “Livro dos livros” como bem afirma Paulo no livro de Atos no capítulo 17 e versículo 26: “e de um só fez toda a geração dos homens para habitar sobre a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados e os limites da sua habitação.”

NOTA:

Rios do Éden: Conforme Gênesis 2:10 – 14 abaixo:

“E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços.

O nome do primeiro é Pisom; este é o que rodeia toda a terra de Havilá, onde há ouro.

E o ouro dessa terra é bom; ali há o bdélio, e a pedra sardônica.

E o nome do segundo rio éGiom; este é o que rodeia toda a terra de Cuxe.

E o nome do terceiro rio é Tigre; este é o que vai para o lado oriental da Assíria; e o quarto rio é o Eufrates.”

Figura 01

Figura 01: Comparação dos 02 modelos: o multi-regional, afirma que as atuais “raças” têm ancestrais distintos e o “Saindo da África” (Origem Única), suportado pelos estudos mais recentes e Projeto Genoma.

Figura 02: Mapa de migração dos seres humanos anatomicamente modernos, com base no DNA mitocondrial. Tudo começou na África, de uma única população de Homo sapiens.  

[su_divider top=”no”]

REFERÊNCIAS: 

  1. THORNE, Alan G.; WOLPOFF, Milford H. A evolução multirregional dos humanos. Scientific American, n. 2, p. 48-49 (https://www.scientificamerican.com/article/the-multiregional-evolution-of-huma/)
  2. Zimmer. Single Migration From Africa Populated the World, Studies Find. 2016.https://www.nytimes.com/2016/09/22/science/ancient-dna-human-history.html?_r=1 
  3. https://www.bibliaonline.com.br/acf/gn/2/11+?q=pisom
  4. https://seara.ufc.br/pt/secoes-especiais-de-ciencia-e-tecnologia/secoes-especiais-biologia/origens-da-humanidade/ (Figura 01)
  5. https://netnature.wordpress.com/2016/06/27/dna-mitocondrial-o-que-ele-informa-sobre-nos-informa-sobre-nos-mesmos/ (Figura 02)
  6. ATOS. Capítulo 17. Verso 26. BÍBLIA PARA ANOTAÇÕES E ESBOÇOS. Almeida revista e corrigida. Rio de Janeiro:2018.Editora Central Gospel. P.1398

Publicações Relacionadas

Ciência e Fé
João Marcos / Lígia Helena

Por que sou objetor de consciência?

Vivemos em uma democracia. Isso é muito bom. Apenas 7,8% da população vive em “democracias plenas”. A EIU (Economist Intelligence Unit) alertou para a regressão

Leia mais
Ciência e Fé
João Marcos / Lígia Helena

Fígado, Rins e Sacerdócio

Em Êxodo, o segundo livro da Bíblia, no capítulo 28 em diante, vemos que Deus escolhe Arão e seus filhos para serem sacerdotes. Durante todo

Leia mais
Ciência e Fé
João Marcos / Lígia Helena

Quem criou tudo isso?

“Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos”. A Palavra de Deus nos mostra os céus estrelados, como

Leia mais

Outras Publicações

Pregador Bem-Sucedido
Geziel Gomes

A Fé Pentecostal

Mais de um século tem se passado desde que irrompeu no mundo o chamado Movimento Pentecostal. Suas crenças e práticas remontam ao Dia de Pentecoste,

Leia mais