Qual é a mensagem central em Apocalipse?
A mensagem central em Apocalipse é: Jesus voltará para buscar a Sua Igreja. Podemos afirmar isso porque, ao menos, sete vezes em Apocalipse, é repetida essa declaração de Cristo: Brevemente a ti virei (Ap 2.5); em breve virei a ti (Ap 2.16); eis que venho sem demora (Ap 3.11); eis que venho como ladrão (Ap 16.15); eis que presto venho (Ap 22.7); eis que cedo venho (Ap 22.12); certamente, cedo venho (Ap 22.20). E a mensagem subjacente é: Prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus (Am 4.12).
Que assuntos são tratados em Apocalipse?
Em Apocalipse, é enfatizado que Jesus é o Yeshua Hamashia, o Salvador ungido por Deus, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, que há de voltar a terra para arrebatar os Seus escolhidos, julgar os pecadores, estabelecer Seu Reino de paz, amor, justiça, verdade, alegria na terra, o qual dará lugar à Jerusalém celestial.
Nesse livro bíblico, também é revelado como será a volta do Senhor, quais serão os sinais no mundo, quais serão os sinais no céu e na terra dessa volta, e qual será o propósito do retorno de Cristo. É aludido o cumprimento real das promessas reveladas na Bíblia Sagrada, tanto no Antigo como no Novo Testamento, as quais se cumprirão nos últimos dias, na consumação dos tempos.
Entre os assuntos destacados em Apocalipse, estão: as instruções de Cristo às sete igrejas (Ap 2—3); a ira de Deus e o juízo divino sobre o mundo pecador, com a queda dos grandes impérios mundiais e a aniquilação de seu sistema satânico (Ap 6; 8; 9; 14; 16—18), antes da segunda vinda de Cristo (Ap 19.11-21). Na segunda parte, há menção dos mil anos de reinado do Senhor (Ap 20.2-6), do juízo final (Ap 20.4, 11-15) e apresentado um panorama do Reino eterno de Deus, dos novos céus e da nova terra (Ap 21.1–22.5). Sendo assim, os assuntos centrais em Apocalipse são: a volta do Senhor Jesus, o cumprimento das profecias bíblicas, a felicidade dos salvos e a restauração completa de Israel.
As revelações em Apocalipse estão relacionadas a outros textos e a outras promessas na Bíblia?
Sim. Elas não apenas estão relacionadas; muitas são o cumprimento de promessas de Deus no Antigo Testamento, que dizem respeito ao juízo das nações, à restauração da nação de Israel e ao estabelecimento completo e efetivo do Reino de Deus sob o governo do Seu Ungido, o Messias, durante o Milênio.
Em Apocalipse 19, por exemplo, que fala sobre a batalha do Armagedom, quando a nação de Israel será cercada pelos exércitos do Anticristo, vemos que se cumprirá o que foi predito em Daniel 11.21-45. Israel e outras nações vizinhas serão invadidas pelos exércitos do Anticristo. Jerusalém será tomada. O novo templo que será erguido será profanado. Israel estará prestes a ser destruída. Mas, naquele momento de crise e grande tribulação, o Senhor Jesus se revelará aos judeus como o verdadeiro Messias e Salvador. Ele virá à frente dos exércitos celestiais, montado num cavalo branco, vestido de linho branco, puro, fino. Ele terá três designações: Fiel e Verdadeiro, Rei dos reis e Senhor dos senhores, e Ele virá para socorrer a nação de Israel, para salvar os judeus da grande batalha do Armagedom.
Este texto é parte da obra “Mistérios do Apocalipse”.
A obra integral pode ser adquirida em: https://loja.editoracentralgospel.com/centralgospel/livro-os-misterios-do-apocalipse-000197