Menu

A importância das avós

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

“Recordo-me da sua fé não fingida, que primeiro habitou em sua avó Lóide e em sua mãe Eunice, e estou convencido de que também habita em você”. 

(2 Timóteo 1.5)

 

O apóstolo Paulo não elogiou somente o zelo de Eunice ao educar Timóteo nos preceitos de Deus. Mais alguém mereceu destaque: a avó de Timóteo, Loide. 

Pelo que percebemos, desde os tempos mais remotos, o valor do trabalho das avós é incontestável, estando isso registrado em diversas passagens bíblicas. 

Noemi, a sogra de Rute, por exemplo, depois de passar por muitas tristezas e aflições, teve na vida a alegria de ver nascer seu neto e cuidar dele com muito amor, auxiliando em sua educação (leia no Livro de Rute os quatro capítulos que compõem a linda história dessa mulher).

A influência e a sabedoria de Loide certamente foram fundamentais em muitos momentos, dando força a Eunice, sustentando-a, ajudando-a a orientar Timóteo na Palavra de Deus e a testemunhar-lhe uma fé não fingida. 

Se você é avó, veja o que a Palavra de Deus diz: “Os filhos dos filhos são uma coroa para os idosos” (Pv 17.6a). Sim, seus netos são uma coroa de alegria e vitória em sua vida! Diante disso, o que você tem feito para contribuir para a educação e o fortalecimento espiritual deles? 

Seus netos precisam de você! Não pense que é inútil e que não pode contribuir com nada. Suas experiências de vida a capacitam a orientar e ajudar seu neto. Você possui uma sabedoria que só é adquirida com o tempo, fruto da vivência e do aprendizado de ano após ano. Não subestime isso!

A palavra compara a beleza da juventude e a da velhice: “A beleza dos jovens está na sua força; a glória dos idosos, nos seus cabelos brancos” (PV 20.29). Em outras palavras, quanto mais cabelos brancos nos surgem mais belas nos tornamos interiormente, porque, implicitamente, eles significam experiência, aprendizado, sabedoria, mansidão, temperança, domínio próprio, paciência, longanimidade, amor e tudo mais que só adquirimos em maior proporção ao longo da vida. 

Além da capacitação natural que os anos concedem a toda mulher, você tem em seu espírito a principal ferramenta para ser uma benção na vida de seu neto: a Palavra de Deus, que é mais do que suficiente para orientá-la a ser avó que a diferença, como Loide. Seja útil, não se entregue, julgando-se ultrapassada, pois isso não vem de Deus!

Caso seus parentes não necessitem de seu auxílio direto, não se entristeça; ore por seus filhos e netos, pois a Palavra de Deus instrui: “Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz” (Tg 5.16).

Não dê ouvidos ao inimigo, que diz que você não é útil! Você é uma serva do Altíssimo experiente pelos anos que traz em sua história, forte porque a vida a fortaleceu ao longo dela e sábia porque a palavra habita em você, por isso o amor de Deus é aperfeiçoado em seu viver.

“Mas, se alguém obedece à sua palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus está aperfeiçoado. Desta forma, sabemos que estamos nele: aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou”  (1 João 2.5,6).

Que tesouro maravilhoso você tem dentro de si! Então não desperdice em hipótese alguma! Seja uma benção na vida de seus netos. Assim como Loide entrou para a história dos acontecimentos bíblicos por ter sido uma avó que soube ajudar na formação física, mental e espiritual de Timóteo, que você possa sempre ser referência de auxílio, fé, amor, dedicação, colaboração, sabedoria, prestatividade e oração entre os seus!

Marque positivamente a vida de seus netos. Mas, nunca ocupe o lugar da mãe e não tire sua autoridade! Respeite o espaço dela e cumpra bem a sua função de avó. 

*Este texto é parte da obra “VIVENDO COM OUSADIA”  – PASTORA ELIZETE MALAFAIA”. 

Adquira a obra integral em: https://loja.editoracentralgospel.com/centralgospel/livro-vivendo-com-ousadia-elizete-000460

Publicações Relacionadas

Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

ORAÇÃO DA FILHA

Paizinho querido, amo muito o Senhor. Tu és o amado da minha alma. Peço perdão à Ti por todos os meus pecados, pois, algumas vezes,

Leia mais
Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

AS BOAS NOVIDADES

Respondeu-lhe o anjo: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para falar-te e trazer-te estas boas-novas. (Lucas 1.19 ARA) Assim como

Leia mais
Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

ORAÇÃO DA MÃE

Pai querido, amo muito o Senhor. Peço perdão a Ti por todos os erros que cometi como mãe perante minha filha e com ela. Ajuda-me

Leia mais

Outras Publicações

Pregador Bem-Sucedido
Geziel Gomes

Comprometidos com o Evangelho

Desde há muito somos conhecidos como evangélicos, ou seja, como pessoas que creem no Evangelho, que aceitam o Evangelho, seguem-no, com ele se identificam e

Leia mais