Menu

Reflexões sobre a Igreja

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Seria inútil tentar identificar algo mais precioso neste mundo que a Igreja do Senhor Jesus Cristo, Seu Rebanho, Seu Corpo e Sua Noiva.

Ela foi estabelecida oficialmente em Jerusalém, no Dia de Pentecoste e desde então realiza a superior tarefa de adorar a Cristo, proclamar Sua Palavra, demonstrar o Seu poder e estender o Seu Reino.

“A Igreja reflete fundamentalmente a sabedoria e o propósito de Deus” [1]. Ela não é a continuação de Israel, tampouco uma nova religião, senão um povo escolhido, com propósitos e futuro predefinidos, segundo a soberana presciência do Pai Celestial.

É inegável a existência de uma guerra cruel movida por Satanás contra a verdadeira Igreja de Cristo, no entanto, o próprio Mestre tem, de antemão, lhe assegurado plena vitória (Mt 16.16-18). A Igreja existe como resultado direto da misericórdia, do sacrifício e da autoridade de Cristo.

Entender o conceito bíblico de igreja como um corpo de pessoas chamadas para fora do pecado, para serem santos, ajuda-nos a apreciar a riqueza da descrição de Paulo, da “Igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue“; Jesus não morreu para comprar terra e edifícios, nem para estabelecer alguma instituição. Ele morreu para comprar as almas dos homens e mulheres que estavam mortos no pecado, mas que agora têm salvação e esperança de vida eterna (Rm 5:8; 1 Co 6:19-20) [2].

Cada filho de Deus deve pertencer a uma igreja local. Além disso, deve servir-lhe fielmente. Igreja não é um lugar de divertimentos, senão de compromissos, sobretudo compromissos de ordem espiritual.

Desde cedo as pessoas devem ser treinadas a estudar a Bíblia e descobrir o que ela ensina a respeito do sentido mais profundo de sua existência e de suas múltiplas atividades na Terra. Esta é a razão por que cada igreja deve manter com seriedade, devoção e inteligência sua(s) classe(s) de discipulado.

“O discipulado serve para dar, àqueles que crêem, uma base bíblica, apresentando-lhes as principais doutrinas da fé cristã; considerando que sua vida foi comprada com o sangue de Cristo, conservando assim, o fruto gerado pelo Espírito Santo.” Iniciar bem a vida cristã pode significar a garantia de um futuro promissor, de estabilidade espiritual e de produção de frutos abundantes para o Reino de Deus. Que a Igreja não descure o seu papel de sal da terra e luz do mundo (Mt 5.15-16) antes seja prudente e vigilante, não se deixando corromper diante dos muitos apelos do Inimigo, das muitas estratégias do mundo e das muitas oscilações daqueles que praticam uma religiosidade estéril.

A Igreja nasceu para triunfar e ninguém a pode impedir de que alcance seu objetivo, senão ela própria, caso venha a tornar-se estéril. A Igreja deve cultivar o seu amor a Deus, e a tudo que Lhe diz respeito, a partir de Sua mui bendita Palavra.

Deve amar-se a si mesma, ou seja, deve desenvolver entranhavelmente a prática do amor fraternal. Mas deve também amar os perdidos, os deserdados espirituais, os que, estando vivos, acham-se mortos diante de Deus.

A prática de Missões torna a Igreja mais unida, mais aquecida, mais motivada e mais digna de ser galardoada pelo Mestre e Senhor, no dia de Sua Vinda.

A Ele, glória para sempre e eternamente.

[1] Gary Hunt.

[2] Dennis Alan: http://www.estudosdabiblia.net/d40.htm Texto original disponível em http://prgeziel.blogspot.com/2010/

Publicações Relacionadas

Pregador Bem-Sucedido
Geziel Gomes

Esforço e Sacrifício

Tenho encontrado muitas pessoas, muitas mesmo, que estão fazendo alguma coisinha para Jesus e chamam isto de sacrifício. Penso que deveríamos ser mais honestos, mais

Leia mais
Pregador Bem-Sucedido
Geziel Gomes

Seis tipos de Igrejas

Que se saiba, antes de Mateus 16.16-18 ninguém pensou em estabelecer uma Igreja. Após o Dia de Pentecoste, muitos têm fundado a sua. Alguns têm,

Leia mais

Outras Publicações

Geral
Cyntia Pecli

A História da Vacina – Parte II

Agora que nós já conhecemos a história do surgimento da primeira vacina, vamos entender melhor como surgiram as vacinas, que temos disponíveis até hoje, os

Leia mais
Devocional
Felipe Rodrigues

Companheiro de lutas

“Paulo, prisioneiro de Jesus Cristo, e Timóteo, nosso irmão, a Filemom, nosso querido e amado cooperador, e à nossa amada Áfia, e a Arquipo, nosso

Leia mais
Devocional
Sheyla Cabral

Alegria

A alegria que o Senhor proporciona nos basta! Nada e ninguém tem a capacidade de complementar isso, muito menos de ser melhor; portanto, a alegria

Leia mais