Menu

Os filhos são herança do Senhor

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Deus é o criador da família, porque Ele ama as gerações. Depois de criar todas as coisas, o Senhor criou o homem à Sua imagem e semelhança, e providenciou-lhe uma companheira para que juntos formassem uma família (Genêsis 1:26; 2:20-25). Mais tarde, ele escolheu um homem, Abraão, para a partir dele e de sua, Sara, humanamente estéril, criar uma grande família, tornando-se o Deus de Abraão, Isaque, Jacó, de toda nação de Israel e o nosso Deus, Seus filhos em Cristo.

Satanás tenta destruir a família porque sabe que ela é aliança e compromisso, símbolo do pacto que termos com Deus em Cristo. A família é marca, origem, pertencimento, herança, cuidado, proteção e legado. É nela que todo ser humano começa a descobrir o mundo quando bebê, que são dados os primeiros passos e balbuciadas as primeiras palavras. 

É na família que recebemos o primeiro afeto, aprendemos a amar, comunicar, compartilhar, perdoar e nos doar, que criamos responsailidades, vínculos, raízes e perpetuamos a espécie, deixando um legado de amor, conhecimento de Deus, santidade, intimidade e companherismo aos nossos filhos e às gerações futuras. Muitos casais hoje não querem ter filhos, estão influenciados pela cultura da morte, do individualismo, egoísmo e egocentrismo, e isso infelizmente também tem encontrado força na mente de muitos cristãos.

Já reparou como os Orientais (os judeus e árabes, por exemplo) têm muitos filhos? Eles entendem a família como uma bênção divina, os filhos como parte da herança de Deus, uma fortificação para a casta e oportunidade de perpetuar suas crenças e religiões para que se expandam mundo afora. Essa também deve ser a concepção de todo cristão!

Ouça, ó Israel, o nosso Deus, é o único Senhor. Ame o Senhor, o seu Deus, de todo coração, de toda a sua alme e de todas as suas forças. Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar. Amarre-as como um sinal nos braços e prenda-as na testa. Escreva-as os batentes das portas de sua casa e em seus portões (Deuteronômio 6: 4-9).

Você entende que plano o diabo tem armado? Ele quer que os cristãos não tenham filhos para que a Palavra de Deus se torne enfraquecida no mundo! Hoje, vemos famílias enormes de muçulmanos em toda parte, nas quais é ensinada a religião deste povo, o islamismo. Segundo sociólogos, há um plano entro os muçulmanos de dominar o mundo pacificamente, povoando principalmente países da Europa e de outros continentes em que a taxa de natalidade é baixíssima.

Quando andamos por muitas nações chamadas de Primeiro Mundo, para todos os lados, o que vemos são famílias muçulmanas por vezes com mais de cinco filhos, gerações que são criadas segundo a religião islã e que em cinquenta anos serão maioria em quase todo o mundo. Acorde, precisamos ensinar a Palavra de Deus aos nossos filhos, formar gerações pessoas comprometidas com os princípios da Palavra e com o Reino de Deus!

Ele decretou estatutos para Jacó, e em Israel estabeleceu a lei, e ordenou aos nossos antepassados que a ensinassem aos seus filhos, de modo que a geração seguinte a conhecesse, e também os filhos que ainda nasceriam, e eles, por sua vez, contassem aos seus próprios filhos. Então eles porão a confiança em Deus; não esquecerão os seus feitos e obedecerão aos seus mandamentos (Salmo 78: 5-7).

Em nome de Jesus, nossos filhos serão ensinados na Palavra de Deus e darão frutos de honra e glória ao Senhor, serão como árvore plantada à beira de àguas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prosperara! (Salmo 1:3)

Poder de transformação

Sabemos que as dificuldades econômicas em muitos países levam seus habitantes a não terem muitos filhos, mas isso não significa que não devam gerar nenhum! Outros optam por não terem filhos para viverem exclusivamente para o trabalho e lazer, sem terem de se dedicar aos cuidados nescessários a uma criança. 

Muitas pessoas hoje acham que ter filhos não é importante ou prioritário, mas são justamente eles que nos ensinam a dividir e nos dão outra (e melhor) visão de mundo, mais realista e ampla. 

Os filhos nos fazem entender o que significa a graça e o amor incondicional de Deus por nós, pois como pais aprendemos a ceder, ensinar, repartir, doar, perdoar, sacrificar, ser paciente, humilde e benigno e nos relacionar com os outros. Sem dúvida alguma, você se torna mais sensível, terno, misericordioso, bondoso, sábio e amoroso quando tem filhos (gerados ou não em seu ventre). Os filhos nos tornam pessoas melhores!

Os filhos são o maior bem, a maior herança que Deus nos confia para que os eduquemos de acordo com Sua Palavra, amemos e cuidemos, bem como para que sejamos pessoas realizadas, fortalecidas, seguras e mais felizes em família. 

Educar é uma responsabilidade que nos enriquece, torna-nos mais sábios, faz-nos ensinar o que aprendemos (inclusive, com os antepassados) e desperta em nós o desejo de conhecermos mais e mias para que possamos oferecer o melhor  em termos de conteúdo aos filhos. Educar é deixar um legado moral, ético, educacional, emocional e espiritual.

Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá. Como flechas nas mãos do guerreiro são os filhos nascidos na juventude. Como é feliz o homem que tem a sua aljava cheia deles! Não será humilhado quando enfrentar seus inimigos no tribunal (Salmo 127: 3-5).

Para quem não gerou um filho biológico, por que não adotar uma criança, pois é o convívio diário, o cuidado, a responsailidade e a troca de afeto que realmente tornam seres humanos em pais e filhos. Para amar uma criança e cuidar dela não é preciso ter laços sanguínes, apenas amor, dedicação, vontade, disposição e orientação na Palavra de Deus: Então nós, o teu povo, as ovelhas das tuas pastagens, para sempre te louvaremos; de geração em geração cantaremos os teus louvores (Salmo 79:13).

*Este texto é parte da obra “NO DIVÃ COM A DRA. ELIZETE MALAFAIA – FAMÍLIA

Adquira a obra integral https://loja.editoracentralgospel.com/centralgospel/livro-no-diva-familia-000476

Publicações Relacionadas

Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

AMOR, ESSÊNCIA DA VIDA

Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor. (1 Coríntios 13. 13 ARA) As

Leia mais
Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

ORAÇÃO DA FILHA

Paizinho querido, amo muito o Senhor. Tu és o amado da minha alma. Peço perdão à Ti por todos os meus pecados, pois, algumas vezes,

Leia mais
Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

AS BOAS NOVIDADES

Respondeu-lhe o anjo: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para falar-te e trazer-te estas boas-novas. (Lucas 1.19 ARA) Assim como

Leia mais

Outras Publicações

Devocional
Adriano Lopes

O Deus que muda cenários

‘Passando muito tempo, e sendo já perigosa a navegação, pois também o jejum já tinha passado, Paulo os admoestava, dizendo-lhes: Varões, vejo que a navegação

Leia mais
Teologia
Jonas Barbosa

Inteligência Financeira (Parte III)

Dicas para viver uma vida próspera Pague dívidas antigas e evite endividar-se Faça seu planejamento de forma a evitar endividar-se! Citei em momento anterior que

Leia mais
Devocional
Veronica Guimarães

A humildade e sua recompensa

A recompensa da humildade e do temor do Senhor são riquezas, honra e vida. Pv. 22:4 A humildade tem uma recompensa valiosa. Em um mundo

Leia mais