Menu

O Homem de Dores

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

“Só um Deus sofredor pode ajudar”.

Dietrich Bonhoeffer

Há tempos o homem se inquieta com a reação de Deus ao seu sofrimento. Como um Deus bondoso permite as catástrofes e atrocidades que assolam toda a humanidade?

Em seu livro “A pergunta que não quer calar”, mais uma vez, Philip Yancey aborda a questão que envolve Deus e o sofrimento. Apesar de não encontrar uma reposta pronta para tal pergunta, “Onde está Deus quando sofremos”? o autor faz algumas reflexões que derramam um pouco de luz sobre nossas trevas de inquietação.

Poderia discorrer aqui sobre os vários argumentos apresentados no livro, mas destaco o que mais me tocou: Yancey nos chama atenção para o fato de que ‘nenhuma outra religião tem esse modelo de Deus’, que tenha descido e vindo sofrer entre os homens. Quando o mundo em caos clama a Deus por socorro, Ele envia o que tem de melhor: Jesus é a reposta de Deus para o sofrimento humano!

“Por uma razão qualquer, Deus escolheu responder as agruras da condição humana não brandindo uma varinha mágica que fizesse o mal e o sofrimento desaparecerem, mas absorvendo isso pessoalmente. ‘Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós’ (Jo.1.14). Diante do sofrimento, não bastam palavras. Precisamos de algo mais: a palavra que se fez carne é a prova concreta de que Deus não nos abandonou”. (P. Yancey)

Jesus nos mostra que “o caminho redentor passa pelo sofrimento e não ao redor dele”. Ele bebeu do cálice até a última gota. Experimentou o sofrimento até a morte. Aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu e por isso temos um Sumo Sacerdote que se compadece de nós nas nossas fraquezas. O autor da nossa Salvação foi aperfeiçoado na dor. Isso nos garante a certeza de um Deus que se identifica com nossas agruras e aflições, não só porque é onisciente, mas porque também experimentou pessoalmente o sofrimento; o homem de dores sabe o que é padecer.

“Num mundo moderno que pressupõe que Deus está ausente, Cristo é Deus gritando: Estou aqui”!

Christian Wiman

YANCEY, Philip. A Pergunta que não quer calar. Tradução Almiro Pisetta. 1.ed. – São Paulo: Mundo Cristão, 2015.

Publicações Relacionadas

Devocional
André Batalhão

Ovelhas entre lobos

Quando Jesus envia os discípulos em missão, Ele não lhes promete facilidade, mas verdade. Suas palavras são diretas: “Eis que eu os envio como ovelhas

Leia mais
Devocional
André Batalhão

Fé que persevera

“Acaso Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele dia e noite? Continuará fazendo-os esperar? Eu lhes digo: ele lhes fará justiça,

Leia mais
Devocional
Déborah Freire

O ponto final

Pronto. Agora quero fazer algo por ela! Mas o quê? Um filho.Se considerarmos a narrativa bíblica, veremos que a sunamita não pediu nada em troca

Leia mais

Outras Publicações

Fala Malafaia
Silas Malafaia

Seja humilde diante de quem pode ajudá-lo

“Diante da honra vai a humildade”  Provérbios 15.33           “O humilde de espírito obterá honra”  Provérbios 29.23 Quem precisa de um favor, deve pedir com humildade;

Leia mais
Pregador Bem-Sucedido
Geziel Gomes

Se…

Se José dependesse dos votos de seus IRMÃOS, nunca teria sido Governador-geral do Egito. Ele chegou lá porque não dependia dos votos do seu povo.

Leia mais