Menu

A dor que nos cega

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

‘Cheia parti, porém vazia o Senhor me fez tornar’. (Rute 1.21)

Definitivamente, a vida não foi fácil pra Noemi… Ela sabe bem o que é DESESPERO, PERDAS, CHORO, DOR, LUTO,VELÓRIO e por aí vai…                                                                                                                                       

Quando as terras de Belém passaram por um período de fome, Noemi e sua família foram morar nos campos de Moabe, a fim de sobreviver à falta de pão que Belém passava. Mas foi justamente em Moabe que Noemi conheceu a morte de perto! Fugiram para sobreviver, mas não imaginavam que era naquele lugar que a história de sua família chegaria ao fim…                                                                                                                                                              

Em Moabe, Noemi conheceu a dor de perder o marido! A dor de ficar viúva! A dor de não ter mais sua provisão dentro de casa. Então a vida decidiu bater um pouco mais forte; Noemi vai experimentar um estágio maior de dor. Um novo velório estaria por vir e, dessa vez, mais significativo: ela irá perder seus dois filhos. Malom e Quiliom também morreram nos campos de Moabe!

Agora é enfrentar o luto outra vez, o choro outra vez, a dor da perda outra vez, o velório outra vez, o desespero outra vez. Em Moabe, Noemi enterrou o marido e também seus dois filhos. Ainda carregada de muita dor, Noemi recebe uma boa notícia: sua terra natal não está mais em fome. Belém voltou a produzir pão! Agora ela poderia voltar e lá recomeçar a sua história! Sua nora, Rute, lhe jura fidelidade:  

– Eu não vou me afastar de você, Noemi!  Aonde tu fores irei eu, o teu povo é meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Que só a morte possa me separar de ti!

Acompanhada de uma amiga fiel, Noemi volta para Belém. 

– Vejam, não é Noemi? A mesma que saiu daqui há dez anos? Sim, era ela, mas ela não era mais a mesma. 

-Não me chamem mais de Noemi. Meu nome agora é Mara. CHEIA, EU PARTI… PORÉM, VAZIA O SENHOR ME FEZ TORNAR.

No momento em que a Noemi grita que está vazia, uma personagem, em especial, está ali ao lado dela. Noemi está gritando para todos com muita dor na alma! ‘Estou vazia’. ‘Perdi todos’. ‘Não tenho ninguém’. Mas ela esqueceu, que ao seu lado tem alguém que lhe jurou fidelidade. Alguém que ainda acredita na sua história e está dizendo:  ‘Ei Noemi, você não está vazia não. Eu estou aqui com você!’ Você teve perdas, é claro…mas alguém ainda está aí do seu lado.

Às vezes carregamos dores tão fortes, perdas tão significativas que gritamos como Noemi: Perdi tudo, estou sozinho. Acabou. Não tenho mais ninguém. Esquecemos que do nosso lado tem as RUTES jurando fidelidade a nossa história.

A dor tirou de Noemi a capacidade de enxergar quem ainda estava do seu lado! A dor era tão forte, que ela não conseguia perceber que ao seu lado ainda tinha coisas boas… A dor a cegou de uma forma tão grande, que ela não conseguia enxergar nada, senão suas perdas… Nunca se esqueça que aí perto de você, pode ter uma Rute dizendo: Estou aqui. Vou ser fiel a você custe o que custar.. E eu ainda acredito na sua história com Deus!

Noemi, olha direitinho… você perdeu muitas coisas, mas o Céu colocou alguém especial do seu lado… 

Noemi, olha mais uma vez, você vai ver que a vida tirou algumas pessoas, mas também aproximou outras… 

Noemi, olha de novo, vai, perceba que você não está tão vazia assim! Tem gente boa e coisas boas acontecendo ao seu lado…

VALORIZE MAIS AS RUTES QUE DECIDIRAM FICAR DO SEU LADO…

NÃO DEIXE ESSE GRITO DE DOR OFUSCAR O QUE DE BOM AINDA EXISTE PERTO DE VOCÊ.

Publicações Relacionadas

Devocional
Déborah Freire

A inquietação

“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças.”

Leia mais
Devocional
Paulo Maskote

E quando for a sua vez?

Sempre gostei de observar os detalhes do episódio em que Deus se acendeu numa sarça para atrair o até então, genro do Jetro. Para terra

Leia mais
Devocional
Adriana Goulart

Ore pelo que restou

“Portanto, ore pelo resto que ficou” Is.37.4 O cenário é desfavorável: o reino do Norte foi levado cativo e agora o opressor vem marchando em

Leia mais

Outras Publicações

Sem categoria
Veronica Guimarães

Fidelidade e lealdade de Rute

Rute, uma mulher moabita, é um exemplo inspirador de fidelidade e lealdade. Apesar de ser uma estrangeira, Rute demonstrou amor e compromisso para com sua

Leia mais
Devocional
Renata Santana

A graça nos inclina a Ele

“Santificação é o trabalho da graça de Deus em nós para inclinar nossos corações a pensar e sentir Sua santa vontade”. John Piper Estar inclinado

Leia mais
Pregador Bem-Sucedido
Geziel Gomes

Existe esperança para os enfermos

1. Enfermidades existem desde que o pecado entrou no mundo. 2. Antes disto, somente havia saúde e bem-estar. 3. Se Adão e Eva não houvessem

Leia mais