“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2)
Você já viu a técnica que o Japão utiliza para alterar o formato das frutas, fazendo com que elas se enquadrem no modelo de transporte que ocupe menos espaço?
Eles encaixam as frutas ainda em formação, no pé, em caixas acrílicas. Enquanto elas crescem vão tomando o formato da caixa. E assim, quando chegam a estar maduras ficam formatadas ao modelo proposto, nada compatível com a forma natural designada a cada fruta.
O apóstolo Paulo está falando de algo semelhante. Ele nos alerta a termos cuidado para não entrar na forma que o mundo oferece ou impõe. Antes devemos renovar o nosso entendimento , e, que toda a transformação que viermos a experimentar seja oriunda de um processo de entendimento e compreensão à luz da Palavra de Deus e não daspelas “caixinhas” que a sociedade nos coloca.
Experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus é privilégio dos que não tomam o formato do mundo, que é impregnado por mentiras, fraudes, traições e todo tipo de pecado. Mas os que se transformam, se aperfeiçoam, se modificam para melhor, de acordo com a mente de Cristo. Esses sim, provam das boas dádivas de Deus.
Não somos perfeitos, mas se a gente tentar com afinco se esquivar da aparência do mal, já estaremos iniciando a transformação da nossa mente e não nos conformando com este mundo.