E quarenta anos vos fiz andar pelo deserto; não se envelheceram sobre vós as vossas vestes, e nem se envelheceu o vosso sapato no vosso pé. (Deuteronômio 29:5)
O êxodo dos israelitas para fora do Egito, bem como sua travessia do deserto, que durou 40 anos, são fatos bem conhecidos por nós.
Inclusive, quando na vida passamos por problemas ou momentos de angústia, dizemos que estamos passando pelo deserto, numa referência à jornada do povo de Deus.
Mas o que a gente não pode esquecer, ou o que a gente precisa entender é que o “deserto” é lugar de cuidado também.
Humanamente falando, o deserto é uma peregrinação em dores. Mas espiritualmente ponderando, o “deserto” é lugar de ensinamento, e também lugar de manifestação do cuidado divino.
Lugar de ensinamento, pois Deus queria corrigir a rota equivocada de Israel. E quando passamos por desertos é porque tomamos a rota errada e Deus quer nos instruir para o melhor.
Lugar de cuidado manifesto pois, ainda que no deserto, não faltou maná nem codornizes, nem sequer as roupas e sapatos envelheceram no uso cotidiano.
Deus é Deus de detalhes. Você consegue imaginar o desgaste do uso, o sol e o suor sobre roupas e sapatos durante 40 anos? Você já parou para pensar que no deserto não havia mercadores, tecidos à venda, nem nada para que a criança que cresce e perde as vestes, ou o tecido puído fossem substituídos. Mas O Deus de todo cuidado até nisto preservou os seus.
Está cruzando o deserto? O Deus de detalhes está cuidado de cada situação, concentre-se em aprender, absorver a instrução que Ele quer te dar, que de tudo mais Ele está cuidando e nada escapa do seu controle. Nos mínimos detalhes, Ele é provedor !