Menu

Reino de Deus, Temor do Senhor e Autoridade

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Vivemos em um mundo físico governado por leis naturais: leis biológicas, químicas, físicas etc. Seu conhecimento é apreendido por meio do raciocínio e dos sentidos.

Também vivemos no mundo espiritual, governado por leis e princípios espirituais. Estas leis e princípios são encontradas na Bíblia.

O conhecimento destas leis e princípios somente é possível por meio da revelação do próprio Deus à humanidade, por meio de homens que escreveram inspirados pelo Espírito Santo. 

  • 2 Pe 1. 20-21: “sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação; porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.”
  • Rm 15.4: “Porque tudo que dantes foi escrito para nosso ensino foi escrito, para que, pela paciência e consolação das Escrituras, tenhamos esperança.”
  • 2 Tm 3. 16-17: “Toda escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ministrar a verdade, para repreender o mal, corrigir os erros e para ensinar a maneira certa de viver a fim de que todo homem de Deus tenha a capacidade e pleno preparo para realizar todas as boas ações”.

A Bíblia é “cristocentrica”, ou seja, apresenta Cristo como Salvador que resgata a humanidade da situação de morte eterna provocada pelo pecado.

Este Salvador que também é Senhor, tem no centro de sua mensagem a anunciação de um Reino: o Reino de Deus (Mt 4.17). Um Reino que não é territorial: ele é um exercício de poder. 

Deus governa este Reino por meio de sua palavra: a Bíblia. É por meio dela que descobrimos quem Deus é, como ele pensa, age e o que espera de nós.

Para a nossa mente, imersa numa cultura pós-moderna e vivendo em uma forma de governo democrático, não nos é natural a forma de funcionamento de um Reino. Por isso, precisamos nos transformar renovando a nossa mente com a Palavra a fim de apreender sobre o Reino. Para, então, compreendermos a boa, perfeita e agradável vontade de Deus. Rm 12.2

É por meio da Palavra que o Reino de Deus se estabelece no mundo: Is 11:4 diz: “julgará com retidão e carinho todos os necessitados, com justiça tomará decisões em favor dos pobres. Usará a sua Palavra como se fosse um cajado, ferirá a terra; e com o sopro da sua boca exterminará os ímpios!”

O cajado como instrumento de um pastor tem duas funções: quando segurado pelo lado curvo serve de vara para corrigir ou castigar as ovelhas que se desviam e, segurando pelo lado reto serve para socorrer a ovelha caída em buracos ou precipícios, puxando-a pela curva do cajado.

  • Ap 1. 16 “Na mão direita ele segurava sete estrelas, e da sua boca saía uma espada afiada de dois gumes. O seu rosto brilhava como o sol do meio-dia.”
  • Hb 4:12: “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.”

O governo de Deus na vida de uma pessoa, que se dá por meio da sua Palavra, será tão maior quanto for o nível de temor do Senhor.

Temor do Senhor

Temor ao Senhor é o que me liga ao governo de Deus por meio da sua Palavra. O Temor do Senhor é o nível de autoridade que uma pessoa dá a Deus em sua vida refletido em um comportamento de submissão e obediência, proporcional ao conhecimento da sua vontade revelada em sua Palavra.

O temor do Senhor se expressa mais claramente em ocasiões em que são necessárias atitudes que refletem:

  • Obediência quando eu não concordo;
  • Obediência quando eu não ganho nada com isso;
  • Obediência quando eu sofro, quando eu sou penalizado por obedecer.

Vemos isso em Abraão,  recebendo da parte de Deus o selo de temor do Senhor: Gn 22.12: “Então, disse: Não estendas a tua mão sobre o moço e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus e não me negaste o teu filho, o teu único.”

O Temor do Senhor não significa ter medo de Deus

A prova de que temer ao Senhor não é ter medo de Deus, pode ser encontrada em diversas passagens do povo de Israel, quando demonstravam ter medo de Deus,  mas não demonstravam temer ao Senhor. Temer a Deus é ter  absoluta reverência e admiração por um Deus Todo-Poderoso e não medo de sua ira ou castigo!

Medo de Deus: Ex 20. 18-21: “E disseram a Moisés: Fala tu conosco, e ouviremos; e não fale Deus conosco, para que não morramos. E disse Moisés ao povo: Não temais, que Deus veio para provar-vos e para que o seu temor esteja diante de vós, para que não pequeis.”

A Ausência de temor do Senhor:  pode ser vista na passagem do Cap. 32 do livro de Exôdo, nos vs 7.8: “Então, disse o Senhor a Moisés: Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir do Egito, se tem corrompido, e depressa se tem desviado do caminho que eu lhes tinha ordenado; fizeram para si um bezerro de fundição, e perante ele se inclinaram, e sacrificaram-lhe, e disseram: Estes são os teus deuses, ó Israel, que te tiraram da terra do Egito.”

Há muitas promessas na Bíblia com chaves sobre o temor do Senhor (ver Sl 34.7: Sl 112.1; Sl 25.12: Sl 103.11: Sl 103.13; Sl 103.17: Pv 22.4).

Chaves para crescer no temor do Senhor:

  • Relacionamento íntimo com a Palavra que é a vontade de Deus expressa;
  • Ser cheio do Espírito Santo que é a fonte do temor do Senhor. Is 11.2

Autoridade

É um investimento de poder representacional. A própria pessoa não é a fonte de poder, mas ela representa determinado poder que lhe confere direitos e deveres.

Há autoridades em diferentes esferas: autoridades civis, autoridades espirituais, autoridades familiares etc.

O princípio para lidar com autoridade é o princípio da honra. A honra se reflete em um comportamento que demonstra:

  • Respeito
  • Obediência
  • Submissão

A autoridade confere: organização, visão e liderança. A falta de autoridade, por consequência, gera desorganização, divisão e falta de liderança.

“Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá.” Mt 12:25

À autoridade cabe a promoção, proteção e provisão. A autoridade será tão forte quanto for a unidade. 

Deus odeia a desonra à autoridade.  Vamos ver alguns casos em que isso acontece na Bíblia e a tratativa apresentada na Bíblia sobre esse assunto.

  • Core, Datã e Abirão: desonra à autoridade e rebelião de líderes que acreditavam que podiam servir a Deus sem estarem subordinados à autoridade instituída por Deus. Líderes que rejeitaram o governo de Deus por meio da desobediência à autoridade instituída. Números 16.
  • Aarão e Miriã:  desonra à autoridade por meio de críticas, baseadas em fatos “justificáveis”. Nm 12.
  • Absalão e Aitofel: desonra à autoridade e rebelião motivada por injustiça feita pela liderança. 2 Sm 13. 1-22, 2 Sm 14, 15, 17, 18. 9-18
  • Cam: desonra à autoridade motivada por falha do líder, expressa por meio de exposição e ridicularização. Gn 9. 1-20.

Em contrapartida, a Palavra mostra Deus agindo no aperfeiçoamento de pessoas e no cumprimento de seus propósitos por meio de submissão, até mesmo, por autoridades cruéis:

  • Davi e Saul
  • Jesus: “Jesus respondeu: “Não terias nenhuma autoridade sobre mim se esta não te fosse dada de cima.” Jo 19:11 

Cristo instituiu a Igreja como seu corpo místico e por meio da observância a esse princípio, Ele governa seu corpo para o estabelecimento de Seu reino.

Uma igreja que segue a visão de sua liderança e trata com honra as autoridades por Ele instituída é uma igreja forte e eficaz na destruição das obras do diabo. Ele é o maior interessado em semear divisão para enfraquecer a missão da Igreja que é a missão de Cristo.

“…Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.” I Jo 3:8

“destruindo os conselhos e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo entendimento à obediência de Cristo,” 2 Co 10:5
“…recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar a vossa alma.” Tg 1:21

Referências

Bevere, John. Debaixo das suas asas. Editora Lan, 2016.

Monroe, Myles. Redescobrindo o Reino. Reino Editorial, 2007.

Malafaia,Silas. Autoridade Espiritual. Central Gospel, Rio de Janeiro, 2008.

Publicações Relacionadas

Teologia
Pr.Junior Ribeiro

HERMENÊUTICA APOCALÍPTICA

Série de estudos sobre o Apocalipse para auxiliar professores e estudantes. Parte II – . Reinterpretação do comentário sobre o Apocalipse Comentadores críticos históricos identificaram

Leia mais
Teologia
Pr.Junior Ribeiro

INTRODUÇÃO TEOLÓGICA

Recentemente, o método narratológico tem sido aplicado ao Apocalipse, levando à análise deste como uma obra literária ou um drama, comparável a uma peça teatral.

Leia mais

Outras Publicações

Our Faith
Verônica de Souza

The Secret To Defeating Fear

All of us face various kinds of battles in our lives. No one escapes problems and challenges, which we often call “the storms of life.” The good news is that God already knows what He will do when we face difficulties. He has a plan to bring us victory. Second Chronicles 20 tells us that we do not need to fight our own battles because our battles belong to the Lord, not to us. All we need to do is take our positions and remain in them until our breakthroughs come.

Leia mais