Menu

Série Guardiãs do Lar: Provérbios 31

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Provérbios 31:10 diz:

“Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias.”

Que coisa incrível! Uma mulher que sabe reconhecer o valor de uma outra mulher!

A mulher virtuosa descrita em Provérbios 31 nos é apresentada como uma mulher de alto valor. Ela é rara como uma pedra preciosa. Por isso o texto questiona: “quem a achará?”. Uma mulher que reúne tantas qualidades! Físicas, espirituais, emocionais, intelectuais…  

Diante disso podemos nos sentir tão expostas à sobrecarga de comparações, expectativas e críticas externas (e internas) que corremos o risco de identificarmos como uma ameaça quando vemos o brilho de outra mulher. Quem está diante de uma ameaça tende a assumir um comportamento defensivo.

Mas essa guardiã, sabia silenciar seu crítico interno e valorizar o exemplo de outra mulher.  

A mãe do rei Lemuel qualifica essa outra mulher como virtuosa. Virtude, no original significa força, poder, eficiência, fartura, exército, habilidade. Uau! Definitivamente essa não é uma mulher fragilizada.

A cultura secular, tem o seu modelo de mulher “empoderada”: Ela é principalmente emancipada de suas responsabilidades junto à sua família e confrontadora em relação aos homens.

O modelo empoderado feminista considera a mulher fraca quando assume seu posicionamento de mulher na família enquanto guardiã no lar, mãe e esposa. Chega a dizer que esses papéis são um produto cultural idealizado por homens que desejam manter as mulheres em lugar de subordinação e opressão e perpetuar a situação de privilégio masculino. Uma visão de mundo pautada na rivalidade e na divisão. E isso reflete a cegueira no entendimento dos incrédulos que formularam essas conclusões, fruto da morte espiritual de pessoas que rejeitaram a luz da instrução bíblica.

A feminilidade, ou seja, aquilo que é próprio das mulheres, tem sido a décadas associado à fraqueza e à debilidade pelos valores seculares feministas.

Porém, à luz da revelação bíblica, essa mulher, a mulher virtuosa, nos é apresentada como uma mulher de alto valor: um modelo que parece evocar todos os elementos que nos tornam sublimes como mulheres. Como linhas que tecem a linda tapeçaria da mulher que teme ao Senhor: confiabilidade, bondade, disposição de cuidar, capacidade de planejamento e de execução do funcionamento da casa, do mundo dos negócios e dos cuidados consigo mesma. Generosidade, atenção com os que sofrem, sem falhar com as necessidades dos seus compõe uma linda trama, onde aparece ainda o carinho, a delicadeza e a estima. Ela evoca não por ser bonita exteriormente, mas por ser guiada por Deus, entre os seus e entre os que a cercam: respeito, elogios e admiração.

Vamos a partir de agora nos inspirar nessa linda composição para nos firmarmos como mulheres que temem ao Senhor e que são por Ele guiadas!

Publicações Relacionadas

Devocional
Déborah Freire

A inquietação

“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças.”

Leia mais
Devocional
Paulo Maskote

E quando for a sua vez?

Sempre gostei de observar os detalhes do episódio em que Deus se acendeu numa sarça para atrair o até então, genro do Jetro. Para terra

Leia mais
Devocional
Adriana Goulart

Ore pelo que restou

“Portanto, ore pelo resto que ficou” Is.37.4 O cenário é desfavorável: o reino do Norte foi levado cativo e agora o opressor vem marchando em

Leia mais

Outras Publicações

Devocional
Adriana Goulart

Rispa e a dor do recomeço

Talvez, aquele fosse mais um dia como outro qualquer. Uma mulher em casa, na companhia de seus filhos, envolvida nos afazeres do dia a dia.

Leia mais
Vida Cristã
Cristian Oliveira

Seja você mesmo

Quando nos comparamos com outras pessoas, podemos cair no erro de nos sentirmos inferiores com nosso próprio resultado. As comparações podem ser autodestrutivas.  É importante

Leia mais
NPC
Dérek Nascimento

Diga não ao aborto! 

Perspectiva de Resultado Os grupos que solicitam a legalização do aborto reiteram sistematicamente que a legalização produz diminuição de sua prática, todavia isso não é

Leia mais