Menu

Série Guardiãs do Lar: Provérbios 31

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Provérbios 31:22 diz: Faz suas próprias cobertas e usa vestidos de linho fino e tecido vermelho.

Essa mulher não aquece apenas a sua família. Ela cuida de si também. Ela sabe que sua saúde física e mental importa. Seus cuidados com o seu corpo, com suas emoções e sua aparência não foram deixados de lado.

Doação não é sinônimo de anulação. Essa guardiã sabe que seus relacionamentos serão impactados pela forma como ela se relaciona consigo mesma.

Não existe casa edificada com uma mulher ignorada em suas necessidades, anulada. Um dia a conta chega.

Uma mulher que não consegue estabelecer limites, que cuida de todo mundo, cuida da alimentação de todo mundo, leva todo mundo ao médico, mas não cuida de si, não cuida da sua própria alimentação, não se leva ao médico… é uma pessoa com baixa auto estima. Altos níveis de entrega, de dedicação à sua família, ao necessitado, à sua ocupação , colocando seus dons e talentos e energia em direção ao próximo sem nunca cuidar de si, entregando tudo que tem para os outros, na verdade, esconde uma estratégia de busca de valor pessoal, de segurança afetiva, buscando ser amada, depositando na mão do outro a responsabilidade do cuidado que ela mesma deveria dispensar a si.

A mulher virtuosa sabia que sua imagem carrega uma mensagem, e ela cuida da maneira como se apresenta. Ela sabe que, embora não possa confiar na sua própria aparência, ela usa essa maneira de se vestir para comunicar seu valor pessoal e o valor do reino à que ela serve.

O pigmento púrpura, ou vermelho, era símbolo de alto status social, pois fabricá-lo era muito trabalhoso. Só era possível conseguir esse pigmento extraindo-o da secreção de um molusco que habita na parte leste das águas profundas do mar Mediterrâneo. Eram necessários 8.000 moluscos para produzir 1 grama de tintura púpura, por isso, o tecido púrpura era extremamente caro. Esse pigmento era misturado ao tecido e, apenas mediante a exposição ao sol o corante vermelho se revelava. A cor vermelha era atrelada a realeza, pela rara disponibilidade do corante.

Da mesma forma nós também carregamos em nossas vestes o pigmento vermelho do sangue de Cristo vertido na cruz do calvário por nós, o que custou um altíssimo preço: a vida do nosso Senhor. Que possamos também permitir que a luz do sol da justiça brilhe em nosso estilo de vida a fim de que ela ganhe as cores da realeza a qual pertencemos.

Publicações Relacionadas

Devocional
Veronica Guimarães

Seja forte e corajoso, não tenha medo

Josué foi escolhido por Deus para liderar o povo de Israel após a morte de Moisés. Ao assumir essa grande responsabilidade, Josué recebeu palavras encorajadoras

Leia mais
Devocional
Veronica Guimarães

A oração transformadora de Jabez

A passagem de 1 Crônicas 4:10 nos traz a história inspiradora de Jabez, um homem cuja vida foi transformada por meio de uma simples oração. 

Leia mais

Outras Publicações

Devocional
Rafaela Martins

A sensação de falta

Jesus olhou para ele e o amou. “Falta-lhe uma coisa”, disse ele. “Vá, venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres,

Leia mais
InterBible
Samuel Martins

Descansar

Na sociedade atual, as coisas estão cada vez mais rápidas; e não digo somente das áreas relacionadas ao trabalho, mas também da vida como um

Leia mais