Menu

Não vos inquieteis pelo dia de amanhã

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

A preocupação com o futuro é um dos motivos que mais nos causam ansiedade. Deixamos nossa mente ser dominada pelos problemas que virão e ocupamo-nos com estas inquietações antes do tempo. Muitas vezes, os riscos que imaginamos nem acontecem, mas, mesmo assim, sofremos por antecipação.

A segurança financeira é um dos principais motivos que nos causam essa preocupação. Como bem observou um teólogo do século XVI: “A pessoa que tem dinheiro e posses se sente segura, é feliz e não tem receios, como se estivesse sentada no meio do Paraíso. Por outro lado, a pessoa que não tem dinheiro e posses está abatida e desanimada como se não conhecesse Deus algum. Pois são bem poucos os que têm bom ânimo e não se lamentam nem reclamam quando não possuem o Mamom. Esse desejo por dinheiro e posses gruda e se apega à nossa natureza até a cova.1

Olhem As Aves Do Céu e os Lírios do Campo

Certa vez, Jesus estava falando sobre essas preocupações e disse o seguinte:

“Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?”

Mateus 6.26,27

“Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé?”

Mateus 6.28b-30

As palavras de Cristo têm dois argumentos principais:

1. A sua preocupação não resolverá o problema (Mt 6.27). É claro que é normal ter preocupação. E se isso te servir de alerta e levá-lo à prudência, pode até ser bom. A questão, porém, é que a preocupação, por si só, não resolve nada. Seus problemas não desaparecerão se você gastar muito tempo apenas se preocupando. Não é pelo excesso de preocupação que os problemas deixarão de existir.

2. Você tem um Deus que cuida de você (Mt 6.25-34). Se você não tivesse a quem recorrer, toda a preocupação do mundo faria sentido. Mas, você tem um Deus que pode ajudá-lo. Ele é seu refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia (Sl 46.1). Se Deus trata assim as aves do céu e os lírios do campo, quanto mais não cuidará de você? O que Cristo ensina-nos é que, mesmo no meio das aflições, você deve ter confiança, pois Deus, o Senhor dos Exércitos, está conosco (Sl 46.7).

A Promessa de Jesus

Para tirar a preocupação com a providência futura, Jesus fez a seguinte promessa:

“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas”

Mateus 6.33

Essa é uma bela promessa e traz muita esperança! Ela diz que Deus cuidará de nossas necessidades e que não precisamos nos preocupar com o amanhã. Mas não podemos ignorar que ela tem uma condição: buscar o Reino de Deus e sua justiça em primeiro lugar.

Na verdade, lendo o contexto, em Mateus 6.19-34, percebo que essa era a real intenção de Cristo. Ele estava ensinando que se deve buscar a Deus mais do que qualquer outra coisa. E que, se a preocupação com o amanhã for um empecilho, o Senhor cuidará de nós e suprirá nossas necessidades.

Um conselho: antes de ficar ansioso, ore!

O apóstolo Paulo traz o seguinte conselho:

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.”

Filipenses 4.6,7

Quando a ansiedade bater à porta, questione-se: “eu já orei por esse problema antes?” Depois de apresentar os seus pedidos a Deus não tenha mais ansiedade por nada. Pois, o que Paulo está nos dizendo em Fl 4.6,7 é o seguinte: Substitua a preocupação pela oração. Sinta a paz de Deus, foque em Jesus, e você será capaz de passar por qualquer situação firmado naquele que te fortalece (Fp 4.13).

Notas:

  1. LUTERO, Martinho. “Catecismo maior (1529)”. In: Clássicos da Reforma, Martinho Lutero, Uma coletânea de escritos. São Paulo, Vida Nova, 2017, p. 285.

Publicações Relacionadas

Outras Publicações

Our Faith
Verônica de Souza

What do you prioritize?

But seek first his kingdom and his righteousness, and all these things will be given to you as well. Matthew 6:33 NIV It’s hard for

Leia mais
Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

Vida Conjugal

O sociólogo polonês Zygmunt Bauman escreveu sobre o comportamento humano no final do século 20 e início do 21, criando o conceito de Modernidade Líquida.

Leia mais