Menu

O Potencial humano de Josué

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Deus trabalhou muito na vida de Josué. Para entendermos isto, primeiro devemos ler Josué 1, versículo 2: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te!

Não há nada  de  espiritual  nesse  versículo; Deus  simplesmente  trabalhou  no  potencial  de Josué. Não há uma gota de espiritualidade nisso.

Precisamos entender que Josué estava desanimado porque fora escolhido para substituir uma pessoa de importância suprema, não um joão-ninguém. Josué havia sido designado como substituto da pessoa que falava face a face com Deus, Moisés.

.Levantando-se

Apesar de sua insegurança, Josué passou a se comunicar com Deus diretamente. Em um determinado momento, Deus disse a Josué: “Levanta-te!”. Essa ordem divina significava que Josué deveria mudar de posição, de atitude. Você mesmo, por exemplo, pode estar em uma posição errada, até fisicamente falando. Em um momento, você pode estar sentado e, depois, levantar-se — isso já é uma mudança de posição. É preciso mudar.

Assim como Josué sentiu-se inseguro, talvez esse seja o seu caso. O que Deus queria dizer para Josué quando falou: “Levanta-te?”. Ele queria que Josué mudasse de postura. “Ai, meu Deus! Eu acho que viraste o teu rosto contra mim, acho que o Senhor não me ama mais”. Essa pessoa precisa mudar de postura.

Pare de choramingar, de murmurar, de reclamar, de dizer que Deus o abandonou! A mensagem do Senhor para você é: “Mude sua postura. Você que está aí sentado, triste, de cabeça baixa; mude, levante-se!”. É fundamental que se realize o potencial humano.

Como agir no potencial humano

Diante do que vimos, a mudança de postura é sempre condição fundamental para a ação sobre o potencial humano. E assim prossigo mostrando como Deus agiu na potencialidade humana de Josué.

Josué foi aprendiz de Moisés e é mencionado principalmente nos eventos que compõem a narrativa do Êxodo e no livro de Josué. Ele foi um dos 12 espias enviados por Moisés para observar a terra de Canaã (Números 13.16-17), e somente Josué e Calebe apresentaram um relatório encorajador, e por isto foram os únicos deste grupo a entrar na Terra Prometida (Números 14.23-24).

Tendo guiado seu povo durante uma série de campanhas militares, especialmente em Jericó e Ai, Josué dedicou-se a fortalecer a aliança do povo com Deus, aconselhando os líderes a não estabelecer alianças com os povos nativos, evitando que os filhos de Israel deixassem de ser leais a Deus.

Em uma assembleia geral dos clãs, defendeu que o povo se mantivesse fiel ao Senhor, uma vez que Ele lutou ao seu lado quando foi preciso. Como prova de lealdade a essa promessa de servir ao Senhor, Josué construiu um altar sob um carvalho para homenagear a Deus. Logo depois, com 110 anos, ele faleceu.

Esforçando-se e ativando a sua disposição

Com base na experiência de Josué, podemos aprender com os ensinamentos de Deus. Para uma compreensão melhor do ocorrido, vamos ler o que diz Josué 1.6: Esforça-te e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.

Vamos ler ainda os versículos 7 e 9 do mesmo livro:

Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo para teres o cuidado de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.

Não to mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo, por onde quer que andares.

Por isso é preciso ler a Bíblia, especialmente para constatarmos que o Senhor realmente disse algo três vezes a uma mesma pessoa. É difícil encontrar na Bíblia outras ocorrências de Deus repetindo algo a alguém tantas vezes. Se Ele diz algo três vezes é porque essa mensagem tem muita importância.

Deus está tratando do potencial humano; não é uma ação espiritual. E então, o que o Senhor disse a Josué? “Esforça-te, empregue uma energia acima do normal”.

Empregando uma energia fora do normal para obter a vitória

O que você deseja ou precisa só pode ser obtido por meio de muito esforço. São fantásticas as histórias sobre os homens da Bíblia que exemplificam o que estou dizendo.

Então Deus passou a trabalhar o potencial de Josué para que ele substituísse Moisés. O Senhor disse o seguinte: “Levanta-te!”. O que Ele queria dizer com isto? “Saia da inércia e comece a agir”. Você se lembra de algum momento em que Deus disse algo três vezes a alguém? É isso mesmo, a mesma palavra repetida três vezes? O Senhor diz: “Esforça-te”, em Josué 1, nos versículos 6,7 e 9.

Esse é o potencial a ser realizado.

*Este texto é parte da obra “A AÇÃO DE DEUS E AS POTENCIALIDADES HUMANAS”

Adquira a obra integral em: https://loja.editoracentralgospel.com/centralgospel/livro-a-acao-de-deus-e-as-potenciali-000498

Publicações Relacionadas

Outras Publicações

Defesa da Fé
Tassos Lycurgo

Jesus é Deus! E agora?!

Uma coisa é uma pessoa chegar e dizer que é Deus; outra, bem diferente, é ninguém considerar essa pessoa um doido ou um mentiroso quando

Leia mais
Inauguração Fábrica EBD
Joá Caitano

Questões Gerais sobre Apocalipse I

Qual o significado do termo Apocalipse? A palavra apocalipse, do vocábulo grego apokalúpsis, significa revelação. Revelar é remover o véu, trazer à luz o que

Leia mais
InterBible
Larissa Silva

Movimento

O mundo está em constante mudança, seja em seus dilemas, seja em suas crenças, seja no seu físico, mas uma coisa que não muda é

Leia mais