Menu

Série Guardiãs do Lar: Provérbios 31

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Veste-se de força e dignidade e ri sem medo do futuro. Provérbios 31:25

Que incrível é para a nossa geração tomar contato com o testemunho sobre uma mulher que viveu há tantos anos atrás e que, diferente muitas vezes de nós, não era uma prisioneira da ansiedade.

Seu trabalho, nem dentro nem fora do lar, não existia como uma armadura que desse a ela a ilusão de ser autossuficiente e independente. Muitas mulheres da nossa geração aprenderam a usar o trabalho como uma armadura, que dá a elas a falsa sensação de que são donas de si mesmas. A carreira por vezes é um motivo de orgulho e uma forma de exercício de poder, mas não era com isso que essa mulher, guardiã, se “vestia”.

A maneira como nos vestimos fala da maneira que queremos ser vistas.

Essa guardiã se vestia de força. Essa palavra indica poder, força material ou física, poder pessoal, social, político. Definitivamente essa mulher não se posicionava nem na esfera pública, nem na esfera privada de maneira fraca.

Ela também se vestia de dignidade, de honra. A palavra usada aqui remete a honra, esplendor, majestade, glória, excelência.

As mulheres de nossa geração comumente escondem suas almas ansiosas debaixo de armaduras , mas essa mulher tem um coração tão confiante, que ela literalmente, ri do futuro. Ela não se move por ansiedade. Não é o medo que a move, mas sim, a confiança.

A Palavra diz em 1 João 4.18, que o verdadeiro amor lança fora todo o medo.

Conhecer por experiência a dimensão do amor de Deus é o antídoto para o medo, que permite algo quase impensável… uma vida que sorri diante do futuro.

A ansiedade é uma resposta natural biológica, que prepara o corpo para reagir: lutar ou fugir, diante de estímulos ameaçadores. O nosso cérebro não sabe diferenciar objetivamente o que é um estímulo ameaçador ou não. De forma que, se acreditarmos que algo tem o poder de ameaçar nossa sobrevivência, ainda que seja um inseto, o nosso cérebro vai disparar o circuito de ansiedade… e hoje o que temos é um cenário de mulheres aprisionadas pelo medo.

Publicações Relacionadas

Devocional
Déborah Freire

A inquietação

“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças.”

Leia mais
Devocional
Paulo Maskote

E quando for a sua vez?

Sempre gostei de observar os detalhes do episódio em que Deus se acendeu numa sarça para atrair o até então, genro do Jetro. Para terra

Leia mais
Devocional
Adriana Goulart

Ore pelo que restou

“Portanto, ore pelo resto que ficou” Is.37.4 O cenário é desfavorável: o reino do Norte foi levado cativo e agora o opressor vem marchando em

Leia mais

Outras Publicações

InterBible
Anna Clara Germano

Relacionamento com Deus

Ter um relacionamento com Deus é algo muito importante na vida de todo cristão. Buscar a comunhão e aumentar a intimidade com ele a cada

Leia mais
Devocional
Paulo Maskote

Quando o domingo chega

Não havia como evitar a tragédia da sexta-feira! O Getsêmani, a Cruz, a Coroa, tudo aquilo não poderia ser evitado. Jesus morreu! O que tinham

Leia mais
Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

Vida Conjugal

O sociólogo polonês Zygmunt Bauman escreveu sobre o comportamento humano no final do século 20 e início do 21, criando o conceito de Modernidade Líquida.

Leia mais