Menu

Uma Videira Frutífera – A Arte da Permanência

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

“Sua mulher será como videira frutífera em sua casa; seus filhos serão como brotos de oliveira ao redor da sua mesa.” Salmos 128.3

Frutificação é resultado também da permanência em Cristo.

Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim.
João 15:4

A palavra usada no texto original para permanência é meno e significa: permanecer, ficar. Não partir. Continuar a estar presente. Ser sustentada, mantida continuamente. Sobreviver, viver. Esperar por. Estar à espera de alguém.

Estudo bíblico, oração, jejum, vida em comunidade por meio da igreja, submissão à liderança… tudo isso faz parte de “permanecer”.

Porém, mais do que um comportamento religiosamente correto, tudo isso precisa ser a manifestação de uma busca pessoal e particular por Cristo, fazendo Dele o centro da vida.

Não depende de experiências extraordinárias, embora elas também aconteçam. Mas trata-se muito mais, de uma busca pessoal por fome de Deus, desejo e permanência. Uma atitude que diz: eu estarei aqui Jesus, nessa busca pessoal, quer te “sinta”, quer não “sinta”, eu vou habitar no lugar de busca e de dependência.

Se submeter a poda é uma parte. Permanecer em Cristo é outra parte da vida da mulher que é discípula e entende seu propósito de ser uma videira frutífera.

“Mas, se vocês permanecerem em mim e minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e isso lhes será concedido!”
João‬ 15:7‬ ‬‬‬‬

Há dois vocábulos que a bíblia usa para se referir à Palavra: logos e rhema.

Logos é a Palavra que nos dá conhecimento, conceito: a palavra escrita. Aquela passível de estudo que eu tenho acesso por meio do meu aparato cognitivo. 

Rhema é a Palavra vivificada pelo Espírito Santo, aplicada ao contexto que vivemos.

Como explicado pelo pastor Luciano Subirá, tratando deste assunto, informação é diferente de revelação.

Não existe rhema que não passe pela logos, portanto, o conhecimento, fruto do estudo bíblico é indispensável à caminhada de fé. Deus não contradiz à sua Palavra escrita.

Porém é a rhema, a “palavra falada”, vivificada pela ação do Espírito Santo, que gera fé. A fé vem pelo ouvir a “rhema” de Deus.

Quanto de “palavra dita” há na sua vida? Quanto da união da semente da Palavra, com a vivificação do Espírito Santo no seu coração tem norteado seu dia a dia?

Isso está conectado totalmente à frutificação.

Frutificação e resultados humanamente “qualificados” são duas coisas diferentes. Não é raro o desejo de sermos “úteis e produtivas”, mas frutificação não é necessariamente aquilo que é reconhecido humanamente como resultados. 

Posso inclusive dedicar-me com afinco a, humanamente, estudar usando o melhor da minha mente racional e minha inteligência ao estudo sistemático da Palavra, porém, sem a vivificação do Espírito, que gera a “palavra falada”, em nosso coração, não teremos frutos espirituais, mas apenas resultados humanos.

Frutificação é a evidência externa de algo interior: a união da semente de Deus, a logos, e a vivificação do Espírito Santo, no solo do coração humano, dando à luz ao filho dentro do nosso coração: nossa nova natureza.

Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim.
Gálatas 2:20

Publicações Relacionadas

Teologia
Pr.Junior Ribeiro

HERMENÊUTICA APOCALÍPTICA

Série de estudos sobre o Apocalipse para auxiliar professores e estudantes. Parte II – . Reinterpretação do comentário sobre o Apocalipse Comentadores críticos históricos identificaram

Leia mais
Teologia
Pr.Junior Ribeiro

INTRODUÇÃO TEOLÓGICA

Recentemente, o método narratológico tem sido aplicado ao Apocalipse, levando à análise deste como uma obra literária ou um drama, comparável a uma peça teatral.

Leia mais

Outras Publicações

Devocional
Felipe Rodrigues

BALAQUE X DEUS

O rei Balaque, movido pela certeza de que poderia alterar o curso da história do povo de Israel envia mensageiros até um profeta chamado Balaão,

Leia mais
Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

Relacionamentos

Deus criou macho e fêmea de cada espécie animal para que se reproduzissem e formassem lindos bandos. Depois, olhou para o homem e viu que

Leia mais
Teologia
André Galvão

REFLEXÕES E REFUTAÇÕES CARNAVALESCAS

Qual é a primeira imagem que o nosso cérebro nos revela quando mencionamos apalavra “carnaval”? A resposta pode não ser única, mas, certamente, está circunscrita

Leia mais