Menu

CTRL C + CTRL V

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

É preciso mais do que uma boa intenção em querer ajudar alguém. O episódio da morte de Lázaro me ensina isso…

A forma como Jesus chega em Betânia, me faz pensar que preciso ter sensibilidade pra entender como cada pessoa enfrenta a sua dor. Lázaro não era mais irmão de Marta do que de Maria – ele era irmão das DUAS. É a mesma dor.

Mal Jesus se aproxima de Betânia, e Marta corre em direção ao Mestre: – “Se o Senhor estivesse aqui, meu irmão não teria morrido…”

Como Jesus reage? Conforme a estrutura que Marta tem pra enfrentar esse luto. Jesus FALA, DIALOGA, QUESTIONA, CONFRONTA, CONFORTA, e lá está Marta – ferida, mas abraçada pelo método que COM ELA, Jesus sabe que funciona.

– “Maria, o Mestre está na cidade e te chama!” Foi assim que Marta chegou em casa! Maria, ainda envolvida pela atmosfera do luto, pode fazer alguém pensar que ela vai chorar no túmulo, mas não; ela decide ir ao seu endereço favorito: OS PÉS DE JESUS! O lugar da dor (túmulo) sempre estaria lá, mas Jesus na cidade, não é sempre.

– “Se o Senhor estivesse aqui…”

Opa! ‘Peraí’! Já ouvi isso antes! Maria é tão irmã quanto Marta. É a mesma dor. Simples! Se o método de perguntas e confronto funcionou com Marta (Ctrl + C), vai funcionar com Maria (Ctrl + V). É A MESMA DOR! Vamos repetir o método!

É nessa hora que Jesus nos ensina a olhar além da dor! É necessário se identificar com a estrutura que cada um tem de enfrentar suas guerras. Com Marta, questionar ou confrontar, funciona. E com Maria, qual método usado? Jesus vai com ela no lugar da dor e CHORA JUNTO! Pronto! Foi o suficiente pra todos (inclusive ela) saberem o quanto ele estava envolvido com essa tragédia.

JAMAIS tenha pressa em repetir métodos! Ah, se funcionou com Fulano(a) que passou por isso, vai funcionar com Sicrano(a) que está na mesma situação! CUIDADO! Mesmo cenário, mesma situação não é o suficiente. Além da dor, ouça o que a história de cada um diz!

Nada mais tirano do que nossos ouvidos disponíveis, a nossa boca se abrir, mas o nosso coração ficar mudo. Haverá momentos em que seu abraço será uma canção, seu ombro um discurso, e sua lágrima o afago na alma. Marta suporta um método, mas Maria não!

Publicações Relacionadas

Devocional
Veronica Guimarães

Seja forte e corajoso, não tenha medo

Josué foi escolhido por Deus para liderar o povo de Israel após a morte de Moisés. Ao assumir essa grande responsabilidade, Josué recebeu palavras encorajadoras

Leia mais
Devocional
Veronica Guimarães

A oração transformadora de Jabez

A passagem de 1 Crônicas 4:10 nos traz a história inspiradora de Jabez, um homem cuja vida foi transformada por meio de uma simples oração. 

Leia mais

Outras Publicações

Editorial
Renata Santana

Diga não ao Burger King!

Que bobeira! Que bobeira essa briga com o Burger King por causa de uma propaganda em defesa da família homossexual! Você acha isso? Há muito

Leia mais
Pregador Bem-Sucedido
Geziel Gomes

Aprendendo Com Os Erros De Jonas

 A despeito de alguns críticos haverem desenvolvido uma forte campanha no século passado tentando considerar inverossímil a história do profeta Jonas, isto jamais significou um

Leia mais