Menu

Vestindo-se de feminilidade

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

A feminilidade comunicada através da roupa

Deus se importa com suas vestimentas!

E para confirmar esse nosso apontamento, vamos analisar três textos bíblicos:

Vista roupas elegantes e use perfume.
Eclesiastes 9:8

Alegremo-nos, exultemos e a ele demos glória, pois chegou a hora do casamento do Cordeiro, e sua noiva já se preparou.Ela recebeu um vestido do linho mais fino, puro e branco”. Porque o linho fino representa os atos justos do povo santo.
Apocalipse 19:7,8

(…) fiz uma aliança com você, diz o Senhor Soberano, e você se tornou minha. “Então lavei você, limpei o sangue e passei óleo perfumado em sua pele. Eu lhe dei roupas caras de linho fino e de seda com lindos bordados e sandálias feitas do mais excelente couro de cabra. Também lhe dei belas joias, pulseiras e lindos colares, uma argola para o nariz, brincos para as orelhas e uma bela coroa para a cabeça. Assim, você foi enfeitada com ouro e prata. Suas roupas eram feitas de linho fino e seda e tinham lindos bordados. Você comia os alimentos mais seletos — farinha da melhor qualidade, mel e azeite — e se tornou mais linda que nunca. Parecia uma rainha, e de fato era! Sua fama logo se espalhou por todo o mundo, por causa de sua beleza. Eu a vesti com meu esplendor e aperfeiçoei sua beleza, diz o Senhor Soberano.
Ezequiel 16:8-14

Esses são alguns textos que falam sobre a maneira de se vestir atrelada aos interesses do Senhor. Além destes, poderíamos mencionar a elegância da mulher de Provérbios 31:

Faz suas próprias cobertas e usa vestidos de linho fino e tecido vermelho.
Provérbios 31:22

Tradicionalmente, confundimos o conceito bíblico de modéstia com o incentivo à falta de atenção, e até mesmo certo desleixo com a maneira como nos vestimos, mas esse entendimento é equivocado. A instrução dada por Paulo, presente na carta a Timóteo envolve o perigo daquilo que aconteceu a Israel quando se viu “adornada” pelo Senhor, na sequência do texto usado de Ezequiel:

No entanto, você pensou que era dona de sua fama e de sua beleza (…)
Ezequiel 16:15

A roupa pode ser facilmente usada como algo do qual nos apoderamos para a nossa própria glória ou no qual nos apropriamos com a finalidade de parecermos algo que não somos.

Da mesma forma, quero que as mulheres tenham discrição em sua aparência. Que usem roupas decentes e apropriadas, sem chamar a atenção pela maneira como arrumam o cabelo ou por usarem ouro, pérolas ou roupas caras.Pois as mulheres que afirmam ser devotas a Deus devem se embelezar com as boas obras que praticam.
1 Timóteo 2:9,10

Paulo orienta sobre adornos femininos e o uso de enfeites:

  • Com modéstia: humildade – a atitude de um coração bondoso e amável.  Não é pensar menos de si, mas pensar menos em si.
  • Decência: respeito, reverência.
  • Bom senso: sobriedade, autocontrole.
  • O verdadeiro adorno de uma mulher são suas boas obras, são os frutos de seu testemunho.

Modéstia não é um estilo específico e nem sinônimo de estar malvestida.

Modéstia é sobre não confiar em uma falsa imagem, com a intenção de transmitir por fora o que não se é por dentro, ou, usada como ascensão para a sua glória pessoal.

Nossas roupas e o Reino

O que uma mulher cristã precisa saber sobre suas roupas?

A maneira como nos vestimos, comunica uma mensagem ao nosso respeito:

  • Quem somos
  • Quais são os nossos valores essenciais
  • Sobre o nosso posicionamento e nossas atitudes diante da vida

Considerando o contexto cultural, qual a mensagem que estamos transmitindo com as roupas que escolhemos usar?

Será empoderamento?

As mulheres têm sido incentivadas a verem com desprezo suas características essencialmente femininas, supervalorizado a masculinidade.

Confusão de identidade

 Ao nos ver, as pessoas se perguntam se somos homens ou mulheres?

 A confusão da identidade sexual dessa geração, incluindo sua inversão de papéis, tem também impactado a forma como nos vestimos

Será sensualidade?

  Vivemos em um tempo em que as mulheres da nossa cultura buscam amor e valorização por meio do sexo, e usam a roupa para provocar a atração sexual.

Será desleixo?

Falta de cuidado e atenção por sua imagem. A mais absoluta falta de intencionalidade ao se vestir.

Uma mensagem a ser transmitida:

O fato é que Deus entregou a nós, mulheres, uma mensagem para transmitirmos ao mundo:

Pois, em Cristo, Deus estava reconciliando consigo o mundo, não levando mais em conta os pecados das pessoas. E ele nos deu esta mensagem maravilhosa de reconciliação.

2 Coríntios 5:19

E por causa dessa mensagem à humanidade de reconciliação, ele tem a expectativa que compreendamos que somos embaixadoras de Cristo: Agora, portanto, somos embaixadores de Cristo; Deus faz seu apelo por nosso intermédio. Falamos em nome de Cristo quando dizemos: “Reconciliem-se com Deus!”  

2 Coríntios 5:20

Embaixador é o maior representante de um chefe de Estado atuando em um outro Estado. Isso significa que a vontade de Deus é fazer de você a maior representação do Reino dEle na terra. Isso impacta todas as esferas da sua vida, dentre elas, a maneira como você se veste também. É só você pensar na embaixadora de uma marca. Qual a sua expectativa a respeito dela? Obviamente que ela traduza os valores daquela marca através da sua imagem. Pois bem, você é a embaixadora de Cristo.

“Vocês são a luz do mundo. É impossível esconder uma cidade construída no alto de um monte. Não faz sentido acender uma lâmpada e depois colocá-la sob um cesto. Pelo contrário, ela é colocada num pedestal, de onde ilumina todos que estão na casa.

Mateus 5:14,15

Ser a luz do mundo significa que os valores do Reino da Luz precisam estar impregnados na maneira como você se apresenta ao mundo.

 E isso significa: impacto e influência.

A Metanóia se manifestará exteriormente, impactando inclusive a maneira que você se veste.Suas Roupas e o seu Propósito – Feminilidade

Para que o Reino se manifeste fora é essencial que ele seja uma realidade dentro de você.

Não imitem o comportamento e os costumes deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma mudança em seu modo de pensar, a fim de que experimentem a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para vocês.

Romanos 12:2

Suas Roupas e o seu Propósito – Feminilidade

E você? Está visualmente alinhada ao seu propósito?(Cores, estampas, proporções, cabelo, maquiagem, acessórios?)

O objetivo do seu criador primordialmente é que você haja como uma mulher. Não apenas vestir-se como uma mulher, mas em ter atitudes pertinentes a sua natureza.

  • Agir como uma forte auxiliadora (auxílio no sentido de prestar socorro e não de ser menor. Deus também é Ezer)

Em 1 Samuel 7.12, o profeta Samuel após uma grande vitória militar ergue uma pedra e declara: Ebenézer, e diz: “até aqui nos ajudou o Senhor”, representando a força e a vitalidade de Deus. Even Ezer, é pedra de ajuda, pedra de socorro. Deus é Ezer do seu povo. Ele compartilhou esse dom, essa manifestação de quem Ele é com as mulheres, criando uma Ezer Kenegdo: um forte auxiliadora, uma ajudadora, uma socorrista.

• Agir como à imagem e semelhança de Deus:

Ele nos conferiu valor e dignidade. Fez o homem do pó da terra e o levou ao jardim: Nós, mulheres, fomos criadas a partir do osso, um material mais resistente que o barro, e em meio a um ambiente de beleza de árvores frutíferas e flores. É verdade que não podemos restringir feminilidade a uma maneira específica de se vestir. Eva estava nua no jardim do Éden, e era mulher, portanto, feminina. Porém, inevitavelmente, nossas roupas precisam transmitir o nosso propósito: somos mulheres, portanto diferente dos homens, e representantes do Reino de Deus.

Precisamos lembrar das características das mulheres bíblicas, para não cairmos na cilada de confundir um padrão cultural e social com nossos princípios, quando falamos sobre feminilidade:

  • A Doçura e a intrepidez de Jael: doçura ao atrair Sísera para sua tenda e intrepidez ao cravar uma estaca em sua testa.
  • A Coragem e a Ternura de Joquebede.: Coragem ao esconder seu filho menino, a despeito da ordem do Faraó, e a ternura ao preparar um cestinho e betumá-lo para colocá-lo no Rio Nilo.
  • A Estratégica Ester: Usou a maneira de se vestir para conquistar o favor de Assuero. Três dias depois, Ester vestiu seus trajes de rainha e colocou-se no pátio interno do palácio, em frente ao salão do rei. O rei estava no trono, de frente para a entrada (Ester 5:1).
  • A Sensualidade de Sulamita: Usava o adorno como instrumento para estimular a atração sexual do seu marido por ela.

Como são belas as suas faces entre os brincos, e o seu pescoço com os colares de jóias! Faremos para você brincos de ouro com incrustações de prata. O meu amado é para mim como uma pequenina bolsa de mirra que passa a noite entre os meus seios.

Cânticos 1:10, 11,13

Não podemos limitar feminilidade ao modelo cultural: Padrão de mulher sensual ou Padrão de princesa da Disney. Deus criou uma diversidade de flores, com formas e tipos absolutamente distintos.

Apresento um roteiro, um guia de estilo que pode te ajudar a se identificar e fazer escolhas mais alinhadas à imagem que transmita a dignidade com a qual é tratada pelo Rei a quem você serve.

Essas são definições de uma consultora de imagem e estilo chamada Alyce Parsons, ela estudou o comportamento das pessoas e chegou a 7 “estilos universais”:

Estilo esportivo

  • O estilo esportivo é regido pelo conforto
  • Despojada, prática e, principalmente, funcional.

Estilo criativo:

  • Original, ousado e, sem medo de criar combinações que fujam do padrão;
  • Marcado por cores, mix de estampas, e acessórios; Fora do convencional.

Estilo sexy

 Esse estilo particularmente não reflete os princípios do Reino ao qual servimos.

  • Sexy e atraente;
  • Modelagens mais justas, fendas, transparências, decotes, brilhos, cores fortes e estampas.

Estilo clássico

  • Tradicional, atemporal;
  • Cortes retos, tecidos mais estruturados e cores neutras;
  • Minimalista;
  • Blazers, camisas, mocassins, oxfords e as calças de alfaiataria.

Estilo romântico

  • Delicado;
  • Tons suaves e detalhes como os babados, estampas florais, saias e vestidos rodados, mangas bufantes, rendas e tiaras;
  • Ar retrô.

Estilo elegante

  • Parecido com o tradicional, sendo a principal diferença a ligação às tendências de moda;
  • Peças contemporâneas, com um tecido de qualidade e ótimo acabamento, chique e moderno;
  • Equilíbrio de cores e modelagens, estampas e acessórios.

Estilo dramático moderno

  • Originalidade e elegância;
  • Golas volumosas, jaqueta de couro, estampas abstratas, risca-de-giz, xadrez, looks monocromáticos, ombreiras, camurça e acessórios grandes com um design bem diferente;
  • Contemporâneo e Fashion.

Descubra a sua identidade através de um relacionamento vivo e verdadeiro com o seu Pai no lugar secreto. Regue esse jardim de intimidade com suas lágrimas, desejando, buscando por encontros pessoais com seu Criador. Não limite a expressão de sua feminilidade ao padrão social estético, mas vá em busca da sua identidade única com a qual Deus a projetou!

Publicações Relacionadas

Teologia
Pr.Junior Ribeiro

HERMENÊUTICA APOCALÍPTICA

Série de estudos sobre o Apocalipse para auxiliar professores e estudantes. Parte II – . Reinterpretação do comentário sobre o Apocalipse Comentadores críticos históricos identificaram

Leia mais
Teologia
Pr.Junior Ribeiro

INTRODUÇÃO TEOLÓGICA

Recentemente, o método narratológico tem sido aplicado ao Apocalipse, levando à análise deste como uma obra literária ou um drama, comparável a uma peça teatral.

Leia mais

Outras Publicações

Devocional
Renata Santana

Transformar

Deus deu à borboleta a oportunidade de se transformar… Ela não tem opção, a não ser deixar sua condição de lagarta e adquirir asas. Mas

Leia mais
Devocional
Adriano Lopes

Você precisa se movimentar

Então se levantou ela com suas noras, e voltou dos campos de Moabe: porquanto na terra de Moabe ouviu que o Senhor tinha visitado o

Leia mais