“Também nos alegramos ao enfrentar dificuldades e provações, pois sabemos que contribuem para desenvolvermos perseverança, e a perseverança produz caráter aprovado, e o caráter aprovado fortalece nossa esperança, e essa esperança não nos decepcionará, pois sabemos quanto Deus nos ama, uma vez que ele nos deu o Espírito Santo para nos encher o coração com seu amor”.
Romanos 5:3-5
Sabemos que, enquanto estivermos no mundo, sofreremos provações e dificuldades, mas isso não significa que as dificuldades nos farão desistir.
É possível se alegrar diante de uma luta? Sim, é possível.
É fácil? Definitivamente, não.
Somos seres humanos e, por mais que alguns sejam mais “tolerantes” a algumas dores, sempre existe uma dificuldade que nos paralisa. A dor é parte do corpo humano, tanto quanto a alegria é parte do espírito.
“Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória”. 2 Co.4.17,18
Gostaria de te dizer que é possível alegrar sua alma mesmo que hoje seu corpo tenha chorado até a exaustão. É possível entender as dificuldades como parte de um processo para o cumprimento da boa obra de Deus em nós. É possível, mesmo que seja difícil.
Nunca vou poder dizer que é fácil perder um emprego, um familiar, um sonho, uma vontade e se alegrar com isso. A diferença está em como você olha para as suas tribulações e dificuldades; definitivamente, se você olhar tudo que acontece de “ruim” contigo e a sua volta apenas como luta e dificuldade, você nunca entenderá o propósito que as lutas carregam.
Não viva com base no que você sente, porque os dias são maus e com certeza você viverá desanimado. Alegre sua alma com base naquilo que seu espírito sabe, com base na Palavra.
Deus, nosso Pai, não tem prazer em nos ver sofrer, que dirá nos fazer sofrer sem um propósito maior.
Se Ana não tivesse passado pelo processo de chorar por Samuel, talvez ela não o entregasse quando Deus enviou o menino.
Se Abraão não tivesse passado pelo processo de esperar anos por Isaque, talvez ele não o levasse para o sacrifício.
Suporte o processo e, mesmo que chorando, alegre sua alma confiando que o tempo de sorrir chegará!