A fé te mantém vivo. A Bíblia nos ensina que o justo viverá pela fé. Certa vez ouvi uma entrevista com um homem que teve câncer, o entrevistador perguntou o que ele fez e como agiu em relação à doença. Neste momento aquele homem respondeu: “Há momentos na vida que ou você crê ou você morre. A fé é o que te mantém vivo. Quando tudo diz que tem que morrer, a fé diz que vai dar vida porque acredito”.
A fé te dá paz em meio ao caos. A fé não é a certeza da ausência de problemas. Nós cremos em Deus, mas isso não nos isenta de passarmos momentos difíceis, constrangedores e por limitações. Não é o fato de acreditarmos em Deus que nos deixará isento de dificuldades, problemas, enfermidades. Mas a fé vai nos dar a paz em meio a esse sofrimento.
Quando Jesus estava no barco com os discípulos e veio uma grande tempestade que tomou conta de tudo, o barco balançando, vento soprando, o mar bravio. Os discípulos se desesperaram e perguntaram a Jesus: “Mestre não te importa que pereçamos?”. Jesus que dormia, acordou e mandou que o vento e o mar se acalmassem. E perguntou aos discípulos: “Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes fé?”. O que o mestre queria ensinar a eles? Que se eles verdadeiramente tivessem fé não estariam tão desesperados. Afinal, independentemente das circunstâncias a fé nos dá paz. Mesmo em meio ao caos, diante das dificuldades e situações difíceis a fé nos garante a paz que excede todo o entendimento.
Como a Bíblia nos ensina no Salmo 4:8:“Em paz me deito, e logo pego no sono, porque Senhor, só tu me fazes repousar em segurança.”
Assim como no livro de Isaias 6:3 está escrito: “Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti”. A fé nos dá tranquilidade. Podemos estar passando por qualquer que seja a situação, mas a fé que temos em Deus nos faz suportar os dias difíceis. Aqueles dias que não conseguimos nem explicar, que as palavras não conseguem expressar tamanha dor que sentimos, mas que a fé nos faz entender que Deus está conosco. E se Ele está conosco, toda essa situação é momentânea, passageira, e em breve Deus fará algo novo e diferente em sua vida.