Menu

Deus e suas obras devem estar sempre em primeiro lugar 

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Imagine um triângulo onde DEUS é o topo e você e seu cônjuge são cada ponto da base. Note que, quanto mais próximo do topo os dois pontos da base estiverem, mais próximo um do outro também estarão! O apóstolo Paulo escreveu aos coríntios:

“O solteiro cuida das coisas do Senhor, em como há de agradar ao Senhor.”

(1 Coríntios 7:32)

Quando eu era solteiro, praticamente morava na igreja. Saía do trabalho e ia para a igreja. Não perdia um culto sequer e procurava estar em todos. Não estou dizendo que você deve abandonar suas responsabilidades (escola, trabalho, família, etc.) para estar na igreja o tempo todo, mas que deve aproveitar seu tempo livre para dedicar-se a Deus.

Eu tirava as minhas férias para trabalhar na igreja. Em uma semana, ajudava no Congresso de Jovens e, em outra, ajudava na Escola de Obreiros. Fazia seminário, ia ao culto de ensino, ao culto de milagres, visitava congregações, pregava no culto das irmãs, no culto de jovens, ajudava na construção da igreja, estava sempre perto dos meus líderes, fazia visita nos lares e… A lista é longa.

Mesmo depois de começar a namorar, não deixei de envolver-me. Minha esposa pode testificar isso.

Existem jovens que começam a namorar e param suas atividades na igreja. Não vão mais ao culto de jovens e não ajudam em mais nada só porque estão namorando.

É bom você notar esse nível de comprometimento na pessoa que procura para namorar.

“Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.”
(Mateus 6:33)

Um dia, perguntei a um rapaz onde ele estava, pois não o vi no culto de domingo. Ele disse-me: “Minha namorada chamou-me para ir ao cinema na hora do culto, e eu fui”. Procurei a moça e disse-lhe: “É esse o nível de compromisso com Deus que você quer na vida de alguém com quem quer casar-se?”

Sabe qual é a pessoa que vai fazê-lo(a) feliz? Aquela que é comprometida com Deus. Se hoje ele(a) falta ao culto para ir ao cinema, amanhã faltará por qualquer outra coisa.

Já no namoro, você precisa começar a edificar uma base sólida para a vida matrimonial. Se essa base não for forte no casamento, você verá os resultados.

Jesus contou, em Mateus 7, acerca de duas pessoas que construíram suas casas. Um foi prudente e construiu-a sobre a rocha, e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, pois havia sido edificada sobre a rocha. O outro edificou-a sobre a areia, caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu, e foi grande a sua ruína.

Observe que as casas sofreram as mesmas intempéries e os mesmos problemas. O que sustentou as casas não foi a aparente beleza exterior que elas possuíam, mas, sim, onde elas foram edificadas.

Que nível de comprometimento a pessoa com que você quer namorar tem? Ela está envolvida em algum ministério na igreja? Ou só fica dando problema para os líderes?

É uma pessoa que está no altar? Ou sempre sai antes do culto terminar e fica conversando na porta da igreja? É de oração ou de murmuração?

No namoro, o compromisso de ambas as partes com Deus e com o Seu reino deve ser observado, pois é parte fundamental na edificação de um lar que quer sobreviver às lutas que irão enfrentar na vida.

Ore: “Senhor, quero ser comprometido(a) com a tua obra. Não quero ser desleixado(a), mas quero ser fiel. Que eu encontre uma pessoa que tenha também zelo pelas coisas que agradam ao teu coração. Em nome de Jesus. Amém!”

Publicações Relacionadas

Vida Cristã
Cristian Oliveira

Seja você mesmo

Quando nos comparamos com outras pessoas, podemos cair no erro de nos sentirmos inferiores com nosso próprio resultado. As comparações podem ser autodestrutivas.  É importante

Leia mais
Vida Cristã
Cristian Oliveira

Cuidado com a imposição

Já falei sobre esse tópico de forma mais rápida anteriormente, mas quero deter-me aqui um pouco mais sobre esse assunto. Como o namoro não é

Leia mais
Vida Cristã
Cristian Oliveira

Respeito

Muitos casais de namorados brigam como gato e cachorro. E o pior: não é só isso. O problema é que passam dos limites de uma

Leia mais

Outras Publicações

Devocional
Paulo Maskote

Vamos, Davi! Só falta você!

O cheiro de ovelha começa a entrar pela casa de Jessé. O mancebo ofegante entra no cenário. O suor na testa e as mãos calejadas

Leia mais
Devocional
Rafaela Martins

A sensação de falta

Jesus olhou para ele e o amou. “Falta-lhe uma coisa”, disse ele. “Vá, venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres,

Leia mais
Teologia
Jonas Barbosa

Inteligência Financeira (Parte II)

DICAS PARA VIVER DE FORMA PRÓSPERA Pare de consumir o desnecessário! Sem inteligência financeira, o dinheiro que ganhamos parece ser de saco furado. Você, certamente,

Leia mais