Seu namoro é semelhante a uma carreta que corre ladeira abaixo sem freios?
Infelizmente, esta é uma característica de nossa geração: não há limites. Então, a onda é ser livre, a moda é andar na contramão, é romper as regras e ir aos extremos.
Mas, para quem quer ser feliz, a história tem de ser diferente.
Hoje, os rapazes e as moças querem independência, eles não têm horário para chegar em casa, não querem a supervisão dos pais no namoro e querem fazer o que “dá na telha”.
Se você que está lendo este livro quer ter a bênção de Deus em seu namoro, estabeleça limites.
Uma empresa colocou um anúncio no jornal à procura de motorista de caminhão. No dia seguinte, apareceram cinco candidatos ao cargo. A entrevista aconteceria individualmente, e um por um ia sendo chamado pelo patrão.
Dentre as várias perguntas feitas, a que realmente interessava ao chefe foi a seguinte:
— Se você estiver dirigindo em uma estrada cercada de ladeiras e precipícios, qual a distância mínima que você consegue passar pela ribanceira sem que o caminhão caia?
O primeiro candidato pensou por um instante e, tentando impressionar o patrão, respondeu:
— Dois metros.
Um após o outro tentou conquistar a confiança do entrevistador. O segundo disse um metro e meio, o terceiro disse um metro, o quarto disse meio metro. Com exceção do último, que queria mostrar mais prudência, quando perguntado, respondeu:
— Meu senhor, se eu estiver dirigindo um caminhão em estrada de ribanceiras, passarei o mais longe que puder para que o caminhão não caia.
Sabe quem ganhou a vaga? O mais prudente. O dono da empresa não iria colocar alguém que estivesse disposto a aventurar-se e dirigisse feito um louco.
Que tipo de pessoa você é? A que anda sempre bem perto do perigo ou a prudente que se afasta do perigo?
“O prudente percebe o perigo e busca refúgio; o inexperiente segue adiante e sofre as consequências.”
(Provérbios 27:12 NVI)
Aqui vão alguns conselhos que serão úteis:
•Vá à casa da moça só uma vez só por semana. Existem rapazes que não saem da casa da namorada e estão dando uma canseira nos pais. Estabeleça um dia na semana em concordância com os pais, e que eles estejam em casa nesse dia. Ponto final.
• Tenha horário de chegar em casa. Não aceite ficar namorando até a hora que quiser. Isso pode trazer-lhe problemas.
• Namore na igreja, na frente dos irmãos, dos pastores, dos amigos… Assim você se poupa de ser tentado a fazer alguma coisa errada.
•A moça nunca deve assentar-se no colo do rapaz. O rapaz também não deve permitir que a moça faça isso. Prudência nunca é demais.
Estabeleça limites e ande de acordo com eles. Não ceda, mesmo se o outro quiser ceder.
Ore: “Hoje, senhor, eu tomo uma decisão em minha vida. Não viverei sem limites. Sei que tu usas os limites para ensinar-me a viver uma vida equilibrada e abençoada. Em nome de Jesus. Amém!”