Menu

Não feche os olhos para os detalhes

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Um dia, uma moça conversou comigo e contou que estava muito triste, pois seu namorado era muito grosso, não a tratava bem, e, certo dia, até deu-lhe um empurrão por causa de uma discussão que tiveram. 

Como tenho costume de falar a verdade, disse para ela tomar cuidado, pois, se ele estava empurrando-a no namoro, imagine depois de casados! Ela ouviu-me e considerou as palavras, mas disse que gostava demais dele e que acreditava que ele mudaria.

Ela continuou o namoro sem realizar os devidos ajustes.

Ao fazer de uma longa história uma curta história, ela casou-se com o dito rapaz. Sabe o que aconteceu? Depois de um tempo, ela procurou o pastor, pois estava sendo espancada pelo marido.

Outro caso semelhante foi o de um rapaz que namorava uma moça que tinha dois defeitos: ela não gostava de trabalhar (acordava todos os dias ao meio-dia) e tinha um problema temperamental (explodia por qualquer coisa).

Apesar de tudo, ele acreditava que o casamento sanaria todos esses defeitos. Só que, nesse caso, não sanou.

Muitas pessoas, durante o namoro, veem defeitos no outro e fazem vista grossa em nome do AMOR e depois quebram a cara. Não estou falando de defeitos toleráveis, porque você não vai encontrar a pessoa perfeita. Refiro-me aos defeitos que podem comprometer a vida a dois depois de casados.

Jesus ensinou sobre o princípio de fazer cálculos, para que se observe com cuidado o que irá fazer antes de tomar decisões importantes.

Veja o que Ele disse em Lucas 14:28-29: Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer a conta dos gastos para ver se tem com que a acabar? Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele.

Na maioria dos casos de aconselhamento de casais, creio que todos os pastores podem pensar o mesmo quando perguntam: “Você sabia que ele(a) era assim?”. E a pessoa responde: “Sabia, mas… Fiz vista grossa.”

Um escritor disse: “O pior cego é aquele que não quer ver.”

Outros casos comuns que podem ser notados durante o namoro, e que você não deve fazer vista grossa: não gosta de trabalhar, não é chegado(a) em higiene corporal, é estúpido(a), é irresponsável, não aceita opiniões, está sempre com a razão, gosta de impor, não gosta de dar satisfação, ciumento(a), avarento(a), caseiro(a) demais, etc.

Depois que casar, não adianta reclamar, porque vai ter de adaptar-se.

Isso quer dizer que não devo ter esperança de mudança na vida de meu(minha) namorado(a)? Claro que sim. Mas a esperança deve ter suas bases. E eu pergunto-lhe: “Observando sua situação presente no namoro, você diria que sua esperança é razoável?”

Um escritor disse: “A melhor previsão para o futuro, sem levar em conta a intervenção de mudanças, é o passado.”

Há, pelo menos, quatro atitudes que você pode observar na vida de uma pessoa que tem defeitos, mas que deseja mudar para manter o namoro e chegar ao casamento:

•Comprometimento: “Eu vou mudar”. Tem de começar por esse tópico.

•Arrependimento: sente a sua dor e demonstra estar arrependido(a).

•Esforço: não espera que as coisas aconteçam por si só.

•Ajuda: busca o auxílio de um grupo ou de uma pessoa que o(a) ajude a tratar daquela área específica.

Ao concluir o assunto de hoje, quero dizer o seguinte: “Seja realista, mesmo tendo esperança. A boa esperança está arraigada na realidade”.

Pergunte a si mesmo: Será que estou fazendo vista grossa? Será que estou achando que as coisas serão diferentes com essa pessoa? Será que estou vendo uma mudança e crescimento reais?

Então, aqui vai mais um conselho: não faça vista grossa!

Ore: “Ajuda-me, Senhor, a ser uma pessoa que enxergue a realidade e tome decisões baseadas na verdade, sim, na verdade de tua vontade para minha vida. Assim, serei feliz, pois terei a tua aprovação em cada passo que eu tomar. Em nome de Jesus. Amém!”

Publicações Relacionadas

Vida Cristã
Cristian Oliveira

Seja você mesmo

Quando nos comparamos com outras pessoas, podemos cair no erro de nos sentirmos inferiores com nosso próprio resultado. As comparações podem ser autodestrutivas.  É importante

Leia mais
Vida Cristã
Cristian Oliveira

Cuidado com a imposição

Já falei sobre esse tópico de forma mais rápida anteriormente, mas quero deter-me aqui um pouco mais sobre esse assunto. Como o namoro não é

Leia mais
Vida Cristã
Cristian Oliveira

Respeito

Muitos casais de namorados brigam como gato e cachorro. E o pior: não é só isso. O problema é que passam dos limites de uma

Leia mais

Outras Publicações

Our Faith
Verônica de Souza

A New Thing

Do you ever get really tired of doing the same old thing all the time? You might want to do something different, but you either don’t know what to do, or you’re afraid to step out and try the new thing you’ve been thinking about.

Leia mais
InterBible
Anna Caroline Gonçalves

Renúncia

“Andando à beira do mar da Galileia, Jesus viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Eles estavam lançando redes ao mar, pois

Leia mais