Obediência aos pais é o primeiro mandamento com promessa: “Honra teu pai e tua mãe para que se prolonguem os teus dias. […]” (Êxodo 20.12; Deuteronômio 5.16)
Existem rapazes e moças que querem namorar e casar, mas não se preocupam com o que os pais pensam a respeito.
Tais jovens assemelham-se a Sansão quando quis namorar uma moça que não era crente. Os seus pais disseram que o relacionamento entre os dois não seria uma boa ideia, e, mesmo assim, ele prosseguiu e disse: “É essa que eu quero e que agrada aos meus olhos.”
Lembre-se: seus pais foram constituídos por Deus como autoridade sobre sua vida para abençoá-lo(a).
Existem duas coisas importantíssimas que pesam na balança a favor de seus pais, as quais você deve considerar:
1. Eles têm mais idade que você e, por conseguinte, têm mais experiências. Como já viveram mais, sabem mais. São eles quem irão aconselhá-lo(a) por meio de suas próprias experiências, tanto positivas quanto negativas. Eles podem poupá-lo(a) de muita dor de cabeça.
Creia nisso!
2. Eles amam-no(na) mais do que ninguém. Não pense que o(a) seu(sua) pretendente ama-o(a) mais do que as pessoas que viram você nascer, trocaram suas fraldas, passaram noites acordadas quando você chorava doente, levaram-no(a) à escola no primeiro dia de aula e sonharam com um futuro abençoado para sua vida.
Você precisa quebrar a barreira da vergonha e do medo. Independente de seus pais terem cometido alguns erros na vida, eles amam-no(na), e você precisa crer nisso.
A Bíblia diz que o jovem que despreza o conselho dos pais se tornará uma pessoa vazia.
“O tolo despreza a correção de seu pai, mas o que observa a repreensão prudentemente se haverá.”
(Provérbios 15.5)
Quando você obedece a seus pais, torna-se mais parecido com Jesus, pois a Bíblia diz que Ele assim fazia e era sujeito a eles.
“E desceu com eles, e foi para Nazaré, e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava no coração todas essas coisas.”
(Lucas 2.51)
Converse com alguém que tenha mais idade que você e descubra algo interessante. A pessoa com quem você conversar certamente dirá: “Ah, se eu tivesse ouvido mais os conselhos de meus pais.” É verdade! A Bíblia diz que, na multidão de conselhos, há sabedoria.
“Não havendo sábia direção, o povo cai, mas, na multidão de conselheiros, há segurança.”
(Provérbios 11.14)
Quando for namorar, peça conselho para seus pais. Peça a bênção deles. Observe essa virtude na vida da pessoa que deseja namorar você. Ele ou ela preocupa-se com o que os pais estão dizendo? Faz questão de que os pais saibam que está namorando? Se a resposta for “sim”, é bênção. Se for “não”, tome cuidado.
Ore:
“Senhor, quero ser abençoado por ti. Sei que, para que isso aconteça, preciso também ter a bênção de meus pais. Que meu relacionamento com meus pais seja saudável. Eu arrependo-me de qualquer coisa que tenha feito contra eles. A partir de hoje, serei um(uma) filho(a) exemplar. Em nome de Jesus. Amém!”