“Busquem o Senhor enquanto é possível achá-lo; clamem por ele enquanto está perto. Que o ímpio abandone o seu caminho; e o homem mau, os seus pensamentos. Volte-se para o Senhor, que terá misericórdia dele; volte-se para o nosso Deus, pois ele dá de bom grado o seu perdão”.
Isaías 55:6-7
No ano passado, ao sair de um culto de Santa Ceia, o Espírito Santo me conduziu a uma reflexão.
Era uma terça-feira, fazia frio e eu tinha ido à igreja com o meu pai, como de costume. Meu pai sempre quis que eu me enturmasse com o pessoal da igreja, então permitiu que eu sentasse com meus amigos para assistir ao culto, dizendo que, ao final, me encontraria no carro. E assim foi.
Aquele culto tinha sido uma benção; o pastor havia pregado sobre Ezequiel 37, a famosa passagem do vale dos ossos secos. Na Santa Ceia a igreja fica bastante cheia, então eu aguardei um pouco, antes de ir embora. Saindo da igreja, fui até o carro, onde meu pai disse que estaria. Porém, quando cheguei lá, pasmem: meu pai não estava ali.
Fiquei um tempo esperando lá fora, enquanto o frio castigava minha pele. Tentava ligar pro meu pai e nada. Cansada de esperar, tomei uma atitude: fui procurar meu pai dentro da igreja, pois tinha certeza de que estaria lá dentro. E realmente estava. A partir daí, não demoramos a chegar em casa.
Durante o caminho de volta, eu ouvia a voz do Espírito Santo falando ao meu coração sobre o que eu tinha vivenciado momentos antes. Então li esses versículos de Isaías 55, e tudo começou a fazer sentido.
Talvez você, assim como eu naquela noite, tenha preferido a companhia de outras pessoas do que a de Deus. Meu pai não me impediu de ficar com os meus amigos; Deus, em muitos casos, também não nos impede de fazer outras coisas no tempo que era dedicado a Ele. Mas só quem tem relacionamento íntimo com Ele consegue discernir Sua vontade e saber agradá-Lo.
Às vezes, preferimos tantas outras coisas que nem percebemos o esfriamento chegando. Eu, naquela noite, não senti o vento gelado de imediato, mas precisei ficar ali por um tempo até que começasse a me incomodar. Talvez esteja acontecendo contigo.
Mas, assim como diz no texto, “Busquem o Senhor enquanto é possível achá-lo”, assim também você sabe onde encontrar a Deus, porque Ele não se afastou de nós. Ele permanece aqui, ao nosso lado, basta nos voltarmos para a direção onde Ele está. E tenho boas notícias: o Senhor te receberá com carinho e com perdão. Ele se aproxima de nós quando nos aproximamos dEle (Tg 4:8a).
Hoje, eu te convido a voltar ao Pai. Te convido a escolher a Deus em meio a tantas opções que o mundo nos oferece diariamente. Te convido a deixar de lado a frieza espiritual e se encontrar com o seu Pai no mesmo lugar de sempre, pois Ele estará lá: Te esperando.