“Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas”.
Provérbios 3:5-6
Na Bíblia, há muitas passagens que nos ensinam, advertem, incentivam a confiar em Deus e em sua boa, agradável e perfeita vontade. Muitas vezes, nós, que somos ansiosos com tudo, esquecemos de que há um Deus cuidando de todas as coisas, mesmo que a resposta dEle demore a chegar, ou até mesmo chegue, mas não sendo aquilo que nós desejamos. E aí, como proceder nessas situações? Hoje, eu quero te levar a uma reflexão sobre confiar em Deus.
Primeiro, vamos analisar o versículo 5:
Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento;
A Palavra de Deus vai dizer que ‘os que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se pode abalar, mas permanece para sempre’ (Salmo 125:1). O monte Sião é comumente associado a um lugar onde está a presença de Deus e também a um lugar de refúgio, além de ser retratado como a morada celestial dos redimidos. Entendendo isso, sabemos que Deus tem todo o controle e todo o poder em Suas mãos e nada, absolutamente nada fica oculto aos olhos dEle. Deus nos concede livre arbítrio, portanto podemos decidir nossas escolhas em muitas situações, mas quando confiamos somente nEle e agimos segundo a Sua vontade, nós não somos abalados.
O autor também nos exorta a não confiar em nosso próprio entendimento. Certamente você já se sentiu frustrado (a) com alguma resposta negativa de Deus, mas não confie no que VOCÊ acha que é bom para você, apenas creia que o Senhor tem o melhor para ti, porque a Palavra nos diz que todas as coisas cooperam JUNTAMENTE para o bem daqueles que amam a Deus (Rm 8:28).
Analisemos, portanto, o versículo 6:
Reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.
É fato: chegaremos a muitos lugares, sejam eles altos ou baixos, bons ou ruins. Precisamos entender que, independente de onde estivermos, Deus estará conosco (Sl 23:2,4), essa é uma certeza que devemos ter a cada dia para que não desanimemos, pois Deus é o nosso guia, a nossa salvação. Ele é aquele que nos estende a mão para caminharmos sobre o mais profundo mar.
Confie em Deus e apoie sua confiança somente nEle. Não questione nada baseado na sua própria visão, mas creia que a vontade de Deus é boa, agradável e perfeita. Saiba que Deus é contigo (não está, Ele é!) em TODOS os lugares.