Menu

As Fases da Vida

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

A vida de todo ser humano é feita de fases. Nascemos, desenvolvemo-nos, cumprimos nossa missão neste mundo e morremos. Este é o ciclo vital, e ninguém consegue fugir dele. A questão, no entanto, não é o quanto viveremos, mas o que faremos com o tempo que o Senhor nos permitir vivenciar nesta terra.

Precisamos compreender o que significam as fases da vida pelas quais passamos. Deixar de vivenciar, pular alguma etapa ou se fixar em uma representa dor emocional, pois a vida tem de avançar. É por esse movimento dinâmico que aprendemos, crescemos, amadurecemos e nos tornamos capazes de ajudar e ser úteis uns aos outros.

A Psicologia fala de dois fenômenos muito comuns desde o século XX: a Síndrome de Peter Pan e o Complexo de Cinderela: respectivamente, homens e mulheres que querem se comportar como eternos adolescentes, sem grandes responsabilidades, imaturos e inconsequentes. Por se fixarem na juventude, o sofrimento emocional e as críticas que tais pessoas enfrentam são tremendos, além de deixarem de aproveitar o que cada fase da vida lhes oferece de belo e enriquecedor.

Isso não quer dizer que devamos viver engessados em uma forma preestabelecida. Por exemplo, depois de adultos, podemos e devemos manter sempre viva a criança que um dia existiu em nós, aquele lado mais puro, alegre, imaginativo, criativo, cheio de fé e sorridente. Isso nos livra da maldade, incredulidade, tristeza constante e do pessimismo, levando a um viver simples, esperançoso, otimista, leve, perdoador, amoroso e com contentamento, pois tudo isso é próprio do coração da criança.

Então disse Jesus: “Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas.”

Mateus 19:14

Temos missões a cumprir, mas se nos fixarmos em uma fase, com medo de avançar e enfrentar os desafios, não alcançaremos a plenitude do que Deus tem para nós. Por outro lado, enrijecer-se, como se não fosse permitido fazer uma série de coisas com o passar do tempo, demonstra medo, insegurança, preconceito e falta de sabedoria.

Podemos levar ao longo da caminhada as lembranças gostosas que vivenciamos, mas sem passadismo e nostalgia! Também devemos levar o que existe de melhor em nós para cada etapa, a nossa essência, nossas características positivas de temperamento e personalidade, tudo aquilo com que Deus nos dotou desde o início e que marcam nossa identidade.

O importante é compreender cada fase da vida, vivenciá-la plenamente na presença de Deus, manter a mente aberta para o aprendizado e o novo, flexível, perdoar-se pelos erros cometidos ao longo do caminho e perdoar aos outros, amando o próximo e ao Senhor sempre.

Entender as fases da vida nos leva ao autoconhecimento, à paciência e tolerância para com aqueles que estão atravessando fases diferentes da nossa, ao amadurecimento, transformação e atuação neste mundo. É isso que nos torna sábios, equilibrados emocional e espiritualmente, aptos para sermos bênçãos na vida uns dos outros e preparados para receber as maravilhas que o Pai tem para nós.

“Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam”; mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito.

1 Coríntios 2:9-10

Vamos aproveitar o hoje, porque o ontem já se foi e o futuro pertence a Deus! Quem se prende ao passado pode tornar-se deprimido e pessimista. Quem olha demais para o futuro fica ansioso. Então, vamos viver o hoje com otimismo e alegria na presença de Deus, sendo gratos por todas as bênçãos que Ele nos tem concedido e cheios de fé e esperança pelo que Ele ainda fará.

Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.

Jeremias 29:11

*Este texto é parte da obra “NO DIVÃ COM A DRA. ELIZETE MALAFAIA – AS FASES DA VIDA”.
Adquira a obra integral em: https://loja.editoracentralgospel.com/centralgospel/livro-no-diva-as-fases-da-vida-000568

Publicações Relacionadas

Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

ORAÇÃO DA FILHA

Paizinho querido, amo muito o Senhor. Tu és o amado da minha alma. Peço perdão à Ti por todos os meus pecados, pois, algumas vezes,

Leia mais
Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

AS BOAS NOVIDADES

Respondeu-lhe o anjo: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para falar-te e trazer-te estas boas-novas. (Lucas 1.19 ARA) Assim como

Leia mais
Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

ORAÇÃO DA MÃE

Pai querido, amo muito o Senhor. Peço perdão a Ti por todos os erros que cometi como mãe perante minha filha e com ela. Ajuda-me

Leia mais

Outras Publicações

Devocional
Paulo Maskote

E agora, Neemias?

“… até então eu ERA copeiro do rei.” Ne 1.11 Essa foi a declaração de Neemias tempos depois de saber como estava Jerusalém. Sua cidade

Leia mais
Ciência e Fé
João Marcos / Lígia Helena

Câncer de mama e a Bíblia

            Os principais fatores de risco para o Câncer de Mama estão relacionados à idade, fatores hormonais, comportamentais, ambientais e genéticos (INCA)1. Na prática podemos

Leia mais