Menu

COMO ATRAIR A ATENÇÃO DE DEUS? (PARTE 2)

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

A retidão de Noé

No versículo 9 de Gênesis 6, há outra característica de Noé que chamou a atenção do Senhor: Noé era varão justo e reto em suas gerações. Noé praticava a justiça e era reto perante o Senhor.

Justiça é qualidade de quem age em conformidade com o que é certo, correto. Retidão é a característica de quem segue sem desvios a direção indicada pelo senso de justiça, pela equidade.

Que tipo de desvio Noé evitava, para ser considerado alguém com retidão moral e espiritual? Atente para o relato em Gênesis 6.5-9b:

E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. Então, arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra, e pesou-lhe em seu coração. E disse o Senhor: Destruirei, de sobre a face da terra, o homem que criei, desde o homem até ao animal, até ao réptil e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito. Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor […] Noé era varão justo e reto em suas gerações…

Note que, em meio à violência e à depravação moral de sua geração, Noé não se corrompeu nem se contaminou. Ele permaneceu íntegro, e achou graça aos olhos do Senhor.

O que esse olhar diferenciado de Deus em relação a Noé proporcionou a este e aos seus descendentes? Salvação. O Senhor revelou a Noé que a terra seria destruída com um grande dilúvio, instruiu-o a construir uma arca, para salvar-se das águas, e a ser um pregoeiro da justiça (2 Pedro 2.5).

A Obediência de Noé

Outra característica de Noé que atraiu a atenção de Deus em relação a ele pode ser constatada no versículo 22 de Gênesis 6: Assim fez Noé; conforme tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez.

Note que Noé não obedeceu ao Senhor em alguns aspectos; ele acatou integralmente a vontade e as instruções de Deus.

A fidelidade a Deus é sustentada pela obediência a Ele e às suas leis. Se alguém não obedece ao Senhor, não pode ser fiel a Ele. E, se não é fiel a Ele, não se preocupará em obedecer-lhe. E consequentemente não atrairá a atenção especial de Deus e não será abençoado.

O que é dito em 1 Samuel 15.22? Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios como em que se obedeça à palavra do Senhor? Se uma pessoa não quer obedecer à Palavra de Deus, não é fiel.

Noé não era perfeito. Como todo homem, pecava e estava destituído da glória de Deus, mas ele não cedeu à maldade e a degradação moral da sociedade em que vivia. Ele demonstrou ter temor a Deus, guardando-se da degeneração moral e espiritual, e Deus o guardou da destruição e preservou sua descendência.

Com isso, aprendemos que a retidão, o temor ao Senhor e nosso esforço por obedecer-lhe agradam a Deus e fazem-no voltar Seu olhar para nós.

*Este texto é parte da obra “COMO TORNAR-SE AMIGO DE DEUS – PASTOR SILAS MALAFAIA”

Publicações Relacionadas

Outras Publicações

Devocional
Felipe Rodrigues

Ajuda no percurso

Quando estiverem fazendo a colheita de suas lavouras e esquecerem um feixe de cereais no campo, não voltem para buscá-lo. Deixem-no para os estrangeiros, para

Leia mais