Menu

COMO ATRAIR A ATENÇÃO DE DEUS? (PARTE 2)

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

A retidão de Noé

No versículo 9 de Gênesis 6, há outra característica de Noé que chamou a atenção do Senhor: Noé era varão justo e reto em suas gerações. Noé praticava a justiça e era reto perante o Senhor.

Justiça é qualidade de quem age em conformidade com o que é certo, correto. Retidão é a característica de quem segue sem desvios a direção indicada pelo senso de justiça, pela equidade.

Que tipo de desvio Noé evitava, para ser considerado alguém com retidão moral e espiritual? Atente para o relato em Gênesis 6.5-9b:

E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. Então, arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra, e pesou-lhe em seu coração. E disse o Senhor: Destruirei, de sobre a face da terra, o homem que criei, desde o homem até ao animal, até ao réptil e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito. Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor […] Noé era varão justo e reto em suas gerações…

Note que, em meio à violência e à depravação moral de sua geração, Noé não se corrompeu nem se contaminou. Ele permaneceu íntegro, e achou graça aos olhos do Senhor.

O que esse olhar diferenciado de Deus em relação a Noé proporcionou a este e aos seus descendentes? Salvação. O Senhor revelou a Noé que a terra seria destruída com um grande dilúvio, instruiu-o a construir uma arca, para salvar-se das águas, e a ser um pregoeiro da justiça (2 Pedro 2.5).

A Obediência de Noé

Outra característica de Noé que atraiu a atenção de Deus em relação a ele pode ser constatada no versículo 22 de Gênesis 6: Assim fez Noé; conforme tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez.

Note que Noé não obedeceu ao Senhor em alguns aspectos; ele acatou integralmente a vontade e as instruções de Deus.

A fidelidade a Deus é sustentada pela obediência a Ele e às suas leis. Se alguém não obedece ao Senhor, não pode ser fiel a Ele. E, se não é fiel a Ele, não se preocupará em obedecer-lhe. E consequentemente não atrairá a atenção especial de Deus e não será abençoado.

O que é dito em 1 Samuel 15.22? Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios como em que se obedeça à palavra do Senhor? Se uma pessoa não quer obedecer à Palavra de Deus, não é fiel.

Noé não era perfeito. Como todo homem, pecava e estava destituído da glória de Deus, mas ele não cedeu à maldade e a degradação moral da sociedade em que vivia. Ele demonstrou ter temor a Deus, guardando-se da degeneração moral e espiritual, e Deus o guardou da destruição e preservou sua descendência.

Com isso, aprendemos que a retidão, o temor ao Senhor e nosso esforço por obedecer-lhe agradam a Deus e fazem-no voltar Seu olhar para nós.

*Este texto é parte da obra “COMO TORNAR-SE AMIGO DE DEUS – PASTOR SILAS MALAFAIA”

Publicações Relacionadas

Outras Publicações

Our Faith
Verônica de Souza

Jesus is the way back to God

“I am the way and the truth and the life. No one comes to the Father except through me.”  John 14.6 The scripture teaches us

Leia mais