Quando estiverem fazendo a colheita de suas lavouras e esquecerem um feixe de cereais no campo, não voltem para buscá-lo. Deixem-no para os estrangeiros, para os órfãos e para as viúvas. Então o Senhor, seu Deus, os abençoará em tudo que fizerem.
(Dt 24:19)
Todos em algum tempo já passamos ou iremos passar pela posição de vulnerabilidade do estrangeiro, do órfão e da viúva. Quero dizer com isso que iremos precisar de algo em alguma determinada situação em nossas vidas. Seja uma palavra, um conselho, uma mão amiga… E só quem já precisou sabe que uma atitude assim, diante de um tempo de vulnerabilidade, pode ser capaz de fazer toda a diferença na caminhada.
Hoje posso dizer que se avancei em minha jornada, foi porque diante de um tempo de vulnerabilidade, deixaram um “feixe de trigo” em forma de cuidado com a minha vida. Talvez eles nunca saibam, mas o feixe compartilhado comigo naquele tempo foi exatamente tudo o que eu precisava para ter mais forças na minha caminhada e ir mais longe. Eu agradeço a Deus por esses, que entenderam aquilo que o dono da semente (Deus) espera deles e frutificaram não apenas para guardar para si, mas para compartilhar.
Que nós possamos olhar para a nossa caminhada e nos lembrar daqueles que Deus colocou ao nosso lado para nos ajudar a escrever mais uma linha da história de nossas vidas quando pensávamos estar desamparados, pois Ele continua usando pessoas para nos ajudar no percurso.