Menu

I Coríntios 2.14

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.

O apóstolo Paulo recebeu de Deus a revelação de que existem três distintos homens no mundo espiritual: o homem natural, o homem carnal e o homem espiritual.

O homem natural vive sem conhecer a Deus. O homem carnal conhece a Deus e vive como se não O conhecesse. O homem espiritual conhece e vive de acordo com Ele.

O texto nos declara importantes verdades a respeito do homem natural. Ele não possui percepção espiritual.  Ele não entende as coisas do Espírito de Deus. As coisas do Espírito de Deus dizem respeito ao Reino de Deus, em sua expressão mais profunda, em sua dimensão divina.

A vida do homem é inteiramente horizontal. A ausência de verticalidade o torna ignorante de tudo que procede de Deus. Seus pensamentos, projetos, idéias, decisões e atos são sempre baseados no visível, no perceptível, no perecível. Ele é orientado pela limitação de seus conhecimentos. Ele considera a Palavra de Deus uma loucura. Tenta refutá-la, ou negá-la, ou distorcê-la ou simplesmente ignorá-la.

O homem natural é herdeiro espiritual do velho Adão, com todas as suas deformações conseqüentes do pecado Ele aceita a crucificação de Cristo como algo histórico e sem valor espiritual. Ele desconsidera e menospreza os valores morais e espirituais. Ele vive sem Deus e sem esperança. Finalmente, a Bíblia afirma que ele está espiritualmente morto e necessita ressuscitar (Ef 2.1).

Graças a Deus que nos trouxe uma nova forma de viver e nos libertou de todas as mazelas relacionadas ao homem natural.

Texto original disponível em http://prgeziel.blogspot.com/2007/ 

Publicações Relacionadas

Pregador Bem-Sucedido
Geziel Gomes

Existe esperança para os enfermos

1. Enfermidades existem desde que o pecado entrou no mundo. 2. Antes disto, somente havia saúde e bem-estar. 3. Se Adão e Eva não houvessem

Leia mais
Pregador Bem-Sucedido
Geziel Gomes

Ponha as coisas velhas no lixo

Todos nós gostamos de coisas novas. É exatamente o que o Senhor Jesus deseja nos conceder: nova família, nova filiação, nova alegria, novo propósito e

Leia mais
Pregador Bem-Sucedido
Geziel Gomes

Por que devemos estudar a Bíblia?

Devemos estudar a Bíblia porque ela é a Palavra dada por Deus para a nossa edificação espiritual. Devemos estudar a Bíblia porque ela é a

Leia mais

Outras Publicações

Pregador Bem-Sucedido
Geziel Gomes

Se…

Se José dependesse dos votos de seus IRMÃOS, nunca teria sido Governador-geral do Egito. Ele chegou lá porque não dependia dos votos do seu povo.

Leia mais
Pregador Bem-Sucedido
Geziel Gomes

Achaste Mel? Come O Que Te Basta

Provérbios 25.16 É imperioso reconhecer que sempre houve excessos no Movimento Pentecostal. Toda obra de Deus é pura, mas quando seres humanos a cultivam ou

Leia mais