Menu

Reflexões sobre a Igreja

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Seria inútil tentar identificar algo mais precioso neste mundo que a Igreja do Senhor Jesus Cristo, Seu Rebanho, Seu Corpo e Sua Noiva.

Ela foi estabelecida oficialmente em Jerusalém, no Dia de Pentecoste e desde então realiza a superior tarefa de adorar a Cristo, proclamar Sua Palavra, demonstrar o Seu poder e estender o Seu Reino.

“A Igreja reflete fundamentalmente a sabedoria e o propósito de Deus” [1]. Ela não é a continuação de Israel, tampouco uma nova religião, senão um povo escolhido, com propósitos e futuro predefinidos, segundo a soberana presciência do Pai Celestial.

É inegável a existência de uma guerra cruel movida por Satanás contra a verdadeira Igreja de Cristo, no entanto, o próprio Mestre tem, de antemão, lhe assegurado plena vitória (Mt 16.16-18). A Igreja existe como resultado direto da misericórdia, do sacrifício e da autoridade de Cristo.

Entender o conceito bíblico de igreja como um corpo de pessoas chamadas para fora do pecado, para serem santos, ajuda-nos a apreciar a riqueza da descrição de Paulo, da “Igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue“; Jesus não morreu para comprar terra e edifícios, nem para estabelecer alguma instituição. Ele morreu para comprar as almas dos homens e mulheres que estavam mortos no pecado, mas que agora têm salvação e esperança de vida eterna (Rm 5:8; 1 Co 6:19-20) [2].

Cada filho de Deus deve pertencer a uma igreja local. Além disso, deve servir-lhe fielmente. Igreja não é um lugar de divertimentos, senão de compromissos, sobretudo compromissos de ordem espiritual.

Desde cedo as pessoas devem ser treinadas a estudar a Bíblia e descobrir o que ela ensina a respeito do sentido mais profundo de sua existência e de suas múltiplas atividades na Terra. Esta é a razão por que cada igreja deve manter com seriedade, devoção e inteligência sua(s) classe(s) de discipulado.

“O discipulado serve para dar, àqueles que crêem, uma base bíblica, apresentando-lhes as principais doutrinas da fé cristã; considerando que sua vida foi comprada com o sangue de Cristo, conservando assim, o fruto gerado pelo Espírito Santo.” Iniciar bem a vida cristã pode significar a garantia de um futuro promissor, de estabilidade espiritual e de produção de frutos abundantes para o Reino de Deus. Que a Igreja não descure o seu papel de sal da terra e luz do mundo (Mt 5.15-16) antes seja prudente e vigilante, não se deixando corromper diante dos muitos apelos do Inimigo, das muitas estratégias do mundo e das muitas oscilações daqueles que praticam uma religiosidade estéril.

A Igreja nasceu para triunfar e ninguém a pode impedir de que alcance seu objetivo, senão ela própria, caso venha a tornar-se estéril. A Igreja deve cultivar o seu amor a Deus, e a tudo que Lhe diz respeito, a partir de Sua mui bendita Palavra.

Deve amar-se a si mesma, ou seja, deve desenvolver entranhavelmente a prática do amor fraternal. Mas deve também amar os perdidos, os deserdados espirituais, os que, estando vivos, acham-se mortos diante de Deus.

A prática de Missões torna a Igreja mais unida, mais aquecida, mais motivada e mais digna de ser galardoada pelo Mestre e Senhor, no dia de Sua Vinda.

A Ele, glória para sempre e eternamente.

[1] Gary Hunt.

[2] Dennis Alan: http://www.estudosdabiblia.net/d40.htm Texto original disponível em http://prgeziel.blogspot.com/2010/

Publicações Relacionadas

Pregador Bem-Sucedido
Geziel Gomes

Existe esperança para os enfermos

1. Enfermidades existem desde que o pecado entrou no mundo. 2. Antes disto, somente havia saúde e bem-estar. 3. Se Adão e Eva não houvessem

Leia mais
Pregador Bem-Sucedido
Geziel Gomes

Ponha as coisas velhas no lixo

Todos nós gostamos de coisas novas. É exatamente o que o Senhor Jesus deseja nos conceder: nova família, nova filiação, nova alegria, novo propósito e

Leia mais
Pregador Bem-Sucedido
Geziel Gomes

Por que devemos estudar a Bíblia?

Devemos estudar a Bíblia porque ela é a Palavra dada por Deus para a nossa edificação espiritual. Devemos estudar a Bíblia porque ela é a

Leia mais

Outras Publicações

InterBible
Larissa Silva

Identidade no Senhor

Aquilo que Deus declarou sobre nós!A nossa identidade não está firmada em rótulos, em estereótipos ou em pessoas. A nossa identidade está condicionada à nossa

Leia mais