Menu

Dia Nacional da Escola Bíblica Dominical

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

A Formação Integral do Cristão através da Escola Bíblica Dominical

A economia estava em expansão, mudanças grandiosas acontecendo na indústria, à burguesia ostentava o seu poder, e o mundo financeiro possuía o sistema bancário mais eficiente da época. Mesmo com todo esse avanço tecnológico, os problemas sociais surgiam com cadeias superlotadas por homens que não pagavam suas dívidas e crianças sem nenhum tipo de cuidado ou educação, vivendo diariamente nas ruas.

Não estou falando do hoje, me refiro ao século XVIII, mais precisamente ao ano de 1780, local desses fatos sinteticamente narrados é na Inglaterra. É neste cenário que um homem vai entrar para a história com a criação da maior escola do mundo.

O início não foi fácil, mas Robert Raikes, anglicano, jornalista vendo que as crianças ficavam nas ruas de Gloucester sem participarem de atividades que pudessem leva-las a um desenvolvimento pessoal e sem nenhum tipo de ensino educacional.

Então, é neste cenário complicado que Raikes vai iniciar algo que mudaria a vida de inúmeras crianças, adolescentes, jovens e adultos no decorrer de todos esses anos até nossos dias atuais.

O começo, não foi em uma sala com cadeiras confortáveis, com ar condicionado, tela de LED ou algo parecido, tudo começou na cozinha da casa da Sra. Meredith, é isso mesmo, a famosa EBD (Escola Bíblica Dominical) que conhecemos surgiu através de um projeto educacional inovador e revolucionário, aprendendo a ler, escrever, fazer contas e estudar a Palavra de Deus.

Raikes teve uma visão empreendedora sobre a condição para o desenvolvimento integral do ser humano através da educação cristã. A Missionária Ruth Dorris, em seu artigo “A minúscula semente de mostarda que se transformou em uma árvore grande” fala sobre a escola dominical e seu fundador:

“No mundo, há muitas coisas que pessoas sinceras e humanitárias fazem, sem pensar ou imaginar a extensão de influência que seus atos podem ter. Certamente Robert Raikes nunca imaginou que as simples aulas que ele começou entre crianças pobres, analfabetas da sua cidade, no interior da Inglaterra, iriam crescer para ser um grande movimento mundial.”

Com o crescimento do projeto da Escola Dominical desde o seu início em 1780 leva Raikes a organizar em 1785 no país de Gales a primeira União de Escolas Dominicais da Inglaterra, com isso sua credibilidade se espalhou por toda a Inglaterra levando o fundador do metodismo João Wesley a ter uma visão clara do futuro da EBD, que em 1797 chegava a mil escolas.

Somente em 1811 vão surgir classes para os adultos serem alfabetizados para que pudessem ler a Bíblia, com isso o crescimento é notório, chegando a 400 mil o número de alunos só na Inglaterra.

No dia 5 de Abril de 1811, quando Robert Raikes faleceu, aos 76 anos de idade, a Escola Dominical já havia se espalhado por toda a Inglaterra e em outras partes do mundo, chegando aos Estados Unidos e no Brasil.

Aqui em nosso país ela chegou através de missionários americanos, que segundo relatos históricos em 1835 na Igreja Metodista iniciou a primeira organização da Escola Dominical através de uma presença ativa da Igreja na Sociedade, depois veio à igreja Presbiteriana que tinha na ED um instrumento de combate ao analfabetismo, também na Igreja Episcopal Anglicana do Brasil que vai incluir até mesmo as crianças de berço no propósito de ensinar a todos.

A Igreja Congregacional ensinava a Bíblia na língua do aluno, a Igreja Batista além de ensinar a bíblia abriu também escolas seculares, e também na maior organização pentecostal do Brasil a igreja Assembleia de Deus, evangelizando, ensinando e fazendo discípulos.

Ela cresceu e cresceu muito, se tornou uma agência educadora de famílias, escolas e igrejas, formando o caráter, mudando vidas, instruindo em todas as faixas etárias uma adoração genuína, uma comunhão mais profunda e íntima com Deus, moldando o serviço cristão, encorajando a cada um na evangelização para cumprir o Ide de Jesus.

A Escola Dominical se tornou uma agência educadora, evangelizadora, missionária, diária, dinâmica, teológica, oferecendo modelos de capacitação, de gestão, de liderança e se tornou tecnológica, ou seja, promovendo cada vez mais o desenvolvimento pessoal e o crescimento espiritual da igreja local.

Hoje no mundo somos milhares de pessoas aprendendo à palavra de Deus todas as semanas nas mais variadas igrejas no Brasil e no mundo.

Seja você também um aluno assíduo da Escola Dominical juntamente com toda a sua família e mantenha-os blindados contras as mentiras do mundo.

Publicações Relacionadas

Teologia
Pr.Junior Ribeiro

HERMENÊUTICA APOCALÍPTICA

Série de estudos sobre o Apocalipse para auxiliar professores e estudantes. Parte II – . Reinterpretação do comentário sobre o Apocalipse Comentadores críticos históricos identificaram

Leia mais
Teologia
Pr.Junior Ribeiro

INTRODUÇÃO TEOLÓGICA

Recentemente, o método narratológico tem sido aplicado ao Apocalipse, levando à análise deste como uma obra literária ou um drama, comparável a uma peça teatral.

Leia mais

Outras Publicações

Devocional
Sheyla Cabral

Jesus ensinava vivendo

“Jesus, vendo as multidões, subiu a um monte e, assentando-se, os Seus discípulos aproximaram-se dEle. E Jesus, abrindo a boca, os ensinava, dizendo:” Mt 5.1-2

Leia mais