Por que devemos estudar o Apocalipse?
Porque nele é descrito o futuro de acordo com o propósito de Deus. Assim, Apocalipse, como o livro profético do Novo Testamento, revela o desejo de Deus quanto ao futuro, Seu plano e querer.
Porque nele há respostas às perguntas que todos nós temos feito com relação à eternidade. É um livro profético do Novo Testamento que fala especificamente da eternidade, do céu, ao inferno. O que é uma profecia? É uma predição do futuro, descortinando-o para nós.
Porque é o único livro profético do Novo Testamento.
Porque um estudo profundo do Apocalipse demonstra a obediência do cristão aos ensinamentos e às instruções de Jesus.
Porque conhecer os fatos revelados em Apocalipse nos livra do erro, do pecado e da perdição eterna.
Porque somos abençoados plenamente. Jesus disse que bem-aventurada, feliz, é a pessoa que lê e guarda as profecias deste livro (Ap 1.3).
Porque a volta do Senhor Jesus em Apocalipse é garantida.
Porque passará o céu e a terra, mas a Palavra de Deus não há de passar.
Porque a leitura de Apocalipse renova a nossa fé e a nossa esperança em Deus, enchendo-nos de amor e poder para o servirmos e batalharmos pela causa de Cristo, enquanto aguardamos o estabelecimento total do Seu Reino em nós e entre nós.
Como podemos interpretar o livro de Apocalipse?
Uma palavra-chave em Apocalipse é profecia, a qual aparece sete vezes (ARC) indicando a projeção dos acontecimentos futuros.
Existem vários métodos de interpretação desse livro escatológico, mas serão apresentados a seguir apenas os principais.
O primeiro método é chamado de preterista, segundo o qual tudo em Apocalipse diria respeito ao passado. Em outras palavras, todos os eventos descritos nesse livro já teriam se cumprido com a destruição de Jerusalém e com a queda do Império Romano. Todavia, de acordo com nosso estudo, não podemos fazer uso de tal método, porque entendemos que a maior parte dos acontecimentos em Apocalipse ainda não se realizou, tais como a segunda vinda do Senhor Jesus, a Grande Tribulação, o aparecimento do Anticristo e do Falso Profeta, o surgimento das duas testemunhas, a batalha do Armagedom e a implementação do Milênio.
O segundo método é chamado de historicista, segundo o qual as profecias em Apocalipse se cumpriram no decorrer da história, a partir do momento em que o profeta recebeu a revelação e a tornou pública. De acordo com os estudiosos que adotam esse método, muitos eventos já ocorreram e alguns ainda estão por vir. O problema dessa interpretação é não considerar o sentido espiritual do livro, desprezando os símbolos evocados em Apocalipse. Sendo o cristianismo uma religião histórica e que preza a história, esse método pode ser utilizado por nós apenas parcialmente, uma vez que seu conteúdo simbólico jamais deverá ser desprezado por nós.
O terceiro método é o futurista. De acordo com ele, as profecias apocalípticas se cumprirão no fim dos tempos. Alguns futuristas dizem que os acontecimentos mencionados nos capítulos 1, 2 e 3 de Apocalipse já se realizaram, mas que o restante é para o futuro. Adotando a visão da escola futurista, há três grupos que divergem a respeito da Igreja e da Grande Tribulação. O primeiro grupo, conhecido como pré-tribulacionista, entende que a Igreja, antes do período de sete anos da Grande Tribulação, será arrebatada (1 Ts 1.10). O segundo grupo, conhecido como mesotribulacionista, afirma que a Igreja passará pela ira e pela perseguição do Anticristo na primeira metade da Grande Tribulação (Ap 11.12). O terceiro grupo, conhecido como pós-tribulacionista, declara que a Igreja passará pela Grande Tribulação. Logo, o Arrebatamento e o aparecimento glorioso de Cristo se fundirão em um só evento (Ap 19.11).
O quarto método de interpretação de Apocalipse é conhecido como idealista, simbólico ou místico. Para os estudiosos que o adotam, o livro não possui significado profético. Tudo seria apenas simbólico; nada seria literal nem histórico. De acordo com esse método, o Apocalipse é visto apenas como uma alegoria simbólica da luta entre o bem e o mal, o cristianismo e o paganismo.
O quinto método é o literalista, segundo o qual tudo o que consta em Apocalipse tem um sentido literal, exato e direto; nunca figurado ou simbólico.
Há também o método de interpretação eclético, o qual combina todos os métodos anteriores, tratando cada texto dentro do seu contexto específico e dentro da hermenêutica bíblica, de modo que uma tendência não domine sobre a outra, prejudicando o todo.
Qual o melhor método de interpretação de Apocalipse?
O eclético, pois sendo um livro escatológico, em Apocalipse há frases, palavras e textos simbólicos, enquanto outros são literais. Também existem profecias que já se cumpriram, outras que estão se cumprindo, e outras ainda que se cumprirão mais à frente.
É necessário pesquisar sobre os símbolos, o contexto histórico e o espiritual. Desta maneira, será possível compreender o livro de Apocalipse sem ser extremista e sem encontrar dificuldades.
Este texto é parte da obra “Mistérios do Apocalipse”. A obra integral pode ser adquirida em:
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